VW Virtus 2023 é 100% TSI e estreia versão de luxo Exclusive

Sedã ganha visual atualizado, padrões internos inéditos e itens que o tornam mais econômico, seguro e conectado. Nova opção de topo é inspirada no belo Santana EX




VW Virtus 2023 é 100% TSI e estreia configuração de luxo Exclusive

Lançado há pouco mais de quatro anos, o Volkswagen Virtus acaba de ganhar a primeira atualização, tanto na forma quanto no conteúdo. O sopro de jovialidade na aparência externa – mas, sem se descolar da identidade visual já bem batida da marca – é dado pelos retoques de design na carroceria e parachoques, combinados aos novos conjuntos de iluminação dianteiros e traseiros, agora totalmente de LEDs (diodos emissores de luz).  

Internamente, o sedã compacto traz acabamentos inéditos e mais sofisticados, ao mesmo tempo em que amplia a lista de equipamentos, adicionando itens que aumentam a sensação de bem-estar a bordo e elevam os níveis de assistência ao motorista, conectividade e, sobretudo, de segurança para os cinco ocupantes.

Volkswagen Virtus 2023

O upgrade do Virtus também abrangeu a gama de motorizações, que continua disponível em três variantes de potência, porém, a partir de agora, todas da família de propulsores tricilíndricos TSI – sigla de Turbocharge Stratified Injection, que significa “turbo com injeção estratificada” (ou direta), em tradução livre. Assim, entra no catálogo do Virtus o motor 170 TSI, de um litro de cilindrada, que passa a equipar a opção de entrada do sedã, no lugar do 1.6 MSI, de quatro cilindros.

Contudo, a maior surpresa revelada pelo Virtus 2023 é a nova configuração de topo Exclusive, inspirada no sedã clássico da VW de 1990, o Santana EX, que marcou época por causa de detalhes personalizados como as rodas alemãs BBS aro 14”, com desenho raiado e acabamento em dourado, e o discreto aerofólio instalado sobre a tampa traseira, entre outros.

  • IDENTIDADE PRÓPRIA
Volkswagen Virtus 2023

A dianteira completamente redesenhada do Virtus 2023 confere ao modelo uma identidade singular. O novo capô é imponente, com perfil mais alto, permitindo aos designers criarem o parachoque com linhas mais sofisticadas e orgânicas.

A grade principal mantém o padrão horizontal e retilíneo, com a logomarca da VW ao centro. Nas extremidades da peça, os novos faróis se diferenciam não só pelo formato agora bem afilado, avançando ainda mais sobre os paralamas, mas, sobretudo, pela iluminação totalmente de LED, de série para todas as configurações, incluindo as luzes de neblina.

Volkswagen Virtus 2023

A traseira também recebeu elementos inéditos. O emblema, com o nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o novo logo da VW. As lanternas em LED, com nova assinatura, invadem a tampa do porta-malas.

A parte inferior do parachoque traz novos refletores e, na opção Highline, o destaque fica para o friso cromado que atravessa toda a largura do carro, elevando a sensação de luxo.

Volkswagen Virtus 2023

Todas as opções de acabamento do novo Virtus receberam rodas redesenhadas, com destaque para a Exclusive, que tem aro de 17” e acabamento diamantado.

A pintura especial azul biscay é novidade na paleta de cores do sedã da VW, como opção às outras quatro opções disponíveis: branco cristal, cinza platinum, preto ninja e prata sirius.

  • BLACK PACK
Pacote Black Pack

Todas as opções de acabamento poderão ser incrementadas com o Black Pack (Pacote Preto), disponível nas concessionárias, adicionando uma pitada extra de esportividade.

O kit compreende rodas exclusivas; capas dos retrovisores em preto brilhante (black piano); spoiler na tampa traseira; tapetes de borracha; pedaleiras em alumínio; adesivos nas soleiras e capa para chave.

  • REQUINTE INTERIOR
Volkswagen Virtus 2023

Por dentro, os novos acabamentos internos do Virtus apresentam revestimentos com costuras duplas no painel e nas forrações das portas.

O volante multifuncional tem o mesmo acabamento, mas na cor preta. Um detalhe que realça o requinte a bordo é a manopla de câmbio com detalhe iluminado, novidade trazida dos SUVs T‑Cross e Taos, também da marca alemã.

Volkswagen Virtus 2023

Os bancos são totalmente novos, em couro a partir da configuração Comfortline, e com detalhes na cor marrom mocca na Highline.

Os ocupantes de trás ficam livres para ocupar os 960 mm de espaço para as pernas e os 952 mm de altura entre o assento e o forro do teto, de acordo com os dados de fábrica. E contam também com saída de ar-condicionado específica e duas entradas USB-C, que podem ser utilizadas para recarregar vários tipos de aparelhos, como smartphones, tablets ou laptops.

Volkswagen Virtus 2023

O porta-malas oferece o maior espaço do segmento, segundo a VW, com generosos 521 litros de capacidade (conforme o método VDA de medição), suficiente para acomodar as bagagens dos até cinco ocupantes.

O recorte da tampa traseira até a altura do parachoque facilita o manuseio e acomodação de malas, compras ou objetos transportados no bagageiro.

  • MAIS CONECTADO
Volkswagen Virtus 2023

A central multimídia VW Play, com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas, o quadro de instrumentos 100% virtual com monitor de 10,25”, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõe a ilha de conforto digital do novo Virtus.

De série em todas as configurações, o sedã passa a oferecer o carregador de celular por indução (sem fio) e duas entradas USB-C, para recarga de outros eletrônicos.

  • SEGURANÇA APRIMORADA
Volkswagen Virtus 2023

Outro ambiente tecnológico que teve seu conteúdo ampliado foi o pacote de assistências ao motorista. Os sistemas ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) são itens de série em todas as configurações com câmbio automático, acompanhados da Função Frenagem de Manobra, seis airbags e detector de fadiga.

O modelo conta também com o sofisticado Sistema de Frenagem Pós-Colisão, o XDS+ (tecnologia patenteada pela VW), que atua nas pinças de freio dianteiras para oferecer maior aderência em curvas, controlando a entrega de potência nas rodas, mais o BSW, função que reduz automaticamente a película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo respostas mais rápidas e eficientes em frenagens com piso molhado.

  • FAMÍLIA EFICIENTE
Volkswagen TSI

Uma das principais vantagens da família de motores TSI é a sua capacidade de fornecer potência considerável em faixas de rotações mais baixas, fazendo com que o carro responda mais rapidamente ao acelerador. Isso é possível graças ao turbocompressor, que aumenta a quantidade de ar enviada para dentro dos cilindros, resultando em maior poder de combustão e, consequentemente, de potência.

Outro aspecto favorável do motor TSI é o baixo consumo. A injeção direta permite que o engenho funcione de maneira mais eficiente, pois o combustível é lançado já dentro das câmaras de combustão, ao invés de ser misturado com o ar antes de ser enviado para os cilindros, como nos motores convencionais. Segundo a VW, isso permite reduzir a quantidade de combustível a ser queimada. Além favorecer o bolso, essa redução no consumo também beneficia o meio ambiente, pois resulta em níveis mais baixos de emissões de gases tóxicos.

Volkswagen Virtus 2023

Assim, entra no catálogo do Virtus o motor 170 TSI, de um litro de cilindrada e 105 cv de potência, que passa a equipar a opção de entrada do sedã, no lugar do 1.6 MSI, de quatro cilindros, flex e 117 cv. Apesar da considerável redução na potência (em torno de 10%), a mudança se justifica pela economia de combustível, um dos aspectos mais considerados pelos compradores de versões básicas. A nova configuração Virtus 170 TSI é a única que permite ao cliente escolher entre o câmbio manual, com cinco marchas, ou automático, de seis velocidades – este de série para todo o restante da linha.

As opções intermediárias Comfortline e Highline trazem sob o capô a especificação 200 TSI, também 1.0, mas com potência elevada para 128 cv. Por fim, para a configuração de topo Exclusive é reservada a versão mais impetuosa 250 TSI, de 1,4 litro e 150 cv.

  • LUXO EXCLUSIVO

O Virtus Exclusive chega para assumir o posto de mais completo e sofisticado nível de acabamento do sedã. O design é personalizado, com parachoques desenhados a caráter, frisos em cinza e o emblema Exclusive na grade dianteira, que acompanham as capas dos retrovisores na mesma cor.

Volkswagen W Virtus Exclusive e, no detalhe, o VW Santana EX, de 1990

Nas laterais, saltam aos olhos as rodas com aros ampliados (18”) e acabamento escurecido, além do emblema Exclusive sobre o paralama dianteiro, junto da porta. Por fim, a traseira completa a roupagem minimalista e sofisticada, com emblemas pintados em preto brilhante e o spoiler aplicado sobre a tampa do bagageiro.

Volkswagen Virtus Exclusive

Exclusivos da opção de topo, os bancos revestidos de couro recebem desenho e costura diferenciados, mesmo padrão aplicado em outras peças da cabine, como painel, forros das portas dianteiras, volante e apoio de braço no console central.

Assim como no exterior, o emblema Exclusive aparece gravado no acabamento em couro ao lado da saída de ar-condicionado do passageiro e nos encostos dos bancos dianteiros.

Volkswagen Virtus Exclusive

Para completar a caráter superior e versátil do Virtus Exclusive, o motor 250 TSI oferece quatro modos de condução selecionáveis – Eco, Normal, Sport e Individual – permitindo a quem está ao volante variar o prazer de dirigir entre o uso pacato de um sedã familiar até as tocadas mais empolgantes e ágeis extraídas dos esportivos compactos.

  • CHEGA EM MARÇO
Volkswagen Virtus 2023

O novo Virtus estará disponível nas configurações 170 TSI, Comfortline e Highline a partir de março em todas as concessionárias do Brasil, antecipando-se à topo de linha Exclusive, prevista para ganhar as ruas somente meados deste ano.

Os preços de cada configuração e as listas completas de equipamentos serão divulgados em comunicados mais próximos aos lançamentos.

Fonte: Volkswagen do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo