Volkswagen T-Cross é apresentado mundialmente 

Novo SUV global usa plataforma MQB e será configurado conforme a região. Versão feita aqui terá entre-eixos maior, motor turbo e controle de estabilidade de série




VW T-Cross é apresentado mundialmente [VWB]

A Volkswagen revelou nesta quinta-feira (25), de forma simultânea em Amsterdã (Holanda), Xangai (China) e São Paulo (Brasil), a versão final do T-Cross, SUV (utilitário esportivo) compacto. Produzido sobre a moderna e diversificável plataforma MQB – a mesma que baseia os novos Polo e Virtus, lançados recentemente pela VW no país – o modelo faz parte da estratégia da marca alemã de oferecer produtos globais com características específicas para cada mercado regional.

Para os países da América Latina, o VW T-Cross será produzido em São José dos Pinhais (PR), a partir do primeiro semestre do ano que vem, compondo o grupo dos cinco novos SUVs a serem lançados pela VW na região até 2020.

Volkswagen T-Cross 2019 [VWB]
Dessa forma, o primeiro utilitário esportivo da marca feito no Brasil terá modificações significativas em relação ao modelo europeu, como o entre-eixos esticado para 2.651 mm (88 mm maior) e altura elevada até 1.568 mm (9 mm a mais), mas mantendo o comprimento total de 4.199 mm. A capacidade do porta-malas é de 373 litros, aumentando para 420 l com os encostos traseiros rebatidos.

O design arrojado se destaca na parte dianteira pela altura acentuada do capô. A grade ampla e os faróis de LED integrados e os faróis de neblina inseridos de modo marcante diferenciam-se do desenho do modelo europeu, reforçando a regionalização adotada pela empresa.

Serão oito as opções de cores para a carroceria: branco puro, preto ninja, prata sargas, cinza platinum, vermelho crimson, azul norway e as novas laranja energetic e bronze namibia – haverá também opção de teto na cor preta, para proporcionar um visual ainda mais diferenciado e moderno.

VW T-Cross é apresentado mundialmente [VWB]
Outra característica importante do T-Cross nacional é de ser oferecido exclusivamente com motorização TSI, que combinam injeção direta de combustível e turbocompressor. A opção de entrada é a 200 TSI Total Flex, que desenvolve 128 cv e 20,4 kgfm, respectivamente, e que poderá ser combinada à transmissão manual ou à automática com função Tiptronic e aletas para trocas no volante (shift paddles), ambas de seis marchas.

A opção mais apimentada é a 250 TSI Total Flex, que gera 150 cv de potência e torque de 25,5 kgfm (o maior da categoria, afirma a montadora), com transmissão automática Tiptronic, também de seis marchas e opção de trocas no volante. Na Europa, também é oferecida a opção de 1.6 aspirada.

O conjunto de suspensões do T-Cross será independente tipo McPherson, na dianteira, e interdependente, com eixo de torção, na traseira. Os pneus de baixa resistência ao rolamento terão duas opções de medidas: 205/60 R16 e 205/55 R17. De série o modelo terá freios a disco nas quatro rodas com 276 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 230 mm nas rodas traseiras. Ainda entre os equipamentos de segurança, o modelo traz de série seis airbags, sendo dois dianteiros, dois laterais e dois do tipo “cortina”.

Volkswagen T-Cross 2019 [VWB]
Todas as configurações do T-Cross nacional serão equipadas de série com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), que inclui uma série de sistemas de assistência à condução. Entre elas, destacam-se o controle de assistência de partida em rampa (HHC), o assistente de frenagem de emergência (HBA), monitoramento da pressão dos pneus (RKA+), e dois sistemas de bloqueio eletrônico do diferencia (EDS e XDS+).

Fora isso, também estarão disponíveis o sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (que aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente) e o Detector de Fadiga (que capta a perda de concentração do motorista e recomenda pausa para descanso).

Volkswagen T-Cross 2019 [VWB]
Internamente, o T-Cross oferecerá itens como suporte para celular no painel, quatro entradas USB (inclusive para o banco traseiro), iluminação da cabine em LED, saídas de ar-condicionado para os passageiros de trás, acabamento com apliques no painel e sistema de som de alta fidelidade sonora (Beats), com sete alto-falantes e potência é de 300W RMS. Opcionalmente, poderá ser equipado com teto solar panorâmico Sky View com aberta elétrica.

Volkswagen T-Cross 2019 [VWB]
A VW destaca que o modelo oferecerá itens exclusivos no segmento. Um deles é o Active Info Display (opcional), que engloba o quadro de instrumentos totalmente digital, com tela sensível ao toque de 8 polegadas, onde os instrumentos são exibidos virtualmente. Já as informações de navegação são mostradas em 2D ou 3D, na tela de 10,25” localizada no centro do painel.

Outro é item inédito é o seletor do perfil de condução, que permite ao motorista optar entre os modos de condução “normal”, “ecológico”, “esportivo” ou “individual”.

Volkswagen T-Cross 2019 [VWB]
Ainda segundo a fabricante, o T-Cross será o primeiro modelo em seu segmento no Brasil a oferecer o “Manual Cognitivo”, que usa IBM Watson para responder ao motorista questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro.

O T-Cross ainda poderá ser equipado com o sistema “Park Assist 3.0”, que efetua de maneira autônoma o estacionamento em vagas paralelas e transversais, incluindo a nova função de freio de manobra.

Volkswagen T-Cross 2019 [VWB]
No mercado nacional, o VW T-Cross concorrerá diretamente com o Jeep Renegade, Ford EcoSport, Honda HR-V, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.




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