Volkswagen Caminhões atualiza catálogos de leves e médios

Modelos Delivery e Worker dão lugar a seus modernos sucessores - Nova Linha Delivery e Constellation Robust-, mais eficientes e confortáveis




Volkswagen Caminhões atualiza catálogos de leves e médios [Divulgação]

Após décadas de bons serviços prestados, os modelos Delivery, do segmento de leves, e Worker, de médios, estão recebendo a aposentadoria, deixando como legado o grande sucesso de vendas na história da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). Eles serão substituídos, respectivamente, pela Nova Linha Delivery e Constellation Robust, desenvolvidos para atender as atuais demandas de aplicação e uso exigidas pelo mercado.

“Adaptamos nossos caminhões a novos padrões de tecnologia, conforto e design. Os novos Delivery e Robust já são sucesso de vendas, carregando o DNA dos primeiros modelos da marca Volkswagen”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing & Pós-Vendas da VWCO.

VW Delivery [Divulgação}

O pioneiro VW Delivery encerra sua produção após mais de 100 mil caminhões vendidos desde o lançamento em 2005. Em seu lugar, entra a nova família Delivery, composta por seis configurações – Express, 4.150, 6.160, 9,170, 11.180, 13.180 – com capacidades de Peso Bruto Total (PBT) entre 3,5 e 13 toneladas.

As motorizações fornecidas pela Cummins vão de 150 cv de potência e 36,6 kgfm de torque máximos, até 175 cv e 61 kgfm, na ordem. Todas as opções são equipadas com transmissão manual Eaton de 6 marchas sincronizadas.

VW Nova Linha Delivery [Divulgação]

Segundo a fabricante, sediada em Resende, RJ, a nova linha Delivery é um aprimoramento do modelo, que combina dirigibilidade e conforto de automóvel com robustez de caminhão, sob medida para a operação nas cidades.

A versão de entrada Delivey Express, com PBT de 3,5 ton, dispensa a CNH da categoria C, profissional, e pode ser dirigido por motoristas comuns, com habilitação B. Além disso, o Express oferece a opção de vir implementado de fábrica.

VW e-Delivery [Divulgação]

A VWCO também trabalha no desenvolvimento de um modelo totalmente elétrico para ser integrado à nova família, o e-Delivery, com capacidade de 13 ton, em fase de testes iniciais no campo de provas.

VW 17.230 Worker [Divulgação]

A linha Worker sai de cena pós mais de 30 anos, com cerca de 430 mil caminhões produzidos, dos quais 86 mil vendidos para o mercado internacional.

O modelo é sucedido pelo Constellation com o novo pacote Robust, que tem como foco proporcionar mais robustez, aliada ao baixo investimento e oferta sob medida.

VW Constellation 24.260 e 17.260 Robust [Divulgação]

O novo pacote Robust na linha do Constellation, disponível também com cabine estendida, multiplica as numerosas opções de caminhões vocacionais Volkswagen, com veículos sob medida para as mais diversas aplicações.

Está disponível para a linha desde o segmento de médios até pesados, englobando os modelos 13.190, 15.190, 17.190, 17.230 e 23.230, com PBT entre 13 e 23 toneladas. As motorizações MAN variam de 190 cv e 71 kgfm, até 225 cv e 86,6 kgfm – todos com câmbio manual Eaton de 6 marchas sincronizadas.


VW Constellation 17.260 Robust [Divulgação]

O novo desenho do parachoque, curto e metálico, proporciona ao Constellation Robust maior ângulo de entrada, o que amplia sua aptidão para encarar os mais difíceis terrenos.

A VWCO destaca que sua rede de concessionários continuará capacitada para dar assistência a todos os modelos.




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo