BMW SÉRIE 7 TEM LICENÇA PARA RODAR “SOZINHO” NA ALEMANHA

Pela primeira vez, sob certas condições, tecnologia assume totalmente a direção do veículo, mesmo no escuro, permitindo ao motorista focar em outras atividades




BMW Personal Pilot L3

Os motoristas da Alemanha estão prestes a ganhar um importante aliado para reduzir o tempo gasto de forma totalmente improdutiva e entediante no trânsito das cidades. A partir do mês que vem, o novo BMW Série 7 (excluindo i7 eDrive50 e i7 M70 xDrive) poderá ser encomendado com um assistente de direção autônoma de nível 3, o qual dispensa a pessoa que está ao volante da tarefa de dirigir, em determinadas situações.

Chamada de BMW Personal Pilot L3, esta tecnologia controla a velocidade do carro, a distância até o veículo da frente e o posicionamento dentro da faixa de rolamento, permitindo ao condutor tirar as mãos do volante e desviar temporariamente a atenção.

BMW Personal Pilot L3

Assim, em vias com faixas de rodagem estruturalmente separadas e em velocidade de até 60 km/h, o motorista poderá se dedicar a outras atividades mais interessantes ou úteis, como enviar e responder e-mails, atender chamadas telefônicas ou de vídeo e, claro, conferir o que está rolando nas redes sociais.

É possível também usar serviços digitais como, por exemplo, streaming de vídeos de vários provedores na tela central do painel durante uma viagem.

 

Por estas e outras, a marca alemã afirma que o novo BMW Personal Pilot L3 se torna a solução ideal para aproveitar ao máximo o tempo que se passa inevitavelmente no trânsito lento ou engarrafamentos.

BMW Personal Pilot L3

O BMW Personal Pilot L3 é o primeiro sistema deste tipo que também pode ser utilizado no escuro, graças aos seus sensores particularmente sofisticados.

Para monitorar a área ao redor do veículo e a situação na via, a tecnologia se apoia em câmeras, sensores ultrassônicos e de radar de última geração, incluindo o de sistema 3D a laser, altamente sensível, conhecido como Lidar (sigla de Light Detection & Ranging, traduzido como Detecção e Alcance de Luz).

BMW Personal Pilot L3

Todos estes componentes se comunicam com o sistema de navegação do veículo, alinhado em tempo real com a localização por GPS (Global Positioning System), extremamente precisa, e exibido com mapa de alta definição no painel.

Os símbolos que indicam se o assistente está disponível aparecem na tela do quadro de instrumentos digital, atrás do volante. O sistema é ativado por meio de um botão no volante.

BMW Personal Pilot L3

Vale ressaltar que, em situação alguma, a tecnologia dispensa a presença humana junto ao volante. Mesmo quando o Personal Pilot L3 está em operação, o motorista precisa estar pronto todo para retomar a condução a qualquer momento.

O aviso para que o carro volte para o “modo manual” é feito através de sinais visuais e acústicos. Caso o condutor não responda conforme necessário, o veículo é parado de forma controlada. O vídeo abaixo (em inglês) mostra com a tecnologia funciona:

O BMW Personal Pilot L3 custará cerca de 6 mil euros (aproximadamente R$ 32,2 mil) e será oferecido apenas em conjunto com os serviços BMW Connected Drive. A entrada em produção ocorrerá no próximo mês de março.

Fonte: UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: BMW Brasil e Global  I Imagens: Divulgação

 

Fonte: BMW Brasil e Global




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo