Jean Alesi apresenta pneus de 18 polegadas da F1 em Monza

Ex-piloto da Ferrari exibiu os Pirelli P Zero de 2021 fazendo uma volta rápida pela pista que é a casa da equipe do cavalinho, para delírio dos tiffosi




Jean Alesi apresenta pneus de 18 polegadas da F1 em Monza [Divulgação]

Os pneus Pirelli P Zero de 18 polegadas que farão sua estreia na Fórmula 1 na temporada 2021tiveram sua primeira apresentação pública em ação no último sábado, em Monza, véspera do Grande Prêmio da Itália. A missão de apresentar os novos compostos aos milhares de tiffosi espalhados pelas arquibancadas – os apaixonados torcedores da Ferrari – coube ao ex-piloto da equipe, Jean Alesi, em plena semana de comemorações pelos 90 anos de fundação da escuderia de Maranello.

O francês deu uma volta pelo circuito que é considerado parte da casa do “Cavallino Rampante”, ao volante do carro da Fórmula 2, categoria de acesso que adotará os novos pneus já a partir do ano que vem, como parte do programa de desenvolvimento dos compostos.

Alesi e o staff de desenvolvimento dos pneus Pirelli de 18″ [Divulgação]

Estiveram presentes o diretor-gerente da Fórmula 1, Ross Brawn, o presidente da comissão de monopostos da FIA, Stefano Domenicali, o CEO da F2, Bruno Michel, e o gerente mundial de motorsport da Pirelli, Mario Isola.

 “Foi uma experiência incrível poder mostrar à torcida italiana e para todo o mundo como os carros da Fórmula 2 vão ficar em 2020 com os novos pneus Pirelli de 18 polegadas”, comemorou o francês assim que voltou aos boxes. “Eu realmente curti esses momentos na pista onde eu conquistei duas pole positions. E este carro é ótimo de guiar!”, exclamou o francês, um dos mais cultuados pilotos da F1 na década de 1990, apesar de ter conquistado apenas uma vitória na categoria, pela Ferrari.

Alesi tem acompanhado a F2 de perto, gerenciando a carreira do filho Giuliano, piloto da equipe Trident, também italiana – a mesma que disputa a FIA F3 com o brasileiro Pedro Piquet, filho do tricampeão mundial.

Pirelli P Zero de 18″ [Divulgação]

A Pirelli também promoveu uma exposição estática dos pneus de Fórmula 1 de 18 polegadas, que serão testados pela primeira vez nesta semana, em Paul Ricard, quinta e sexta-feira.

Segundo a fabricante italiana, os novos P Zero estão prontos para marcar uma verdadeira revolução na história.

O atual Pirelli P Zero de 13″ (esq.) e o novo novo modelo de 18″ [Divulgação]

Mais do que aposentar o atual aro de 13”, o que já o torna visivelmente diferenciado, o novo P Zero traz mais mudanças técnicas.

Ainda em relação às dimensões, os novos pneus dianteiros serão mais estreitos, com 207 mm de largura, em vez dos 305 mm atuais, enquanto os traseiros terão o diâmetro externo aumentado de 670 para 700 ou 720 mm, ainda a ser definido.

Pirelli P Zero de Fórmula 1 [Divulgação]

Ao mesmo tempo, deixará de existir a paleta de cores que identifica as sete especificações dos compostos disponibilizados para pista seca atualmente: hipermacio, ultramacio, supermacio, macio, médio, duro e superduro.

A fim de facilitar a compreensão pelos espectadores, a partir de 2021, serão oferecidos apenas os tipos macio, médio e duro, a cada etapa.

Cobertores para pré-aquecimento de pneus [Divulgação]

Fora isso, estará proibido o uso dos cobertores para pré-aquecimento dos pneus, o que obrigará os próprios pilotos a levarem os compostos à temperatura ideal de funcionamento, sem auxílio externo.

Vale lembrar que os cobertores foram introduzidos na F1 na década de 1980 por Nelson Piquet (então piloto da equipe Brabham), que criou e desenvolveu esse recurso durante sua passagem pela F3 inglesa, contribuindo para a conquista do título, em 1978.

Fontes: Pirelli, FIA Fórmula 2, Globo Esporte




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo