Volkswagen revela ID.4 GTX, seu primeiro 100% elétrico com tração 4×4

SUV compacto possui dois motores e chega às ruas ainda este ano. Lançamento feito em hangar mergulhou modelo real em cenários virtuais de videogames. Assista:




Volkswagen revela ID.4 GTX, seu primeiro 4x4 movido 100% a eletricidade

A Volkswagen promoveu um evento cheio de efeitos especiais num hangar do antigo aeroporto de Tempelhof, em Berlim, para apresentar o mais novo topo de linha de sua família de veículos 100% elétricos, o ID.4 GTX.

O SUV compacto é equipado com dois motores, um em cada eixo, alimentados por baterias de íons de lítio, com células distribuídas pelo assoalho do veículo. Juntos, os dois propulsores geram a potência máxima de 220 kW (299 cv) e podem funcionar em paralelo para acionar o sistema de tração nas quatro rodas – uma novidade na família ID (Intelligent Design).

Modelo tem como base o ID.4, já à venda na Europa

Com esse conjunto, o ID.4 GTX pode acelerar de zero a 100 km/h em 6,2 segundos e chega à velocidade máxima de 160 km/h (limitada eletronicamente), segundo a fabricante.

O ID.4 GTX será lançado na Europa no segundo semestre deste ano. Na Alemanha, ele terá preços a partir de 50.415 euros (cerca de R$ 328.700), sendo que os consumidores podem se habilitar ao subsídio (líquido) de 7.500 euros (R$ 48.900), oferecido pelo governo para quem optar pelos carros elétricos.

Família ID. chega a dez modelos, incluindo SUVs, hatches, sedãs, peruas e até um buggy

Agora, a família ID. já conta com dez modelos, todos construídos sobre a Matriz Modular Elétrica da Volkswagen (MEB). Durante o Salão de Xangai, na China – o primeiro grande evento internacional do setor nesta retomada pós-crise da covid-19, encerrado no último dia 28 – a montadora incluiu as estreias dos SUVs médios dessa classe, o ID.6 X e o ID.6 Crozz, ambos para sete ocupantes. Segundo a VW, até 2023 serão comercializados no país asiático oito modelos da família ID.

No interior, notam-se as duas telas digitais e os acabamentos em black piano

Por enquanto, os únicos produtos desse catálogo disponíveis no mercado (europeu) são o hatch compacto ID.3 e o SUV urbano ID.4 (base do GTX). Os outros modelos já apresentados como conceitos são a perua ID. Space Vizzion, o SUV médio ID. Roomzz, o sedã ID. Vizzion, o SUV compacto ID. Crozz (cupê), o ID. Buggy e a van ID. Buzz, considerada a descendente elétrica da Kombi, prevista para chegar às ruas em 2024.

Rampa de 525 m² serviu de tela para projeções em 3D e manobras do carro

A peça central do lançamento do ID.4 GTX foi a rampa com 525 m² de área e inclinação de 37,5%, que serviu como tela para o cenário de realidade mista (XR), e por onde o modelo “escalou” para fazer a demonstração da tração integral (4×4).  

A apresentação que misturou realidade e projeções em terceira dimensão (3D) contou com um sistema de jogos e rastreamento conhecido como “mapeamento por projeção”. Por meio de 12 projetores de altíssima definição (full HD) e 32 câmeras infravermelhas, que cobriram todo o espaço do hangar, a rampa física foi transformada num cenário virtual infinito.

Tração integral do ID.4 GTX é oferecida pelos dois motores, um em cada eixo

As imagens foram então reproduzidas utilizando a tecnologia 3D em tempo real do Unreal Engine (motor irreal), que também é aplicado no desenvolvimento de videogames.

Gráficos de alto desempenho em tempo real e narração foram combinados através de uma arquitetura escultural para criar a experiência inédita. Veja:

Uma tecnologia também incluída nos chamados games engines (ou motores de jogos) já está sendo utilizada pela Porsche (integrante do Grupo VW) para a criação dos veículos do futuro.

Fonte: Volkswagen e Porsche do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo