Chevrolet Onix 2020: premium, turbo e conectado ao pulso

Nova linha do líder de vendas chega totalmente renovada, incluindo motorizações, e estreia tecnologias como Wi-Fi e o inédito app com comandos pelo smart watch




Os 50 carros mais vendidos no Brasil em 2020

Seguindo a máxima de que “time que está ganhando, se não mudar, fica para trás”, a Chevrolet apresenta a segunda geração da família Onix, com tudo novo, na forma e no conteúdo.

A atualização radical acontece em pleno domínio absoluto do hatchback pequeno no mercado nacional, líder de vendas com ampla folga nos últimos três anos ininterruptos, e a caminho de emplacar mais um. A versão sedã, conhecida até agora como Prisma, muda inclusive o nome para Onix Plus.

Novos Chevrolet Onix Plus e Onix Premier 2020

Maior por fora e com mais espaço por dentro, o Onix 2020 traz o design completamente inédito e alinhado com a nova linguagem estética dos veículos globais da Chevrolet, evidenciada pela mais recente geração do Camaro, lançada no ano passado.

O modelo estreará os motores da nova geração da família Ecotec – incluindo uma inédita opção turbo, a mais econômica da categoria -, bem como sensor de ponto cego, chave presencial, assistente de estacionamento e a atualização da central multimídia “MyLink”.

Nova geração do Chevrolet Mylink

Ao mesmo tempo, o novo Onix passa a incorporar o sistema de Wi-Fi nativo, ou seja, integrado à estrutura de infoentretenimento do veículo, que oferece sinal mais forte e constante, entre outras vantagens. E, elevando ainda mais o sarrafo do conteúdo de tecnologias de conectividade, o Onix 2020 será o primeiro automóvel oferecido no país a possibilitar conexão com os smart watches, como são chamados os smartphones vestíveis no pulso. A inovação será disponibilizada ao consumidor brasileiro graças à estreia do aplicativo myChevrolet App, oferecendo uma nova forma de interação com o carro.

O novo Onix Plus começa a ser vendido este mês, enquanto o hatch está previsto para novembro. Ambos serão oferecidos com as opções de acabamento Onix, LT, LTZ e a inédita Premier, sinônimo de máxima sofisticação na gama Chevrolet, já adotada nas linhas Trailblazer e Cruze. Segundo a montadora, os preços da linha Onix 2020 não serão alterados em relação à tabela atual; dessa forma, o Onix LT 1.0 com câmbio manual tem preço básico sugerido de R$ 51.590, enquanto o sedã Prisma Plus 1.0 Turbo, manual, começa em R$ 58.790.

Chevrolet Onix Plus Premier 2020

A estrutura do novo Onix foi reforçada com 17% mais de aços de alta resistência, junto com o eixo traseiro, que ficou quatro vezes mais rígido – o que se reflete em melhor dirigibilidade, segundo a montadora. Ao mesmo tempo, o Onix também está mais leve, com a eliminação de 6kg conseguida com a suspensão reprojetada, e de outros 15kg, com os novos propulsores.

Outras melhorias paralelas que chegam com esta geração do Chevrolet são os discos de freios dianteiros redimensionados, os rolamentos de rodas de terceira geração (semelhantes aos do Cruze) e os reforços no conjunto de isolamento acústico.

Chevrolet Onix Plus Premier 2020

As novas dimensões do sedã Onix Plus adicionam 194 mm no comprimento, 41 mm na largura e 72 mm na distância entreeixos, totalizando 4.476 mm, 1.746 mm e 2.600 mm, respectivamente.

O visual externo do Onix 2020 dá as caras com a nova grade ao estilo Dual-Port da Chevrolet, que tem a parte de baixo maior para otimizar a refrigeração do motor, enquanto a superior acompanha o contorno do conjunto óptico, com o logotipo da gravata dourada ao centro.

O parachoque traz elementos aerodinâmicos esculpidos na parte inferior, ao mesmo tempo em que o capô é marcado por vincos que dão maior rigidez à chapa e seguem pelo teto até a tampa traseira. Além do aspecto estético, o novo ângulo de inclinação da cobertura do compartimento do motor foi pensado para garantir maior proteção a pedestres em caso de impacto e contribuir nas reduções da resistência do ar e do nível de ruídos em alta velocidade.

Chevrolet Onix Plus Premier 2020

Na configuração Premier, os faróis contam com projetores para ressaltar o caráter premium. Já as luzes de rodagem diurnas (DRL) em “L” contornam a base do para-choque. Na lateral, o friso cromado destaca a linha de cintura elevada e ao mesmo tempo agrega sofisticação à opção topo de linha, que traz rodas de 16 polegadas com desenho exclusivo.

Na parte traseira, o Onix Plus diferencia-se pelas lanternas bipartidas, com detalhes em relevo (3D), que se estendem até a tampa do porta-malas. O novo formato da carroceria permite também a acomodação de objetos mais largos no bagageiro, graças ao deslocamento das dobradiças para as extremidades da tampa.

Chevrolet Onix Premier 2020

Na versão hatch, a silhueta do novo Onix é mais dinâmica, com portas traseiras de contornos exclusivos, colunas “C” (traseiras) mais largas e aerofólio integrado à tampa. As lanternas também têm formato e assinatura luminosa em LED exclusivos.

O parachoque caracteriza-se pelo desenho integrado com refletores de luminosidade verticalizados nas laterais e pela moldura escura na parte inferior, onde fica a placa de licença.

Chevrolet Onix Plus Premier 2020

O novo Onix também estreia a oferta de acessórios originais, disponíveis separadamente ou em pacotes, que complementam as configurações.

O “Kit Elegance” inclui peças cromadas, para agregar aparência mais luxuosa; o “Sport” vem com spoilers dianteiros, traseiros e laterais, além rodas escurecidas; e o “Adventure” adiciona itens como protetores de parachoque, rack de teto e rodas com desenho exclusivo.

Motor Chevrolet Ecotec 1.0 Turbo

A segunda geração do Onix é impulsionada pela ainda inédita evolução do motor Ecotec de três cilindros, disponível em duas configurações: 1.0 aspirado, que rende até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque máximo, e 1.0 com turbocompressor, com 116 cv e 16,8 kgfm, na ordem.

Entre as inovações de projeto incluídas nesses propulsores estão o volante do motor de dupla massa, que absorve de forma mais eficiente as vibrações, e a correia dentada imersa em óleo, que tem funcionamento mais silencioso e eleva o intervalo de manutenção para até 240 mil km – três vezes maior do que o recomendado para as correias de borracha, utilizadas na maioria dos automóveis, atualmente.

Chevrolet Onix Plus Premier 2020

De acordo com a Chevrolet, essa maior durabilidade dos componentes do motor everte-se em menor custos das revisões fixas. Até 60 mil km, o valor está 8% menor em comparação com o modelo antecessor, afirma a fabricante, enquanto o tempo necessário para mão de obra caiu na ordem dos 16%. Além disso, o intervalo das revisões subiu de 5 mil para 10 mil km.

Também o avançado gerenciamento eletrônico do motor contribui para potencializar os resultados dos novos Ecotec, tanto acoplado à transmissão manual como à automática, ambas de seis marchas. Dessa forma, segundo dos dados fornecidos pela Chevrolet, o novo Onix Plus 1.0 Turbo Flex acelera de zero a 100 km/h em até 9,7 segundos – mais rápido do que o Cobalt 1.8, compara a marca, que leva 10s para cumprir o teste, com câmbio manual.c

Chevrolet Onix Premier 2020 em testes

E, justificando o nome Ecotec, eles apresentaram o menor consumo de combustível – e de emissões, consequentemente -, de acordo com os resultados do Inmetro divulgados pela Chevrolet. Dessa forma, destaca a marca, o novo Onix Plus posiciona-se como o modelo turbo mais econômico do mercado – pelo menos até esta segunda-feira (16), quando chega ao mercado a segunda geração, também, do seu principal concorrente, o Hyundai HB20.  

De acordo, então, com os dados de fábrica, o novo Onix Plus com transmissão manual, abastecido com gasolina, percorre 17 km/l, na estrada, e 13,7 km/l na cidade, em média; com etanol os números são 12,2 km/l e 9,6 km/l, respectivamente. A Chevrolet destaca que modelo automático também é referência em economia, mas sem divulgar os dados.

Chevrolet Onix Premier 2020

O novo Onix aumenta o conforto para todos os ocupantes. O volante tem desenho inédito, melhor empunhadura, regulagem de altura e de profundidade e tecla para limitar eletronicamente a velocidade – útil para evitar multas.

Chevrolet Onix Premier 2020

O quadro de instrumentos com velocímetro e conta-giros mantém o desenho analógico e de fácil leitura, com ponteiros iluminados por LED e molduras cromadas. Entre os dois mostradores principais fica a tela de TFT do computador de bordo.

Chevrolet Onix Premier 2020

Os bancos dianteiros com encostos e apoios de cabeça em uma só peça estão disponíveis para todas as configurações de acabamento. Para a Premier são oferecidas duas opções de combinação para o acabamento premium: preto e cinza ou preto e caramelo.

Chevrolet Onix Premier 2020

A carroceria mais larga abriu espaço para melhor acomodação no banco traseiro, tanto na altura dos ombros quanto do quadril.

A maior distância de um eixo a outro também contribuiu para oferecer 36 mm a mais de vão para os joelhos. Fora isso, o console central ganhou maior capacidade no porta-objetos e duas tomadas elétricas USB.

Chevrolet Onix Premier 2020

Redesenhado com foco no conceito de carro inteligente, o novo Onix oferece um conjunto de tecnologias até agora encontradas somente em veículos de preço muito superior.

Entre elas, destacam-se o sensor de presença da chave eletrônica (que desbloqueia o travamento das portas e o acionamento da ignição por botão), o assistente de estacionamento, o carregador de celular por indução (sem fio).

Chevrolet Onix Premier 2020

Desde as configurações de entrada, ambas as versões vêm equipadas de série com um abrangente pacote de segurança composto por airbags frontais, laterais e de cortina; controle eletrônico de estabilidade e de tração; assistente de partida em rampa; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; sistemas Isofix e Top Tether para ancoramento de cadeirinhas infantis e alerta de cintos não afivelados.

E, em caso de acidente mais grave, o sistema OnStar do carro pode avisar uma central 24h com sua posição para envio de resgate.

Chevrolet Onix Premier 2020

O novo Onix é o primeiro em seu segmento no mercado nacional a oferecer o sistema de Wi-Fi integrado ao veículo, tecnologia lançada no mercado nacional no mês passado pelo novo sedã médio Cruze Premier, e que traz uma série de vantagens.

A primeira é dispensar o uso dos dados do smartphone para acessar a internet. O acesso do Wi-Fi à internet usa um plano próprio, operado pela Claro, com conexão 4G, a mais avançada disponível no Brasil. Após os 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá assinar planos de 2 a 20 GB por mês.

Fora isso, o roteador embarcado permite a conexão com até sete aparelhos, com sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, graças à sua antena amplificada. Outra vantagem do Wi-Fi nativo são as atualizações remotas dos programas eletrônicos instalados no veículo, como já acontece nos smartphones. O sistema de bordo também pode se conectar automaticamente ao celular para utilização dos aplicativos de navegação, entre outros.

Nova geração do Chevrolet Mylink

A central multimídia traz a nova geração do sistema de infoentretenimento MyLink. Compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay, a plataforma está mais rápida, traz telas customizáveis e comando por voz, além de possibilitar o pareamento simultâneo de até dois celulares via Bluetooth.

O novo MyLink também traz tela tipo flutuante (embutível no topo do painel), que permite melhor visualização e fácil acesso a vários comandos – entre eles o do ar-condicionado digital, que adiciona a recirculação automática no Premier.

Sistema Chevrolet OnStar

Por meio dela, o motorista também tem acesso ao sistema de telemática avançada OnStar (de série para o Onix, desde 2016), acionado em um botão na base do retrovisor interno, que oferece uma gama de serviços como concierge (reservas em restaurantes por meio de comando de voz, por exemplo), consultas de rotas, solicitações de socorro mecânico e até chamada automática de resgate, em caso de acidentes graves.

Por meio de seu aplicativo, o OnStar permite comandar pelo celular diversas funções do veículo à distância, como travar/destravar portas ou ligar o ar-condicionado antes mesmo de embarcar, entre outras.  

Chevrolet Onix 2020 estreia conexão com smart watches no Brasil

Ampliando o repertório de comodidades trazidas para a tela dos smartphones, o novo Onix estreia o myChevrolet App, que permite ao motorista acessar, de onde estiver, as informações armazenadas no computador de bordo; consultar o hodômetro; conferir o nível de combustível; checar a vida útil do óleo e a pressão de cada pneu; ou, ainda, receber alertas sobre eventuais convocações para recall.

Conectado ao sistema Onstar, o app também pode gerar relatórios sobre a forma de condução a cada viagem, dia, semana ou mês, fornecendo dados úteis para análise do comportamento ao volante ou de trajetos percorridos.

Novos Chevrolet Onix e Onix Plus Premier 2020

E, sintetizando todo esse avançado conteúdo de tecnologias, o myChevrolet App estreia no mercado brasileiro a conectividade entre o automóvel e os smart watches, fazendo do Onix 2020 primeiro modelo do país com comandos por meio do dispositivo de pulso. Com ele, o motorista poderá utilizar as mesmas funcionalidades acessadas pelo smartphone, porém, agora, de maneira ainda mais prática e à mão.

Fonte: Chevrolet do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo