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Depois de elevar o mercado brasileiro de veículos elétricos a outro nível com as configurações xDrive50 e xDrive40 – especialmente, por oferecerem a autonomia de até 528 km, superior a todo o segmento -, o BMW iX ganha mais uma configuração no País, agora com foco no desempenho aprimorado.
A grande novidade é a chegada ao País do BMW iX M60, uma versão do SUV retrabalhada nas bancadas da BMW M (a divisão de alto desempenho e competições da marca), capaz de gerar 619 cv de potência bruta e 102 kgf.m de torque à pronta entrega no acelerador. Com isso, o SUV premium produzido em Dingolfing, na Alemanha, já desembarca trazendo no peito a credencial de o BMW 100% elétrico mais potente deste mercado.
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Visualmente, o BMW iX M60 segue as linhas das demais configurações da gama, mantendo o formato monolítico da carroceria e a aparência frontal dominada pela imensa grade de duplo aro vertical, ladeada por faróis estreitos e que avançam sobre as laterais.
Ele se distingue, contudo, pelos detalhes, que tornam qualquer modelo com a assinatura BMW M ainda mais exclusivo. Entre seus diferenciais, se destacam as rodas de 22 polegadas de design inédito e os freios M Sport, com as pinças pintadas em azul escuro.
Além disso, o modelo tem acabamentos externos na tonalidade titanium bronze finish, aumentando o requinte visual e a percepção de elegância.
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Assim como nas demais opções já à venda, a grade do BMW iX M60 é um dos destaques do modelo 100% elétrico, mas, não apenas por suas dimensões ampliadas e que configuram a nova identidade visual da marca. Mesmo perdendo sua função original – que nos carros a combustão é a de permitir a passagem do ar frontal para resfriamento do radiador -, ela passa a ser responsável por proteger boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa que equipam o BMW iX.
Produzida por meio de nanotecnologia – método de manipulação dos materiais ao nível dos átomos e moléculas – a grade inteligente tem capacidade de autorreteneração, ou seja, de se recuperar pequenos danos por conta própria. Fora isso, a peça é permeada por filamentos com função de aquecimento (semelhantes aos encontrados no vidro traseiro de alguns automóveis convencionais, só que muito mais finos) que têm a função de limpar e/ou secar a superfície externa da grade, a fim de manter as câmeras e sensores do veículo com as melhores condições de funcionamento.
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Apesar de seu propósito familiar, o BMW iX M60 é um supercarro em pele de SUV. Ele é equipado com dois motores, um em cada eixo, que, juntos, resultam na potência bruta de 619 cv e incríveis 103,5 kgf.m de torque, disponíveis instantaneamente no pedal da direita – uma característica diferencial dos propulsores elétricos. Isso significa que a BMW M conseguiu extrair 96 cv e 25,5 kgf.m a mais em relação ao xDrive50, que já era referência no segmento em termos de desempenho e eficiência.
O sistema de transmissão xDrive, de série, provê a tração integral (4×4) – algo fundamental para um legítimo utilitário esportivo – distribuída de forma permanente entre as quatro rodas, de acordo com as condições do momento. Além de não lançar poluentes por onde passa, o BMW iX M60 também é totalmente silencioso e, por essa razão, possui um sinal sonoro para alertar os pedestres e ciclistas sobre a aproximação do veículo.
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A energia que alimenta as duas unidades de tração vem das placas de bateria com capacidade total de 111,5 kWh, instaladas no assoalho, suficiente para oferecer ao modelo o alcance de 431 km no ciclo de testes do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (Pbev), subordinado ao Inmetro.
O BMW iX M60 vem, de série, com dois carregadores: a estação BMW Wallbox, de até 22 kW, para ser instalada em casa ou no trabalho, e o dispositivo portátil Flex Charger, de até 11 kW, indispensável em viagens. Ambos os dispositivos possuem padrão internacional de tomada tipo-2, compatível com todos os veículos BMW.
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Com esse conjunto, a fabricante afirma que o BMW iX M60 dispara de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos – uma marca incontestavelmente à altura dos mais desejados modelos esportivos – enquanto a velocidade máxima é limitada a 250 km/h, para proteção da bateria.
Além de se tornar o carro elétrico mais potente da BMW à venda no Brasil, desbancando o i4 M50 (544 cv), o iX M60 passa a ser um dos carros com a aceleração mais rápida da marca no País, lado a lado com o X6 M, o SUV cupê topo da sua linha a combustão, equipado com o poderoso V-8 de 4,4 litros.
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Dentro da cabine, o BMW iX M60 oferece aos até cinco ocupantes um ambiente visualmente limpo e minimalista. A lista de itens de conforto e bem-estar a bordo inclui ar-condicionado ajustável em quatro zonas com comandos táteis e filtro de nanofibra para purificar o ar interno.
O sistema de som Bowers & Wilkins Diamond Surround distribui seus 1.615W de potência através de 30 alto-falantes – inclusive embutidos nos bancos -, que, combinado à função 4D, possibilita uma experiência sonora incrivelmente imersiva. Mais do que isso, para tornar as viagens ainda mais sensacionais, o modelo possui a função BMW IconicSounds Electric, com trilhas sonoras assinadas por Hans Zimmer, compositor alemão dedicado a temas para o cinema, vencedor de dois Oscar (incluindo o “Rei Leão”, em 1995).
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No painel, chama a atenção o BMW Curved Display, um incrível monitor em curva composto por uma tela de 12,3” (31,2 cm), atrás do volante, e outra de 14,9” (37,8 cm), centralizada, que reúne todas as funções de informação e entretenimento a bordo. A menor, programável em design e itens de controle do veículo, exibe informações do quadro de instrumentos (velocímetro, conta-giros etc.), enquanto a maior é dedicada ao sistema multimídia e inclui as plataformas Apple Car Play e Android Auto para conexão ao smartphone.
Além do fato desse “supertelão” tornar as viagens muito mais agradáveis para todos a bordo, a tecnologia Shy Tech integrada a ele permite controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou até da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.
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Outro destaque na cabine do BMW iX M60 é o teto solar panorâmico, que dispensa cortina para proteção solar. No lugar dela, entra uma tecnologia que também é usada nas janelas dos modernos aviões Boeing 787 Dreamliner.
Assim, basta tocar em um botão para que o vidro se torne progressivamente fosco, oferecendo o conforto luminoso e isolamento térmico desejado. O sistema utiliza a eletricidade para acionar uma membrana embutida entre as camadas de vidro, que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine.
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O conteúdo de auxílio e proteção ao motorista e passageiros do BMW iX tem como base a plataforma Driving Assistant Professional. Ela engloba diversos assistentes eletrônicos como o ACC (Controle de Velocidade de Cruzeiro Ativo) e o Lane Keeping Assistant, que interpreta a sinalização sobre o asfalto e demais condições da via.
Acionados, esses dispositivos permitem ao BMW iX trafegar como veículo semiautônomo, acelerando, freando e capaz de contornar curvas, tudo sem a intervenção do motorista. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e outros 12 ultrassônicos são usados para monitorar o ambiente ao redor do veículo.
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Na hora de estacionar, o Parking Assistant Professional executa as manobras absolutamente sozinho, sem a necessidade, sequer, de o motorista acelerar ou frear. Basta ativar o sistema e acompanhar o procedimento pela tela do sistema multimídia, com imagens captadas pelas câmeras externas.
Há, ainda, alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado; riscos de colisão traseira; mudanças involuntárias de faixa de rolamento; e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outros dispositivos de segurança ativa.
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As câmeras instaladas ao redor da carroceria do BMW iX também fazem parte da tecnologia “Realidade Aumentada BMW”, que projeta na tela multimídia uma imagem virtual ampliada do ambiente externo, expandindo o campo de visão do motorista em determinadas situações, como de estacionamento em vagas apertadas.
Outra função inteligente disponível neste modelo é o calculo da autonomia associado ao sistema de navegação por satélite com tecnologia GPS (Global Positioning System). Assim, logo que o motorista insere o destino da viagem no navegador, o dispositivo recalcula o alcance máximo possível, levando em conta não só o nível da bateria, mas, também, por meio do cruzamento de algoritmos, os aspectos de topografia e de trânsito, em tempo real.
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E tão impressionante quanto a função acima é o sistema de regeneração de energia dos freios, também conectado ao GPS. Ao detectar, por exemplo, que ao longo do caminho o motorista será obrigado a frear, por causa de um cruzamento, entre outras situações normais, o dispositivo intensifica, automaticamente, a ação dos mecanismos de captação de energia instalados nas pinças de freio.
Como eles entram em contato com os discos antes das pastilhas, acabam funcionando como uma espécie de freio-motor. Dessa forma, o motorista pisa menos no pedal de frenagem e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.
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Mais um exemplo de inteligência embarcada do BMW iX se relaciona à rotina do motorista. Com o “Assistente Pessoal Inteligente BMW” (Intelligent Personal Assistant), o veículo é capaz de analisar o trajeto a seguir, fazer o cruzamento dos dados de horário e destino, para executar ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor como, por exemplo, abrir a janela do motorista para que ele acione o comando do portão eletrônico.
O assistente também é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, a partir do comando de voz com a frase “Olá BMW”; mas o motorista pode definir qualquer outra expressão verbal para a interação com o equipamento.
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Por fim, outro destaque é comodidade oferecida pela Digital Key Plus, que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas e ignição.
Agora, incluindo a mais nova, rápida e segura tecnologia, chamada de UWB (banda ultra larga), não há mais a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para destravar as portas.
O BMW iX M60 já está disponível nas concessionárias da marca em todo o território nacional, a partir de R$ 1,102 milhão, com financiamento em até 36 meses pelo BMW Serviços Financeiros, que pode incluir o seguro para financiamento, plano de manutenção, acessórios e blindagem.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: BMW Brasil I Imagens: Divulgação
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