Fórmula 1: Pirelli retoma testes dos pneus de 18 polegadas para 2022

Nove equipes cumprirão o equivalente a 28 dias de ensaios este ano, em várias pistas. Compostos com novas dimensões tiveram desenvolvimento paralisado pela pandemia

Fórmula 1: Pirelli retoma testes dos pneus de 18 polegadas para 2022

Depois de estender a parceria com a Fórmula 1 por mais um ano – agora, até 2024 -, a Pirelli anuncia a retomada dos testes de desenvolvimento dos pneus com aro de 18 polegadas. A fabricante italiana planeja realizar dez sessões de testes ao longo deste ano como preparação para a temporada de 2022, que introduz novos regulamentos técnicos para chassis e motores, aposentando os atuais pneus de 13”.

A princípio, os pneus com maior diâmetro estavam previstos para estrear na categoria em 2021, junto com as demais mudanças técnicas; contudo, por causa da pandemia da Covid-19 que se abateu sobre mundo às vésperas da abertura da temporada do ano passado, o cronograma da Federação Internacional do Automóvel (FIA) e, consequentemente, também da Pirelli, foram adiados para 2022.

Novos Pirelli P Zero de 18 polegadas foram revelados no GP da Itália de 2019

Assim, os testes com os P Zero 18 de polegadas seguirão um planejamento ao longo de 2021 que, segundo a Pirelli, equivalerão a 28 dias, já que em algumas das dez sessões contarão com mais de um carro na pista. Todas as equipes participarão dos testes, com exceção da Williams, que enfrenta problemas de orçamento.

O programa prevê ensaios com pneus lisos (slicks), em sete sessões, e de chuva, em outras três. Serão quatro sessões avulsas – duas em Jerez e as outras em Paul Ricard e Magny-Cours -, e seis realizados imediatamente após os Grandes Prêmios do Bahrein, Ímola, Barcelona, Spielberg, Silverstone e Budapeste. As duas sessões iniciais já aconteceram em Jerez, na Espanha, de 22 a 24 de fevereiro, quando a Ferrari testou as versões para piso seco e molhado.

A Pirelli ressalva, porém, que a programação pode ter novas alterações, em função da pandemia ainda em níveis elevados em várias partes do mundo.

Apresentação dinâmica foi feita num carro da F2, pilotado por Jean Alesi

Os novos Pirelli P Zero de 18 polegadas foram vistos pela primeira vez em ação em Monza, às vésperas do Grande Prêmio da Itália de 2019, durante a volta de demonstração feita por Jean Alesi, ao volante de um carro de Fórmula 2. À época, o ex-piloto da Ferrari acompanhava o filho Giuliano, que disputava esta categoria de acesso à F1.

Na ocasião, também houve a apresentação estática dos novos pneus no paddock, que seriam testados pela primeira vez na semana seguinte, em Paul Ricard.

O atual Pirelli P Zero de 13″ (esq.) e a nova configuração de 18″

Mais do que aposentar o atual aro de 13”, o que já o torna visivelmente diferenciado, os novos Pirelli P Zero trazem mais mudanças técnicas.

Ainda em relação às dimensões, os futuros pneus dianteiros serão mais estreitos, com 207 mm de largura, em vez dos 305 mm atuais, enquanto os traseiros terão o diâmetro externo aumentado de 670 para 700 ou 720 mm, ainda a ser definido.

Arco-íris que identifica os diversos compostos atuais deixará de existir

Ao mesmo tempo, deixará de existir a paleta de cores que identifica as sete especificações dos compostos disponibilizados para pista seca atualmente: hipermacio, ultramacio, supermacio, macio, médio, duro e superduro.

A fim de facilitar a compreensão pelos espectadores, a nova gama de pneus oferecerá apenas os tipos macio, médio e duro a cada etapa.

Cobertores para pré-aquecimento de pneus também serão banidos da F1

Fora isso, estará proibido o uso dos cobertores para pré-aquecimento dos pneus, o que obrigará os próprios pilotos a levarem os compostos à temperatura ideal de funcionamento, sem auxílio externo.

Vale lembrar que os cobertores foram introduzidos na F1 na década de 1980 pelo piloto brasileiro Nelson Piquet (então na equipe Brabham), que criou e desenvolveu esse recurso durante sua passagem pela F3 inglesa, contribuindo para a conquista do título em 1978.

Confira o calendário de testes dos pneus de 18″ programado para este ano:

DATALOCALPNEUEQUIPES
22/02Jerez de la Frontera (Espanha)SlickFerrari
23 e 24/02 Jerez de la Frontera (Espanha) ChuvaFerrari
30 e 31/3Bahrein*SlickFerrari (1º dia) e Alpine (2º e 3º dias)
20 e 21/4Ímola (Itália)*SlickMercedes
11 e 12/5Barcelona (Espanha)*SlickAlpine (1º dia), Red Bull e Alfa Romeo (1º e 2º dias)
25 e 26/5Paul Ricard (França)ChuvaMercedes
6 e 7/7Spielberg (Áustria)*SlickAlpha Tauri
20 e 21/7Silverstone (Inglaterra)*SlickRed Bull (1º dia), Aston Martin e Haas (1º e 2º dias)
3 e 4/8Hungaroring (Hungria)*SlickMercedes e McLaren (1º dia), Ferrari e McLaren (1º e 2º dias)
15 e 16/9Magny-Cours (França)ChuvaAlpine

*Após o Grande Prêmio local

Fonte: Pirelli do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação