“Taycan-le pau!” Porsche coloca modelo 100% elétrico na lama…

Na neve, campo, praia, montanha ou qualquer lugar com nova versão Cross Turismo. Conheça o aventureiro de luxo que chega a 760 cv e pode acelerar até 100 km/h em 2s9




“Taycan-le pau!” Porsche leva modelo 100% elétrico para a lama...

A Porsche acaba revela ao mundo o mais versátil dos seus veículos esportivos 100% elétricos, o Taycan Cross Turismo. Derivado do sedã lançado há dois anos, o novo crossover que chega ao mercado europeu a partir do final de junho, disponível em quatro níveis de potência, de 476 a 760 cv, com preço básico de 93.635 euros (R$ 638.590).

Assim como o Taycan original – eleito o carro mais inovador do mundo -, a nova variante Cross Turismo dispõe da propulsão elétrica com arquitetura de 800 volts e reabastecimento via plug in (ou seja, por meio de tomada conectada à rede de distribuição). O novo chassi de alta tecnologia com tração nas quatro rodas e suspensão com amortecimento a ar adaptativa também assegura uma dinâmica superior para o fora de estrada, segundo a fabricante.

Porsche Taycan Turbo S Cross Turismo

O novo desenho estendido da carroceria traz mais espaço para os ocupantes – sobretudo para os dois ocupantes do banco traseiro -, bem como para bagagens. Fora isso, os aventureiros-esportistas a bordo do Cross Turismo contam com o suporte traseiro para até três bicicletas, oferecido como acessório.

“A mobilidade elétrica é o futuro”, afirmou Oliver Blume, diretor do conselho executivo da Porsche, no lançamento mundial do Taycan Cross Turismo, realizado virtualmente a partir da tela tridimensional de 478 m² do Hyperbowl Studio, em Munique, na Alemanha.

Oliver Blume, diretor da Porsche, durante a apresentação do Taycan Cross Turismo

“Até 2025, metade dos nossos veículos novos terão acionamento elétrico – totalmente elétrico ou híbrido plug-in. Com o Taycan Cross Turismo, damos um grande passo nessa direção”, concluiu o executivo.

Porsche Taycan Turbo S Cross Turismo

Quanto ao visual, o Taycan Cross Turismo acompanha de perto o estudo de conceito Mission E Cross Turismo, apresentado no Salão de Genebra em 2018: sua silhueta é definida pela linha dinâmica do teto, se inclinando em direção à traseira – traço que os designers da Porsche chamam de flyline.

Porsche Taycan Cross Turismo

Por dentro, os passageiros do banco traseiro contam com 36 mm a mais no espaço entre a cabeça e o teto. Logo atrás, o porta-malas oferece capacidade para 430 litros, ou perto de 1.200 l com os encostos traseiros rebatidos, além de outro compartimento na dianteira, de 84 litros, tornando o Cross Turismo um veículo bastante versátil.

Porsche Taycan Cross Turismo

O novo chassi de alta tecnologia com tração total e suspensão a ar adaptativa é padrão em todas as quatro configurações. O pacote Design Off-road, opcional, aumenta a altura livre do solo em até 30 mm.

Isso significa que o Cross Turismo também pode ser adequado para transpor terrenos fora de estrada. Acionado pelo motorista, o ajuste Gravel Mode (modo cascalho) adapta diversos sistemas do novo modelo para transpor trechos de estradas esburacadas, de terra ou com pavimento solto.

Porsche Taycan Cross Turismo

O pacote Design Off-road também adiciona à carroceria elementos funcionais que reforçam a estética fora de estrada, como o revestimento do arco das rodas, as chapas de proteção sob o chassi (skid pads) dianteiras e traseiras e as soleiras.

Estão incluídos também os parabarros nas extremidades dos parachoques e das soleiras, que além de proteger a pintura contra impactos de pedras, torna o exterior ainda mais marcante.

Suporte desenvolvido pela Porsche pode levar até três bicicletas

Para os ocupantes com personalidade tão esportiva quanto à do próprio Taycan Cross Turismo, a Porsche desenvolveu um exclusivo suporte traseiro para até três bicicletas, ampliando a possibilidade de transporte desses equipamentos, inclusive para vários tamanhos e tipos, além de facilitar o manuseio.

Ao mesmo tempo, o porta-malas fica com seu espaço livre e pode ser aberto mesmo quando o suporte traseiro estiver carregado.

Porsche eBike Cross

Aproveitando a ocasião, a Porsche também está apresentando duas e-bikes (bicicletas elétricas) de alta qualidade – a eBike Sport e a eBike Cross, desenhadas para uso urbano e off-road, na mesma ordem.

Ambas contam com quadro de fibra de carbono, suspensão antimergulho e motor elétrico desenvolvido pela Shimano, capaz de levar o veículo a 25 km/h.

Sistema de propulsão do Taycan posiciona um motor elétrico em cada eixo

Assim como a versão sedã, o Taycan Cross Turismo é movido por dois motores elétricos excepcionalmente eficientes, um em cada eixo, propiciando a tração nas quatro rodas. Ambos são alimentados com a energia armazenada pelas baterias de íons de lítio, que têm capacidade de fornecimento total de 93,4 kWh.

Desenvolvida pela Porsche, a inovadora transmissão de duas velocidades é instalada no eixo traseiro. A primeira marcha garante acelerações consistentes a partir da imobilidade, enquanto a segunda, com relação longa das engrenagens, proporciona eficiência elevada e maiores reservas de energia, inclusive em altas velocidades.

Porsche Taycan Cross Turismo

Nos mercados onde está disponível imediatamente, o Taycan Cross Turismo chega em quatro configurações, todas trazendo como item de série a bateria de íons de lítio Performance Plus, com capacidade de 93,4 kWh.

Porsche Taycan 4 Cross Turismo

A opção básica Taycan 4 Cross Turismo conta com 280 kW (380 cv) de potência, função overboost (impulso) com Launch Control (controle de largada), que eleva a potência momentaneamente para 350 kW (476 cv), permitindo ao modelo acelerar de zero a 100 km/h em 5,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 220 km/h.

Autonomia fica entre 389 e 456 km, dependendo da demanda ao acelerador, de acordo com o padrão Wltp (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure), globalmente utilizado para determinar o consumo de combustível e os níveis de emissões de poluentes de veículos leves a combustão, elétricos ou híbridos entre ambos.

Porsche Taycan 4S Cross Turismo

A seguir vem o Taycan 4S Cross Turismo, com potência de 360 kW (490 cv), overboost com Launch Control de 420 kW (571 cv), propiciando a aceleração (0-100 km/h) em 4,1 segundos, máxima de 240 km/h e alcance de 388 a 452 km (WLTP).

Porsche Taycan Turbo Cross Turismo

Apesar de os motores elétricos serem incompatíveis com o uso de turbocompresseores, a Porsche mantém a nomenclatura tradicional em seus veículos elétricos.

Assim, a configuração seguinte na escala do novo modelo é o Taycan Turbo Cross Turismo, que que dispõe de 460 kW (625 cv), overboost com Launch Control de 500 kW (680 cv), aceleração em 3,3 segundos, velocidade final de 250 km/h e autonomia entre 395 e 452 km (Wltp).

Porsche Taycan Turbo S Cross Turismo

Por fim, a configuração topo de linha é a Taycan Turbo S Cross Turismo, com 460 kW (625 cv), overboost com Launch Control de 560 kW (761 cv), que faz o modelo disparar da imobilidade até os 100 km/h em 2,9 segundos, com máxima de 250 km/h. Em contrapartida, mesmo moderando no pedal da direita, a autonomia cai para 388 a 419 km, a cada carga da bateria.

Porsche Taycan Cross Turismo

No Brasil, o modelo já está disponível para pré-venda apenas na configuração básica Taycan 4 Cross Turismo, a partir de R$ 649.000 (já incluso a instalação do carregador doméstico), com previsão de entrega no segundo semestre.

Fonte: Porsche do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo