JEEP E PROJETO TAMAR DE MÃOS DADAS PELOS OCEANOS

Capacidade 4x4 dos SUVs Wrangler, Renegade, Commander e Compass é fundamental ao trabalho de preservação das tartarugas marinhas na extensa costa brasileira




Mais de 50 milhões de filhotes de tartarugas devolvidos ao oceano! Este é o número impressionante que o Projeto Tamar apresenta após mais de 40 anos de trabalho no litoral brasileiro. Por esta razão, a organização não governamental (ONG) é reconhecida internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas experiências de conservação marinha em todo o planeta.

Para desenvolverem suas atividades de preservação, as equipes de trabalho envolvidas nesta missão precisam percorrer os mais diversos tipos de terrenos. E é aí que a capacidade off-road dos veículos da marca Jeep se integram à história do Projeto desde a sua origem – mesmo de maneira informal -, lá no início da década de 1980.

Jeep Wrangler Rubicon do Projeto Tamar

Há cerca de três anos, porém, esta simbiose foi oficializada com o apoio institucional da marca ao Tamar. Além de unir conhecimentos em meio ambiente, a parceria incluiu a cessão de nove veículos dos modelos Wrangler, Renegade e Compass, todos com tração 4×4, que foram distribuídos nas principais bases que o projeto de proteção ambiental conta no País, desde a região Nordeste até o Sul da costa brasileira.

A união de forças foi tão positiva para ambas as parceiras – mas, acima de tudo, para a natureza – que o compromisso acaba de ser estendido, com a renovação de todos os veículos disponibilizados ao Tamar pela montadora instalada em Goiana (PE), além da estreia do SUV médio Commander na frota.

“A parceria com a Jeep é cheia de histórias de aventuras e extremamente importante para a missão do Tamar de recuperar as populações das tartarugas marinhas brasileiras. As tartarugas desovam em lugares de difícil acesso, e os carros da Jeep que estão conosco nos ajudam a fazer o monitoramento e pesquisa nesses mil quilômetros de praia do Brasil”, destaca Nina Marcovaldi, gerente de comunicação do Projeto Tamar.

Projeto Tamar

Um período muito importante para o Projeto Tamar, que atua há mais de 40 anos na preservação das tartarugas marinhas presentes em diversos locais da costa brasileira – é a época das solturas dos bebês tartarugas, que são recolhidos e soltos no mar após não alcançarem a superfície (da areia), ao sair do ninho.

No início deste ano, este momento tão especial do trabalho realizado pelo Tamar na Praia do Forte (BA) recebeu a visita de Fernando Fernandes, apresentador, atleta e embaixador da Jeep, ao lado de Cris Marques, a primeira CFO, (Chief Freedom Officer), ou “Chefe de Liberdade”, na tradução literal para o português, da marca Jeep no Brasil. A ação deu origem ao filme “Um Encontro Pela Natureza”, que pode ser visto aqui:

PROJETO DE VIDA 

Biólogos do Projeto Tamar em Fernando de Noronha (PE)

 O Tamar tem a missão de promover a recuperação das tartarugas marinhas, através de ações de pesquisa, conservação e inclusão social. Está presente em 23 localidades distribuídas em oito estados brasileiros, entre zonas costeiras e ilhas oceânicas, distribuídas pelos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Entre suas atividades, a organização privada desenvolve ações de pesquisa, manejo e proteção das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, além de atividades de envolvimento comunitário, inclusão social, sensibilização e educação ambiental, valorização da cultura local e geração de oportunidades de trabalho e renda.

Frota Jeep do Projeto Tamar

A conexão entre o Projeto Tamar e a Jeep começou em 1982, quando os primeiros pesquisadores já utilizavam modelos da marca, o que lhes garantia chegar em qualquer lugar, enfrentando os desafios das trilhas e estradas. E no início de 2018, essa parceria Jeep e Tamar virou realidade com a disponibilização de nove modelos 4×4 para o projeto de preservação ambiental.

Segundo a Jeep, seu apoio ao Tamar fortalece as ações que a marca já realiza de conservação da Mata Atlântica, que é fundamental para a manutenção dos ecossistemas marinhos.

Fonte: UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Jeep e Projeto Tamar I Imagens: Divulgação e redes sociais

 




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo