PORSCHE CAYENNE GTS 2025 ELEVA PRAZER DE DIRIGIR A 500 CV!

Disponível nas versões standard e cupê, SUV alemão ganha maior dinamismo com motor V-8 mais potente e novas tecnologias de chassi, além de painel digital curvo




LEITURA RÁPIDA

  • Suspensão voltada para performance com componentes Turbo GT
  • Motorização de quatro litros, biturbo, puramente a combustão, com 40 cv a mais
  • Visual GTS incrementado com novos itens de design esportivo
  • Maior oferta de itens de série

Na Porsche, a abreviação GTS significa Gran Turismo Sport – o que, na prática, se traduz numa dose extra de dinamismo e desempenho extremo.

Depois de revisar quase por inteiro a família Cayenne em 2023 – que ocupa a prateleira mais alta da linha de SUVs da Casa de Stuttgart – a fabricante está completando a coleção com o lançamento da nova configuração GTS, nas versões standard e cupê.

Porsche Cayenne GTS 2025 Coupé e standard

O Porsche Cayenne GTS 2025 alia o motor V-8 biturbo, agora com 500 cv de potência – o mais poderoso entre as unidades puramente a combustão da marca – aos novos componentes de chassi, elementos exclusivos de design e maior oferta de itens de série. Tudo isso para oferecer a experiência ainda mais aprimorada tanto no uso diário quanto em roteiros de grande quilometragem, afirma a marca.

 

Esses novos modelos serão oferecidos em breve no Brasil, mas ainda não tiveram a data de chegada definida pela Stuttgart Porsche, representante oficial da marca no mercado nacional.

Por esse motivo, informações como especificações dos modelos, preços e abertura das pré-vendas serão comunicadas no período mais próximo ao lançamento no País.

DESIGN ARREBATADOR

Porsche Cayenne GTS 2025

 Seja qual for o modelo da Porsche – do supercarro 911 (cupê símbolo da marca) ao versátil e familiar SUV premium Cayenne -, a configuração GTS aplicada a eles é fácil de ser reconhecida, graças ao seu design superesportivo e único.

Nesse caso, o Cayenne traz a identificação “GTS” em preto nas laterais e na traseira do carro; painel frontal com entradas de ar maiores; faróis de LED Matrix HD e lanternas traseiras com lentes escurecidas; e as quatro pinças de freio pintadas em vermelho.

Porsche Cayenne GTS 2025

Para o modelo 2025, os desenhistas introduziram algumas atualizações. Entre elas estão os acessórios do pacote (de série) Sport Design – no qual se incluem saias laterais, insertos frontais, molduras das janelas e extensões dos arcos das rodas -, agora com acabamento em black piano (preto brilhante). Nos antecessores, alguns desses itens vinham na cor do carro.

Para destacar ainda mais a personalidade esportiva do GTS, as rodas de liga leve RS Spyder, com aro de 21″, apresentam desenho de dez raios duplos em forma de estrela, finalizadas em cinza antracite. Os pneus Pirelli PZero, de perfil baixo, têm medidas de 285/45 ZR21.

Porsche Cayenne GTS 2025 standard

Como contraste, as ponteiras esportivas do escapamento, posicionadas em duplas, uma de cada lado sob o parachoque, ganham o tom bronze escuro, no lugar da pintura na cor preta.

SUSPENSÃO DO TURBO GT

Porsche Cayenne GTS 2025 standard

A versão 2025 do utilitário esportivo de quatro portas, com capacidade para cinco ocupantes, entrega um desempenho ainda mais notável. É o resultado dos componentes de chassi trazidos do Cayenne GTS, combinados à  altura de rodagem reduzida em 10 mm, fatores que só aumentam a dose de empolgação ao volante do modelo.

Detalhando um pouco mais, o GTS vem equipado com suspensão a ar adaptativa, composta pelas tecnologias patenteadas Porsche Active Suspension Management (Pasm) e Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Além disso, todos os componentes de chassi e dispositivos de controle, – tais como o Porsche Traction Management (PTM) e o Porsche Dynamic Chassis Control (Pdcc) -, são projetados para um desempenho superior e confiável em estrada.

Porsche Cayenne GTS 2025 Coupé e standard

Os amortecedores de duas válvulas do GTS, com pressurização de dois reservatórios, dão ao carro um comportamento dinâmico, seguro e confortável.

Especificamente, os componentes emprestados do Cayenne Turbo GT são os rolamentos de pivô do eixo dianteiro. Eles permitem aumentar o ângulo negativo do câmber (inclinação vertical das rodas) em 0,58º, quando comparado com outros modelos da linha. Segundo a Porsche, isso resulta no comportamento do GTS extremamente ágil e estável nas curvas, proporcionando dirigibilidade excepcional.

40 CV A MAIS

Porsche Cayenne GTS 2025 standard e Coupé

 O motor V-8 biturbo de 4.0 litros é uma característica fundamental do Cayenne GTS. Para o modelo 2025, o engenho passou por extensa revisão técnica, que resultou em redução do consumo de combustível e aumento considerável no desempenho.

Assim, ele passa a gerar a potência de 500 cv, digna de um superesportivo, o que representa o ganho de 40 cv, em comparação com o modelo anterior. Já o torque máximo subiu de 63,2 kgf.m para 67,3 kgf.m.

Porsche Cayenne GTS 2025 standard

A transmissão automática Tiptronic S, de oito velocidades, permite o modo de trocas manuais por meio de alavancas atrás do volante (paddle shifters). Também retrabalhada, a caixa oferece mudanças mais ágeis, especialmente nos modos Sport e Sport Plus. Como resultado, o motorista pode contar com acelerações e retomadas de velocidade mais céleres, favorecendo as ultrapassagens, por exemplo.

Prova disso é que o novo Cayenne GTS (com carroceria standard) dispara de zero a 100 km/h em 4,4 segundos (0s1 a menos do que o antecessor), enquanto a velocidade máxima é de 275 km/h (6,3 km/h a mais).

Porsche Cayenne GTS 2025 standard e Coupé

Uma inovação técnica adicional é que a caixa de transferência para o sistema de tração nas quatro rodas Porsche Traction Management (PTM) possui circuito independente de resfriamento a líquido, também adotado no Turbo GT.

Sua função é manter a eficiência do conjunto, especialmente durante o uso severo em track days (nas pistas de corrida), ou em subidas e descidas de montanha, entre outras situações.

REQUINTE E TECNOLOGIA

Porsche Cayenne GTS 2025

O interior do Cayenne GTS é revestido com o material chamado Race-Tex, um tipo de tecido semelhante à camurça. Ele cobre todo o forro do teto, apoios de braço e painéis das portas, assim como a faixa central dos bancos dianteiros esportivos.

Os encostos dianteiros ganharam apoios laterais mais elevados para as costas, garantindo maior suporte nas curvas. Também de série estão incluídos o volante esportivo GT (com aquecimento) e a iluminação ambiente personalizável. Para os clientes mais exigentes, a Porsche oferece como opcionais dois pacotes internos específicos, com forrações na cor vermelho carmine ou cinza slate neo.

Porsche Cayenne GTS 2025

O painel interno Porsche Driver Experience foi introduzido na linha Cayenne a partir de 2023, e agora estreia também no GTS. Ele traz o quadro de instrumentos digital com tela curva e, opcionalmente, adiciona um monitor dedicado ao passageiro da frente.

A trilha sonora de alta fidelidade é garantida pelo sistema de áudio surround da Bose.

Porsche Cayenne GTS 2025 standard

O Cayenne GTS Coupé vem de fábrica com itens próprios dessa versão com colunas mais inclinadas na traseira, como o teto panorâmico fixo de vidro e o spoiler traseiro adaptativo. Se desejado, o escape esportivo pode vir com as ponteiras posicionadas centralmente, também em bronze escuro.

A carroceria de teto mais curto também dispõe de três diferentes pacotes de redução de peso, que podem eliminar até 25 kg. Eles incorporam teto mais leve e difusor traseiro de fibra de carbono, bem como a diminuição das camadas de material de isolamento acústico. Tudo para proporcionar o desempenho ainda mais empolgante.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: Porsche Brasil I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1033 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário