EMBRAER PHENOM 300 É O ‘BEST-SELLER’ DA CLASSE HÁ 12 ANOS

Muito mais que confiável e veloz, jato bimotor combina uma série de vantagens de desempenho ao espaço e conforto a bordo, além de custar menos em sua operação




Os modelos da série Embraer Phenom 300 mantiveram a posição de jatos leves mais vendidos no mundo pelo 12º ano consecutivo, além de serem os modelos bimotores a jato preferidos pelos compradores nos últimos quatro anos ininterruptos.

Os dados foram contabilizados pela General Aviation Manufacturers Association (Gama) e divulgados pela fabricante brasileira a partir de seu escritório em Melbourne, na Flórida.

Para conquistar essa distinção no exigente mercado internacional da aviação executiva, a empresa com matriz em São José dos Campos (SP) entregou 63 aeronaves da família Phenom 300 ao longo de 2023.

 

 

O Phenom 300 é a série de jatos executivos de maior sucesso da última década, tendo acumulado mais de 730 entregas em todo o mundo, com operadores em 40 países, orgulha-se a Embraer.

Ao mesmo tempo, com mais de dois milhões de horas de voo registradas, o Phenom 300 tornou-se recentemente o modelo desta classe mais utilizado nos Estados Unidos, com mais de 360 mil voos no período de 12 meses.

Embraer Phenom 300

Atualmente, o Embraer Phenom 300E é o jato leve de piloto único (single-pilot) mais veloz em produção, ao alcançar a velocidade máxima de cruzeiro de Mach 0,8, ou 860 Km/h (464 nós), oferecendo autonomia para 3.724 km (2.010 milhas náuticas), com cinco ocupantes e reservas de combustível de acordo com as normas internacionais.

A aeronave é capaz de voar na altitude de 13.716 metros (45.000 pés), impulsionada por dois motores Pratt & Whitney Canada PW535E1, com 3.478 libras de empuxo, cada. Em razão do melhor desempenho de subida apresentado pelo modelo, os custos de operação e manutenção do Phenom 300E são inferiores aos dos seus concorrentes.

Embraer Phenom 300

O reabastecimento de ponto único, o lavatório com serviço externo e a maior escada de entrada da categoria também são características do Phenom 300, geralmente encontradas apenas em jatos maiores.

O Phenom 300E oferece cabine espaçosa, com acabamento assinado pelo Embraer DNA Design, e suas amplas janelas (as maiores da classe) proporcionam iluminação natural abundante, até mesmo no banheiro privativo. Fora isso, o compartimento de bagagem está entre os maiores de sua categoria.

Embraer Phenom 300

O cockpit amigável para o piloto permite uma operação de comando único e oferece o avançado Prodigy Touch Flight Deck, baseado na aclamada suíte de aviônicos Garmin 3000 (sistema de controle e comando de voo a bordo). Esse opcional automatiza ainda mais a cabine da aeronave, aperfeiçoando suas capacidades.

O Phenom 300 também foi o primeiro modelo da categoria a ser equipado com o Runway Overrun and Awareness Alerting System (Roaas, sigla em inglês de Sistema de Alerta e Prevenção de Saída de Pista), desenvolvido e certificado na aviação executiva. Ao mesmo tempo, o trabalho do piloto é facilitado com os modos de descida de emergência e de arremetida acoplada, entre outros, destaca a Empresa Brasileira de Aeronáutica.

Embraer Phenom 300

Demonstrando o compromisso da Embraer com a inovação e a excelência, recentemente a fabricante também anunciou que a opção de Autothrottle (acelerador autônomo) estará disponível para a opção básica Phenom 300E.

Além dele, o catálogo do Phenom inclui a configuração 300EX, que oferece conforto de cabine inigualável, os mais altos níveis de versatilidade operacional e sistemas aviônicos aprimorados.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Embraer I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário