ROLLS-ROYCE GHOST ÉKLEIPSIS REFLETE O MISTÉRIO DE LUZ E SOMBRA

Nova coleção da Casa de Goodwood celebra o recente fenômeno celeste com efeitos especiais na pintura cintilante e no domo interno, transformado em "planetário"




O eclipse anular ocorrido no dia 14 deste mês – quando a Lua cobriu parcialmente o Sol, criando um halo incandescente em torno de si, por meros instantes -, rendeu mais do que imagens espetaculares e olhares fascinados ao redor do nosso planeta azul.

Inspirada pela ocorrência de mais este fenômeno celeste, a marca de luxo Rolls-Royce Motor Cars – nascida na mesma Bretanha semeada pela mitologia do povo celta e seus sacerdotes druidas – traz à luz a coleção altamente personalizada Black Badge Ghost Ékleipsis, para refletir o raro e fugaz momento de alternância natural entre luz e sombra.

Rolls-Royce Black Badge Ghost Ékleipsis

A luminosidade misteriosa e etérea lançada pelo eclipse solar é capturada na cor externa lyrical copper (lírico acobreado), criada especialmente para esta nova coleção.

 

“Com o Black Badge Ghost Ékleipsis, nos inspiramos em um um eclipse solar total: um fenômeno raramente visto e fascinante que reflete a raridade e a beleza das coleções particulares da marca”, afirma Torsten Müller-Ötvös, presidente-executivo da marca Rolls-Royce, incorporada ao Grupo BMW desde 1998.

Rolls-Royce Black Badge Ghost Ékleipsis

O impressionante acabamento externo personalizado incorpora pigmento de cobre em pó, que parece mais escuro até captar a luz, produzindo uma iridescência rica e marcante.

Uma tonalidade alaranjada e viva como o fogo, batizada de mandarim, destaca os spoillers abaixo da identitária grade “Pantheon” do sedã hiperluxuoso e as pinças de freio das quatro rodas, lembrando os intensos pulsos de luz solar.

Rolls-Royce Black Badge Ghost Ékleipsis

A mesma tonalidade é usada no filete pintado à mão que percorre toda a linha de cintura do carro, com seus 5,5 metros de comprimento, finalizada por uma tênue representação abstrata da transição da luz solar para a escuridão, à medida que a Lua se aproxima para cobrir o Sol, relata a Rolls-Royce.

Este detalhe é visto na porção final da carroceria, apontando para a lanternas traseiras com formato tridimensional que avançam pelas laterais.

Rolls-Royce Black Badge Ghost Ékleipsis

No momento de totalidade do eclipse solar, há certo instante em que um crepúsculo dourado envolve a todos que observam o fenômeno, propiciando a ilusão de um pôr do sol em 360º.

Na edição Black Badge Ghost Ékleipsis, a beleza deste fenômeno raramente observado é incorporada aos assentos bicolores através de uma obra de arte única, composta por mais de 200 mil micropunturas. O couro na cor mandarim é tingido de preto e depois perfurado para revelar a cor contrastante de baixo, criando um efeito visual de rara profundidade e sutileza.

Rolls-Royce Black Badge Ghost Ékleipsis

Usando ferramentas de design computacional, o Bespoke Collective – um grupo de elite formado por engenheiros, designers e artesãos, sediado na própria casa da Rolls-Royce em Goodwood, Inglaterra – desenvolveu um padrão único, que foi então refinado manualmente ao longo de uma sequência de testes e aprimoramentos.

Os toques finais de personalização incluem soleiras iluminadas, guarda-chuvas com debrum em mandarim alojados nas portas traseiras – com suas tradicionais aberturas reversas – e uma capa exclusiva para o carro com a marca da coleção privada.

Rolls-Royce Black Badge Ghost Ékleipsis

No entanto, é quando se acomodarem nas confortáveis poltronas do Ghost Ékleipsis que os ocupantes estarão prontos para outro espetáculo, ainda mais particular. Como num planetário, todo o teto da cabine se transforma em tela, onde tem início a animação especial Starlight Headliner (em inglês, “forro estrelado”), que reproduz o eclipse e propicia uma incrível experiência a bordo.

 Assim que as portas do carro são fechadas e o motor é ligado, as estrelas projetadas no teto escurecem e uma sequência hipnotizante tem início a partir do momento oclusão total do Sol.

Rolls-Royce Black Badge Ghost Ékleipsis

Um círculo de 940 estrelas é formado, representando a brilhante coroa de luz ao redor da silhueta lunar. Esta aura é rodeada por outras 192 estrelas, recriando o fenômeno que pode ser visto apenas durante um eclipse solar total. Vale lembrar que nunca se deve observar um eclipse a olho nu, nem mesmo por poucos segundos.

A animação permanece visível durante sete minutos e 31 segundos, precisamente – a duração mais longa possível de um eclipse solar total. Decorrido esse tempo, toda a constelação noturna é restaurada. O trabalho exigiu um ano de desenvolvimento meticuloso, durante o qual o Bespoke Collective produziu três protótipos completos para aperfeiçoar o design e a sequência dos elementos representados.

Rolls-Royce Black Badge Ghost Ékleipsis

Terminada a sessão projetada no teto, os olhos se voltam para o painel iluminado do Ghost Ékleipsis, decorado com 1.846 estrelas gravadas a laser, formando a linha do tempo simbólica de um eclipse total. O tamanho e a posição individual de cada estrela criam um efeito hipnótico, contribuindo para elevar a outra esfera a experiência sensorial a bordo.

A composição no painel tem como seu ponto mais brilhante um diamante de 0,5 quilate incrustado no relógio personalizado. Ele remete ao efeito ‘Anel de Diamante’, quando um único e deslumbrante ponto de luz pode ser visto no contorno da Lua, nas frações de segundo imediatamente antes e após encobrir o Sol.

Rolls-Royce Black Badge Ghost Ékleipsis

A geometria do bisel (moldura do mostrador) foi modificada para acomodar a gema preciosa, já que esta é a primeira vez na história da Rolls-Royce que uma pedra preciosa foi integrada ao relógio do painel. A montagem foi submetida a rigorosos testes de adesão, que incluíram ciclos de células climáticas de -30°C a 90°C, para garantir que o diamante esteja firmemente fixado, confiednciou a fabricante britânica.

O acabamento do relógio é dado por uma gravação em sua moldura de alumínio com superfície escura, revelando o metal brilhante por baixo. Esta bela obra de artesanato moderno é resultado de mais de 14 iterações de design. Veja estes e outros ricos detalhes da nova coleção da Rolls-Royce:

Atualmente em sua segunda geração, o Rolls-Royce Ghost sai de fábrica com o poderoso motor de 12 cilindros em V (ou V-12), de 6,7 litros de cilindrada, capaz de gerar 563 cv de potência e 86,6 kgf.m de torque, já a partir de 1.600 giros. A transmissão é automática de oito velocidades.

O conjunto pode levar o sedã de pouco mais de 2,5 toneladas a acelerar de zero a 100 km/h em 4,3 segundos, com velocidade máxima de 249 km/h. O consumo médio é de 5,5 km/l de gasolina (no cliclo Wltp), segundo a fábrica.

Rolls-Royce Black Badge Ghost Ékleipsis

Por fim, aos interessados em dispor deste luxuoso planetário em sua garagem, uma desfecho nada brilhante: todos os exemplares desta nova coleção da Rolls-Royce já foram alocados para clientes em todo o mundo.

Resta, então, esperar que a fabricante britânica volte a se inspirar em novos fenômenos deste tipo. O próximo eclipse – agora total – está previsto para o dia 8 de abril de 2024.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Rolls-Royce Global I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo