VW revela ID. Space Vizzion em Los Angeles

Versão perua da família de veículos 100% elétricos da marca oferece potência de até 340 cv, com autonomia de quase 600 km no padrão europeu. Produção começa em 2021




VW revela ID. Space Vizzion em Los Angeles

A Volkswagen apresentou ontem o sétimo carro conceito da família ID. – Intelligent Design – na véspera do Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos, que abre as portas ao público hoje e vai até o próximo dia 1º de dezembro.

Assim como todos os modelos da linha ID., a nova perua ID. Space Vizzion será totalmente elétrica. A gama ID. engloba o hatch compacto ID.3 – o único já disponível para reservas, na Alemanha – e pelos ainda conceitos ID. Crozz (SUV cupê), ID. Buzz (van), ID. Vizzion (cupê de quatro portas), ID. Buggy e ID. Roomzz (SUV camioneta).

VW ID. Space Vizzion

O ID. Space Vizzion é baseado na matriz modular elétrica da Volkswagen (MEB). A capacidade bruta da bateria, de 82 kWh, permite uma autonomia de até 590 quilômetros (segundo a norma WLTP, adotada pela Comunidade Europeia) ou 300 milhas (pela regulamentação da EPA, válida nos Estados Unidos).

Com potência de sistema de até 250 kW – equivalente a 340 cavalos -, na configuração 4Motion, o ID. Space Vizzion pode acelerar de zero a 100 km/h em 5,4 segundos.

VW ID. Space Vizzion

Pelo fato de não precisarem de radiador ou grande espaço para alojar o compacto motor, os veículos elétricos abrem novas perspectivas de criação para os desenhistas e engenheiros.

No caso do ID. Space Vizzion, eles aproveitaram essa liberdade para otimizar a aerodinâmica e, assim, aumentar a autonomia do veículo.

VW ID. Space Vizzion

Um detalhe marcante é o para-choque dianteiro composto por uma tela em sua parte inferior, permitindo a passagem do ar para as laterais do carro, além de um painel horizontal entre os faróis, no qual uma fenda horizontal também abre um fluxo aerodinâmico que passa sobre o capô e o teto esguios, resultando no excelente coeficiente de arrasto (Cx) de 0,24.

Além de funcionais, esses elementos contribuem diretamente para o inconfundível design exterior do carro.

VW ID. Space Vizzion

O ID. Space Vizzion combina as qualidades aerodinâmicas de um Gran Turismo com o espaço interior generoso de um utilitário esportivo, definindo assim um segmento totalmente novo, segundo a montadora.

Graças às dimensões compactas do sistema de propulsão elétrico e à bateria integrada ao assoalho, o espaço interno para os ocupantes é privilegiado.

VW ID. Space Vizzion

O compromisso do ID. Space Vizzion em ser um veículo ambientalmente amistoso não se restringe à propulsão elétrica, mas se estende aos materiais utilizados em seu interior. Eles são feitos, consistentemente, de materiais sustentáveis como o novo AppleSki – um couro artificial contendo resíduos provenientes da produção de suco de maçã.

Além disso, no interior do ID. Space Vizzion não existem cromados – eles são substituídos por uma pintura com aparência semelhante ao cromo.

VW ID. Space Vizzion

Com sua cabine totalmente digitalizada, o ID. Space Vizzion apresenta um novo posicionamento em termos de controle intuitivo. Pela primeira vez, todas as informações relevantes são exibidas num mostrador head-up (exibido no parabrisa, à altura dos olhos do motorista) em realidade aumentada. No lugar do clássico painel há um minidisplay contendo apenas informações básicas de condução.

Todas as funções de informação e entretenimento, conforto e conexão à internet, assim como ajustes do veículo, são agrupadas numa tela sensível ao toque de 15,6 polegadas, que passa a impressão de estar suspensa no ar.

O motorista também recebe informações importantes através da “ID. Light” – uma faixa luminosa interativa entre as colunas dianteiras (A), que ladeiam o parabrisa.

Segundo a fabricante alemã, o ID. Space Vizzion proporciona uma antevisão concreta do modelo de produção em série que será lançado no mercado no fim de 2021, em diferentes configurações na Europa, América do Norte e China.

A apresentação do ID. Space Vizzion foi realizada no Museu Automotivo Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, com o qual a VW mantém uma parceria. A estreia mundial do modelo coincidiu com a abertura da exposição permanente “Construindo um Futuro Elétrico”.

Fonte: VW Brasil I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo