Volkswagen ID.Buzz já está à venda na Europa

Inspirado na icônica Kombi, modelo 100% elétrico tem motor de 204 cv e é oferecido nas versões van e furgão, com lista de equipamentos futurista. Só que o preço...

Volkswagen ID.Buzz já está à venda na Europa

A Volkswagen iniciou na Alemanha e na maioria dos países da Europa as pré-vendas do novo ID. Buzz, substituto ultramoderno da histórica Kombi. O modelo multitarefa é o quarto membro da família ID. (Intelligent Design) da Volkswagen a chegar ao mercado, formada apenas por veículos 100% elétricos e, assim, totalmente livres de emissões locais.

Apresentado mundialmente em março, o ID.Buzz já pode ser encomendado nas versões van, para o transporte de passageiros, ou Cargo, voltada ao uso comercial de entregas. Segundo a fabricante, as primeiras unidades serão entregues aos clientes a partir de setembro deste ano.

Modelo é oferecido nas versões de passageiros e de transporte de cargas

O ID. Buzz e o ID. Buzz Cargo são fabricados na planta de Veículos Comerciais da Volkswagen em Hannover. A versão de passageiros será oferecida inicialmente na configuração Pro, com extensa lista de equipamentos de série.

Ainda não há qualquer previsão do modelo chegar ao mercado brasileiro. No entanto, quando ID.Buzz desembarcar aqui, será praticamente impossível ver o modelo sendo utilizado como veículo escolar ou vendendo pastel com caldo de cana na feira, alguns dos usos que fizeram da Kombi “gente como a gente”.

VW ID.Buzz acomoda cinco ocupantes, mas versões de seis e sete lugares estão nos planos da fábrica

Em primeiro lugar, porque a lotação máxima da versão de passageiros caiu de nove ocupantes, no modelo que saiu de linha em 2014 no Brasil (último país a fabricá-lo em todo o mundo), para apenas cinco. Segundo a VW, em médio prazo, o ID.Buzz também estará disponível em configurações com seis e sete lugares e distância entreeixos alongada.

E, segundo, porque com tanta tecnologia embarcada, como veremos adiante, os preços estão mais para Porsche do que para Fusca, dois outros modelos icônicos do Grupo VW. Na Alemanha, sem levar em conta bônus ambiental – que é o desconto proporcional para veículos híbridos ou até 100% livre de emissões, podendo chegar a 7.500 euros (equivalente, hoje, a R$ 38.500) -, o valor bruto do ID.Buzz começa em 64.581,30 euros, ou R$ 331.302,06. Já o ID. Buzz Cargo parte de 54.430,60 euros, o que representa R$ 279.228,97. E isso sem contar os impostos e encargos aduaneiros, acrescentados na importação para cá.

ID-Buzz mantém a configuração de tração traseira da velha Kombi, com baterias no assoalho

Principal responsável por elevar a Kombi a essa nova realidade, o sistema de propulsão do ID.Buzz utiliza um motor elétrico com potência de 204 cv (150 kW) e torque instantâneo de 31,6 kgf.m, instalado sobre o eixo traseiro, mantendo a antiga configuração de tração.

Para a entrada no mercado, o modelo será equipado de série com a maior bateria de íons de lítio da família ID. até agora, com capacidade para fornecer 77 kWh (82 kWh bruto). O consumo de energia, de acordo com o ciclo Wltp (utilizado como padrão na Europa), é de 0,206 kWh, na versão de passageiros, e de 0,204 kWh para a de carga. Com isso, o ID.Buzz oferece autonomias de 421 e 424 km, respectivamente.

Em uma estação de carregamento rápido de corrente contínua (DC), a bateria pode ser reabastecida de 5 a 80% de sua capacidade em cerca de 30 minutos, com potência máxima de carregamento de até 170 kW.

A nova função Plug & Charge torna o carregamento nesse padrão de corrente ainda mais conveniente. Isso, porque assim que o cliente conecta o cabo de carregamento do tipo plug in em uma estação de recarga, o reabastecimento começa após alguns segundos e o pagamento é feito pelo aplicativo no celular, através do contrato com a rede We Charge, que já está disponível inclusive no Brasil.

VW Kombi T1 da primeira geração serviu de base para o design do ID.Buzz

Mas, apesar de tanta evolução no conteúdo, a aparência do ID.Buzz foi cuidadosamente desenhada para manter a simpatia nostálgica da velha Kombi. Para isso, a equipe de design criou uma conexão direta com o modelo original (T1), de 1950, que tinha como princípio a forma a serviço da função.

Assim, o ID. Buzz tem balanços (distância entre o centro da roda e a extremidade mais próxima da carroceria) incrivelmente curtos, mantendo o motorista e os ocupantes dianteiros praticamente sentados sobre o eixo dianteiro. Na nova versão, o inconfundível desenho externo conhecido como “pão de forma”, simples e limpo, também é acompanhado por uma aerodinâmica excepcional: o ID. Buzz tem um coeficiente de arrasto (Cx ou Cd) de apenas 0,285, enquanto o ID. Buzz Cargo, 0,29. Essa característica reduz o consumo de energia, o que contribui para a maior autonomia e menor nível de ruídos.

Acesso ao interior para passageiros e cargas é facilitado pelas duas portas laterais deslizantes

Fora isso, o ID. Buzz Pro inclui duas portas deslizantes de cada lado e janelas coloridas na traseira. As rodas, agora de liga leve, saltam para o aro de 19 polegadas, com acabamento em preto e superfícies diamantadas. Também de série, o ID.Buzz traz faróis de LED (diodo emissor de luz) e iluminação ao redor do veículo, com projeção do logotipo no chão, próximo às portas dianteiras, para tonar o acesso ao veículo mais seguro.

O ID. Buzz também poderá ser personalizado com opcionais como o suporte de reboque dobrável (acionado eletricamente) ou variações entre sete medidas de rodas (de 18 a 21″).

VW ID.Buzz Pro

A edição de lançamento será oferecida na cor prata como pintura padrão, com opção entre dez variações: o branco sólido; as também metálicas amarelo limão, azul estrela, laranja energética e verde folha de baía; ou a perolizada preto profundo.

E mantendo o típico esquema de pintura “saia e blusa” que marcou a história da Kombi, o modelo poderá ser encomendado em dois tons, com a parte superior – incluindo o telhado e a frente em forma de V – sempre na cor branca, enquanto as superfícies abaixo das janelas são finalizadas em uma das cores metálicas citadas acima.

Versão de passageiros pode acomodar até 2.205 litros com os bancos rebatidos

Na versão de passageiros, a segunda linha de assentos ajustável em distância tem encosto dividido em 1/3 e 2/3, que podem ser rebatidos ou ter seus ângulos regulados separadamente.

O compartimento de bagagem atrás do banco traseiro tem capacidade de 1.121 litros (quando carregado até a altura da cobertura do porta-malas), e pode ser ampliado para 2.205 litros com os encostos traseiros totalmente reclinados para a frente.

ID.Buzz Cargo tem espaço suficiente para acomodar dois pallets

No ID. Buzz Cargo, uma divisória fixa separa a cabine com três bancos na dianteira (ou dois, alternativamente) do espaço de carga, que pode levar dois pallets de tamanho padrão.

O interior do ID.Buzz também pode ser personalizado por meio de pacotes adquiridos à parte: o chamado “Estilo Interior” permite selecionar os materiais e cores dos assentos, painel e guarnição das portas; já o “Estilo Interior Plus” adiciona comandos elétricos com função de memória para os bancos dianteiros, suporte lombar ajustável e aquecimento.

Interior do ID.Buzz Pro pode ser personalizado com vários pacotes de opcionais

Uma novidade interessante do modelo é o console central removível: o ID. Buzz Box. O item está disponível em combinação com o pacote Comfort, que também traz volante e parabrisa com aquecimento e tomadas adicionais USB-C na parte traseira, para recarga de celulares e equipamentos eletrônicos. O kit Comfort Plus adiciona a placa MultiFlex no bagageiro (que proporciona uma superfície de carga contínua até a tampa do porta-malas, com os encostos traseiros rebatidos) e a rede de bagagem, para prender pequenos objetos e bagagens.

O painel inclui o Cockpit Digital, com tela de 5,3” (13,4 cm), e o sistema multimídia Ready 2 Discover, com outro monitor de 10” (25,4 cm), do tipo tablet e sensível ao toque, que incorpora o rádio digital (DAB+). Usando o App-Connect, vários aplicativos para smartphones podem ser integrados a bordo por meio das plataformas Apple CarPlay ou Android Auto.

Tela central do sistema multimída controla várias funções do carro e espelha o smartphone

Dispostos de forma ergonômica, ambos os displays estão localizados em um eixo visual, assim como os controles. Há duas entradas USB-C, à direita do volante, e uma terceira porta localizada no acabamento da porta do passageiro dianteiro. O ID. Buzz Pro traz, ainda, de série, um nicho para acomodar o smartphone e recarregá-lo de forma indutiva (sem fio).

Opcionalmente, é possível incluir o pacote Infotainment, com sistema de navegação Discover Pro; controles de voz; interface Comfort para smartphone; e nove alto-falantes (quatro a mais do que o padrão). Ou, ainda, o Infotainment Plus, que adiciona outras funções e a tela central de 12” (30,4 cm), no lugar da original de 10”.

Volante multifuncional pode vir com sistema de aquecimento, como opcional

Para tornar a condução mais cômoda e segura, o ID. Buzz Pro sairá de fábrica com uma ampla e ultramoderna gama de sistemas semiautônomos.

Um deles é o Car2X, que utiliza sinais de outros veículos e da infraestrutura de transporte fixa nos arredores para detectar perigos em tempo real, como o início de um engarrafamento após uma curva, por exemplo; o assistente de frenagem autônoma com monitoramento de pedestres e ciclistas. Fora isso, estão incluídos o sistema de proteção proativo dos ocupantes, que pode fechar as janelas antes de um possível acidente; e o sistema de manutenção de faixa Lane Assist, para manter o veículo centralizado na faixa de rolamento.

Conteúdo de tecnologias inclui o Dynamic Road Sign Display, capaz de “ler” as placas de trânsito

A lista de equipamentos de série também traz o Dynamic Road Sign Display, capaz de “ler” as placas de trânsito, e o Park Distance Control, dianteiro e traseiro, que freia automaticamente o veículo ao se aproximar de obstáculos nas manobras.

Fora isso, o Air Care Climatronic permite controlar a temperatura interna em duas áreas distintas, com purificador de carvão ativado. As atualizações dos sistemas de assistência à condução serão feitas por meio da tecnologia Over-the-Air (sem fio), enviadas diretamente da fábrica para o veículo, através da internet – recurso já utilizado nos smartphones.

Faróis totalmente de LED pode vir equipados com sistema IQ.Light de luz adaptativa (opcional)

O cliente poderá, ainda, incrementar o conteúdo de tecnologias do ID.Buzz por meio de uma ampla gama de conjuntos de opcionais, como:

Pacote Design inclui os faróis com tecnologia IQ Light, que já equipam o recém-lançado SUV Taos, com controle avançado do feixe principal Dynamic Light Assist, luz de curva dinâmica e faixa de luz horizontal; e painéis de luz traseira de LED com função dinâmica. Também estão incluídos pedais de aço inox com ícones Play (acelerador) e Pause (freio).

Pacote Open & Close – inclui o sistema de bloqueio e partida sem chave Keyless Advanced; iluminação das maçanetas externas; abertura e fechamento automáticos das portas deslizantes laterais e da tampa do porta-malas (incluindo operação por movimento do pé sob o parachoque) e luzes voltadas para o chão ao redor da traseira do veículo.

Tecnologia Lane Assist, mantém o veículo centralizado na faixa de rolamento

Pacote Keyless Advanced – além do travamento das portas por meio do módulo da chave, traz controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com limitador de velocidade; sistema de câmera de visão traseira; Park Assist Plus (assistente de estacionamento autônomo); maçanetas iluminadas da porta e alarme antifurto.

Pacote Assistência Plus este adiciona ao conteúdo anterior o Travel Assist (condução parcialmente automatizada na estrada); sistema de mudança de faixa Side Assist; assistente de estacionamento autônomo em vaga memorizada Park Assist Plus; visão de área e aquecimento do volante.

Protótipo 100% autônomo do ID.Buzz já está em teste nas ruas de Munique

Fora isso, estão a caminho novas funções de auxílio, como o Travel Assist com Swarm data, que facilita a condução parcialmente autônoma em toda a faixa de velocidade e, pela primeira vez, a mudança de faixa assistida na estrada.

Essas tecnologias já estão em fase de testes pelas ruas de Munique, na Alemanha, em um protótipo do ID.Buzz totalmente autônomo.

Primeiras unidades do ID.Buzz começam a ser entregues em setembro deste ano

Formada por dez veículos, até o momento, a família ID. é concebida sobre a plataforma modular elétrica (MEB) – a primeira estrutura escalável de grande produção no mundo para carros totalmente elétricos -, desenvolvida pela Volkswagen.

Desses, já estão disponíveis no mercado europeu o hatch compacto ID.3, os SUVs urbanos ID.4 e ID.4 GTX (com tração 4×4) e, agora, o ID.Buzz.

Modelos da família ID. da Volkswagen, são montados sobre a plataforma modular elétrica (MEB)

Entre os outros modelos já apresentados como conceitos estão o sedã ID. Vizzion, a perua ID. Space Vizzion, o SUV de sete lugares ID. Roomzz, o SUV compacto ID. Crozz (cupê) e o ID. Buggy, previstos para os próximos anos.

Fonte: VW Global I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação