EM CARTAZ: “FERRARI”, UMA HISTÓRIA MOVIDA A GLÓRIAS E LÁGRIMAS

Inspirado na biografia do criador da marca do 'Cavallino Rampante', filme retrata o ano de 1957 e a dramática Mille Miglia que marcou a história das corridas pra sempre




Fãs de corridas, liguem seus motores e corram para o cinema! Após o adiamento de duas semanas, aumentando ainda mais a expectativa entre os aficionados brasileiros por velocidade, acaba de entrar em cartaz em todo o País o filme Ferrari.

Dirigido por Michael Mann, o longa-metragem retrata a vida de Enzo Ferrari, fundador da fábrica de supercarros e da escuderia do Cavallino Rampante, durante o verão de 1957, abrangendo seus dramas pessoais e os desafios enfrentados pela sua mítica empresa.

Predestinado: Adam Driver vive o ex-piloto Enzo Ferrari

Embora a produção adicione elementos cinematográficos, a história retratada agora nas telas é baseada em fatos extraídos da biografia Enzo Ferrari: The Man, the Cars, the Races, the Machine, escrita pelo jornalista estado-unidense Brock Yates, publicada em 1991.

O roteiro do filme inclui uma das provas mais importantes do automobilismo internacional, a Mille Miglia, disputada desde 1927 em um percurso de 1.500 km pelas estradas entre Roma e Brescia, na Itália, que contava com a participação das principais equipes e pilotos da época.

 

Até 1957, ano de sua última edição como prova de longa duração, a Mille Miglia fez parte do Campeonato de Carros Esporte, precursor do atual Mundial de Endurance (FIA WEC), que terá sua etapa brasileira, a Rolex  6 Horas de Interlagos, programada para 14 de julho.

Patrick Dempsey interpreta Piero Taruffi, vencedor pela Ferrari da última Mille Miglia

De volta ao filme, “Ferrari” traz Adam Driver no papel principal. O elenco conta também com a mexicana Penélope Cruz interpretando Laura Ferrari, Shailene Woodley como Lina Lardi,  além de Sarah Gadon, Jack O’ Connell, e Daniela Piperno.

Outra participação de destaque é a de Patrick Dempsey  – conhecido por viver o neurocirurgião Derek “McDreamy” Shepherd na série Grey’s Anatomy – que em Ferrari é Piero Taruffi, piloto, esportista e engenheiro conhecido como a “raposa prateada”, vencedor a Mille Miglia de 1957 pela Ferrari.

Piloto Alfonso de Portago é interpretado pelo brasileiro Gabriel Leone

O filme também conta com a atuação do brasileiro Gabriel Leone, em seu primeiro longa internacional, interpretando Alfonso de Portago, piloto anglo-espanhol que correu cinco vezes pela Scuderia Ferrari de Fórmula 1.

Desafortunadamente, Portago morreu em decorrência do acidente a mais de 250 km/h na Mille Miglia de 1957, causado pelo estouro de um pneu dianteiro da sua Ferrari 335 Sport Scaglietti, matando, também, seu co-piloto Edmund Nelson e dez espectadores – o que levou à extinção da prova italiana. A partir de 2012, a Mille Miglia voltou a ser realizada anualmente, mas agora como competição para automóveis clássicos.

SINOPSE DE UM DRAMA

Penélope Cruz atua como Laura, esposa do comendador

Chegando ao final dos anos de 1950, em meio aos bastidores da então iniciante Fórmula 1, o ex-piloto Enzo Ferrari está em crise. A falência assombra a empresa que ele e a esposa, Laura, construíram uma década atrás.

Seu casamento instável é ainda mais abalado pela perda do único filho do casal, Dino, vítima de distrofia muscular (razão pela qual o comendador adotou os óculos escuros pelo resto da vida), e o relacionamento extraconjugal com Lina Lardi. Em 1957, ele decide contrapor essas perdas apostando tudo em uma corrida – a icônica Mille Miglia.

“Ferrari” já esta em exibição em todo o Brasil

A estreia mundial de Ferrari aconteceu no 80º Festival Internacional de Cinema de Veneza, no último mês de agosto, e teve lançamento nos cinemas nos Estados Unidos em 25 de dezembro.

A produção recebeu avaliações positivas da crítica e garantiu um lugar entre os dez melhores filmes de 2023 do National Board of Review. Assista ao trailer:

Para saber qual o cinema mais próximo em que o filme está em cartaz ou adquirir ingressos antecipadamente, basta clicar aqui.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: 6 Horas de Interlagos, NewsNow e Wikipedia I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário