Rally dos Sertões 2020 dá a largada para a solidariedade

Mantendo competidores isolados em bolhas, edição deste ano levará auxílio médico e incentivo à renda para comunidades carentes. Nelsinho Piquet estreia na prova




Sertões 2020: largada para a solidariedade

Totalmente adaptado às normas de segurança sanitária impostas pela pandemia da Covid-19, teve início hoje a 28ª edição do Rally do Sertões, a maior competição off-road das Américas. Conhecido pelas ações de assistência social que realiza ao longo do trajeto todos os anos, paralelamente às disputas, o Sertões 2020 foi rebatizado, de forma excepcional, como o Rally da Solidariedade, e tem como foco levar atendimento médico e oportunidades de geração de renda para as comunidades carentes, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A largada para os 155 veículos inscritos para a prova deste ano – incluindo carros, motos, quadriciclos e UTVs (Utility Task Vehicle, que mistura características de carros e quadriciclos) -, teve início às 8h deste sábado no Autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. A chegada acontecerá no próximo dia 7, domingo, em Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses.

Categoria dos carros conta com 38 inscritos

Ao todo, os 249 competidores inscritos, entre pilotos e navegadores, passarão por cinco estados (SP, MG, GO, TO e MA) e o Distrito Federal (DF), totalizando o percurso de 3.982 km, que alterna trajetos de deslocamento até os pontos de partida, e os trechos cronometrados, chamados de especiais, válidos para a competição. Para evitar aglomerações, a organização não divulgará os pontos de chegada das sete etapas previstas. Na primeira prova de hoje, o percurso teve 585 km, dos quais 205 km cronometrados.

São quatro categorias em disputa: Amigos, destinada a duplas de competidores amadores e que podem se alternar as funções de piloto e de navegador entre as etapas; a Sprint, em que os competidores que não dispõem de tempo para ir até o final da prova disputam apenas as três primeiras etapas, em um percurso com cerca de 1.000 km; a Light, na qual os participantes fazem parte da bolha, mas percorrem um trajeto diferente dos competidores. E a Regularidade SFI Chips, a categoria principal, válida oficialmente pela competição de rali cross country.

Acessos aos acampamentos contam com cabines de desinfecção

O Rally da Solidariedade adotou medidas importantes relacionadas à segurança sanitária e aodistanciamento social. Excepcionalmente, não haverá evento de chegada nas cidades anfitriãs e a caravana ficará isolada em bolhas durante o percurso, em acampamentos fechados, que não terão as localizações divulgadas, para evitar aglomerações.

Os locais exatos das bolhas só são revelados aos competidores na véspera da largada em direção a eles. Ao final das etapas, todos seguirão por uma rota pré-estabelecida e monitorada até os acampamentos.

Percurso de quase 4 mil km inclui trechos de terra, cascalho e areia

Os participantes também seguem um rígido protocolo de isolamento e de procedimentos de higienização, que inclui o uso de máscaras e cabines de desinfecção.

Outra medida implementada pela Dunas Race foi assegurar uma estrutura médica completa dentro das bolhas, combinado ao mapeamento dos hospitais particulares longo do roteiro, a fim de evitar o uso de leitos públicos, em caso de acidentes ou outras situações emergenciais.

O estreante Nelsinho Piquet (dir.) fará dupla com o navegador Marcos Pastein

Felizmente, as novidades do Rally da Solidariedade não se relacionam apenas à pandemia. A prova também marca a estreia de Nelsinho Piquet no Sertões. O campeão mundial da Fórmula E e atual piloto da Stock Car participará das primeiras quatro etapas da competição off-road, ao volante do UTV Can-Am Maverick X3, com o nº 271, ao lado do navegador Marcos Pastein.

Prólogo dentro da fazenda Velo Cittá definiu a ordem de largada

A ordem de largada para a primeira etapa foi definida nesta sexta-feira, no prólogo disputado em um percurso de 4.730 metros, com saltos e curvas fechadas, dentro da fazenda onde fica o Autódromo Velo Cittá.

Toyota Hilux IMA/X Rally da dupla Cristian Baumgart/Beco Andreotti

Entre os carros, o melhor tempo foi da dupla Cristian Baumgart e Beco Andreotti, com a picape Toyota Hilux IMA/X Rally, que cravaram 4min13s. Nas motos, o mais rápido foi Ricardo Martins, com uma Yamaha WR 450F, que marcou 4min27.

O UTV Can-Am X3 de Deninho Casarini e Ivo Mayer

Atual campeão dos quadriciclos, Marcelo Medeiros, foi o melhor nessa categoria, pilotando um Yamaha YFM700R. E, por fim, entre os UTVs, o melhor tempo foi registrado pela dupla Deninho Casarini e Ivo Mayer, com um Can-Am X3.

O Rally da Solidariedade fará uma pausa neste domingo para o deslocamento até o Distrito Federal. Na segunda-feira (2), a competição está de volta para a disputa da segunda etapa, em um percurso de 512 km até Goiás, com 353 km cronometrados.

Categoria dos quadriciclos é uma das que estão em disputa

Conheça o roteiro do Rally da Solidariedade:

1ª Etapa – bolha Velo Cittá (31/10) I Total: 585 km | Cronometrado: 205 km
Intervalo – domingo, 1º/11 (SP > DF) Deslocamento para Brasília (DF)
2ª Etapa – segunda-feira, 02/11 (DF > GO) Total: 512 km I Cronometrado: 353 km
3ª Etapa – terça-feira, 03/11 (GO > GO) Total: 369 km I Cronometrado: 200 km
4ª Etapa – quarta-feira, 04/11 (GO > TO) Total: 650 km I Cronometrado 329 km
5ª Etapa – quinta-feira, 05/11 (TO > MA) Total: 610 km| Cronometrado: 227 km
6ª Etapa – Sexta-feira, 06/11 (MA > MA) Total: 741 km| Cronometrado: 300 km
7ª Etapa – Sábado, 07/11 (MA > MA) Total: 515 km I Cronometrado: 223 km

Fonte: Rally dos Sertões I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo