Chevrolet Cruze Premier com Wi-Fi chega em setembro ao Brasil

Novo topo de linha estreará conexão à internet 4G livre do celular, com sinal 12 vezes maior e para até sete dispositivos. Linha 2020 do modelo tem outras novidades




Chevrolet Cruze Premier com Wi-Fi chega em setembro ao Brasil [Divulgação]

O Chevrolet Cruze 2020 estreia no mercado nacional no mês que vem trazendo uma inovação que promete mudar completamente a experiência dos ocupantes. Isso porque, a nova configuração Premier – que chega para ocupar o topo da gama, nas opções sedã e Sport6 (hatch) – será o primeiro carro oferecido no país com conexão Wi-Fi a bordo instalado de fábrica. Segundo a marca, sua tecnologia exclusiva proporciona conexão automática de alta velocidade para até sete dispositivos simultaneamente, além dos serviços conectados na tela do veículo, entre outras vantagens.

O Cruze Premier traz ainda atualizações visuais e acabamento interno mais sofisticado, como os revestimentos premium em preto e castanho. A linha 2020 do Cruze estará disponível nas concessionárias em setembro, mas a Chevrolet ainda não divulgou se manterá as atuais configurações LT (luxo) e LTZ (alto luxo), nem os preços.

Chevrolet Cruze Premier 2020 [Divulgação]

O sistema de internet Wi-Fi integrado à arquitetura eletrônica do Cruze Premier traz como vantagens, segundo a Chevrolet, melhor funcionamento, oferecido pelo sinal até 12 vezes maior em deslocamentos, com máximo nível de segurança cibernética, além de não precisar usar os dados da conta do smartphone para acessar a internet. Apesar de os serviços poderem ser independentes, o Wi-Fi utiliza-se da estrutura do sistema OnStar, que tem o sinal fornecido pela Claro. No futuro, a tecnologia também disponibilizará na tela do painel os serviços conectados, como aplicativos que já existem hoje para smartphones.

Segundo Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da General Motors, isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser amplificada e posicionada sobre o teto, fatores que reduzem a perda de sinal proveniente de áreas de `sombra´, como são chamados os locais com algum tipo de obstáculo à conexão. “E quanto maior a velocidade de deslocamento, maior é a percepção da estabilidade de sinal que se tem a bordo do Chevrolet com Wi-Fi”, explica a executiva.

Chevrolet Cruze Premier 2020 [Divulgação]

A central multimídia MyLink de nova geração do Cruze Premier apresenta melhor resolução gráfica na tela de 8 polegadas, mais velocidade de processamento e novas funcionalidades, como navegação conectada, manual do proprietário digitalizado e atalho para agendamento online de revisão. Tudo isso mantendo a compatibilidade com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay de projeção de smartphones.

O novo sistema MyLink permite ainda o pareamento via Bluetooth simultâneo de até dois celulares, traz mais uma entrada USB no console dianteiro, carregamento sem fio (wireless) compatível com maior variedade de celulares e estreia o sistema de reconhecimento do motorista, pelo qual o carro identifica qual das chaves eletrônicas está no comando e automaticamente ajusta o conteúdo da tela para as preferencias memorizadas para cada usuário (aplicativos, estações de rádio etc.).

O sistema de telemática “Onstar” da Chevrolet, disponibilizado no Brasil desde 2015, é capaz de identificar se o veículo se envolveu em um acidente e contatar a central 24h para providenciar resgate automático, se necessário. Há também assistência na recuperação veicular em caso de roubo ou furto e apoio em caso de problemas mecânicos cobertos pelo “Chevrolet Road Service”.

Chevrolet Cruze Premier 2020 [Divulgação]

Outras novidades introduzidas pelo Cruze Premier são o botão para desabilitar o sistema Stop/Start (que desliga temporariamente o motor em paradas breves, para economizar combustível); câmera de ré de alta definição; e o sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres. Eles se juntam ao pacote de segurança já oferecido em toda a linha Cruze, que inclui o controle eletrônico de tração e de estabilidade, alertas de colisão frontal e de ponto cego, além do assistente de permanência em faixa.

A opção de topo vai adicionar, ainda, o sistema de estacionamento semiautônomo; acionamento da ignição por controle remoto para prévia climatização da cabine; sistema de som de alta definição; e banco do motorista com ajustes elétricos.

Seja qual for a configuração, o Cruze vem com motor 1.4 turbo, de quatro cilindros em linha flexível, com 16 válvulas e injeção direta de combustível – que rende 153 cv de potência a 5.200 rpm, e 24,5 kgfm de torque máximo a 2.000 rpm, ambos com etanol. A transmissão é automática sequencial, de seis marchas.

Chevrolet Cruze Premier 2020 [Divulgação]

O Cruze Premier incorpora mudanças estéticas próprias, com novos desenhos do para-choque, luzes auxiliares e grade. As grades trazem novos elementos internos, alusivos à tecnologia, e o logotipo da gravata Chevrolet ganha destaque, com moldura cromada e posição centralizada.

Na lateral, as rodas aro 17 de linhas exclusivas da versão Premier trazem acabamento diamantado na superfície e pintura escurecida na parte interna. Um friso cromado na base da área envidraçada ressalta a linha de cintura elevada e a silhueta contemporânea do carro. Na traseira, a novidade fica por conta das lanternas que agora extrapolam o limite da carroceria e trazem nova assinatura luminosa de LED.

Chevrolet Cruze Sport6 LTZ [Divulgação]

Duas novas opções de cores para a carroceria estão sendo lançadas com o Cruze Premier: o Marrom Capuccino e Azul Eclipse.

Já na configuração Sport6, a novidade são os apliques customizados nas extremidades do para-choque que acomodam as luzes auxiliares, conferindo um aspecto mais agressivo.

Chevrolet Cruze Premier 2020 [Divulgação]

Por dentro, a exclusividade do Cruze Premier está no acabamento mais refinado dos revestimentos dos painéis, bancos, volante e até do teto, que combinam as cores preto e castanho, com costuras prespontadas.

A iluminação de LED do painel e do computador de bordo digital no centro do quadro de instrumentos também ganharam novo grafismo.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo