AIRBUS REVELA SEU CARRO VOADOR NA ALEMANHA

Chamado CityAirbus NextGen, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVtol) da fabricante francesa tem design exclusivo de oito hélices e chega a 120 km/h




A gigante aeronáutica francesa Airbus apresentou ao público seu protótipo de veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVtol, na sigla em inglês) – também conhecido como “carro voador” – bem antes do voo inaugural, previsto para acontecer no final deste ano.

Chamado de CityAirbus NextGen, o modelo voltado à Mobilidade Aérea Urbana possui configuração exclusiva, com elementos de design inovadores que proporcionam arquitetura robusta e contínua, segundo a fabricante. Entre suas principais características estão as asas fixas, cauda em forma de “V” e oito hélices 100% elétricas. Veja como é o CityAirbus NextGen por todos os ângulos:

O CityAirbus NextGen está incluído na classe de duas toneladas e tem capacidade para transportar quatro pessoas a distâncias de até 80 km, em velocidade de cruzeiro de 120 km/h.

 

Ainda de acordo com a Airbus, o veículo foi projetado pensando em voos silenciosos desde o início, permitindo integração e uso suave em ambientes urbanos.

Dessa forma, continua a empresa, ele é perfeitamente adequado para uma variedade de operações de voo de curta distância.

Airbus CityAirbus NextGen

A primeira apresentação do protótipo coincidiu com a inauguração do novo centro de testes CityAirbus em Donauwörth, na Alemanha, que será dedicado a testar sistemas para veículos desta natureza.

O centro, que faz parte do programa Airbus em Mobilidade Aérea Avançada (AAM), iniciou suas operações em dezembro de 2023, com a produção da primeira unidade do CityAirbus NextGen, e agora será usado para os demais testes exigidos antes do protótipo alçar seu voo inaugural.

Airbus CityAirbus NextGen

Esses testes abrangem os motores elétricos com seus oito rotores, bem como os demais sistemas da aeronave, como controles de voo e aviônicos (como são chamados os sistemas eletrônicos de bordo das aeronaves).

“Lançar o CityAirbus NextGen pela primeira vez é um passo importante e muito real que estamos dando em direção à mobilidade aérea avançada e ao nosso futuro produto e mercado. Obrigado à nossa comunidade, equipe e parceiros em todo o mundo, por nos ajudarem a tornar isso uma realidade”, comemorou Balkiz Sarihan, Chefe dda AAM.

Airbus CityAirbus NextGen

Ao mesmo tempo, a fabricante está expandindo a sua rede global e parcerias para criar um ecossistema único que promoverá um mercado AAM viável e bem-sucedido.

Recentemente, a Airbus assinou um acordo de parceria com a LCI, uma empresa líder em aviação, para se concentrar no desenvolvimento de cenários de parceria e modelos de negócios em três áreas principais da AAM: estratégia, comercialização e financiamento.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Airbus I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário