VW Jetta GLI estreia no país, com motor de 230 cv

Versão sedã do Golf GTI, modelo compartilha tecnologias e componentes do hatch esportivo, especialmente o trem de força, que pode levá-lo aos 250 km/h




VW Jetta GLI estreia no país, com 230 cv [Divulgação]

A Volkswagen do Brasil volta a apostar no nicho dos sedãs compactos esportivos e traz para o mercado nacional, pela primeira vez, o Jetta GLI. Segundo a empresa, o modelo faz a reconexão com o consumidor brasileiro que teve (ou sonhava em ter) o Gol GT ou Voyage GTS, nas décadas de 1980 e 1990.

A configuração GLI chega para ocupar o topo da linha Jetta no mercado nacional e será a única a contar com os 230 cv do motor 350 TSI – um ganho de 80 cv em relação às demais opções R-Line, Comfortline e 250 TSI, toda equipadas com o 250 TSI, de 150 cv. Importado do México, o novo modelo faz parte da lista de 20 lançamentos previstos até 2020 no mercado nacional e desembarca ainda este mês nas concessionárias, com preço de R$ 144.990.

Volkswagen Jetta GLI [Divulgação]

A nomenclatura GLI (Gran Luxury Injection) nasceu nos Estados Unidos, mais de 30 anos atrás, época dos primeiros carros com injeção eletrônica de combustível, e se refere aos modelos mais equipados, transferindo aos sedãs o apelo esportivo GTI dos hatchbacks.

O Jetta GLI 2019 representa a sétima geração do sedã e é produzido sobre a Estratégia Modular MQB, mesma plataforma utilizada no Polo e no Virtus, entre outros modelos.

Volkswagen Jetta GLI [Divulgação]

O modelo mede 4.709 mm de comprimento, 1.799 mm de largura e 1.478 mm de altura. A distância entre eixos com 2.680 mm proporciona espaço interno confortável.

A proposta de design do Jetta GLI foi agregar ao sedã a aparência rebaixada e esportiva. Por isso, a parte inferior do veículo é toda contornada por elementos escuros, os pneus têm perfil baixo (225/45) e as rodas de 18 polegadas exibem estilo assimétrico e dinâmico (direcional). Através delas, destacam-se as pinças de freio dianteiras pintadas em vermelho.

Volkswagen Jetta GLI [Divulgação]

Na frente, o parachoque ganhou desenho esportivo e único para a versão. A grade superior tem elementos em formato de colmeia e é atravessada ao centro por um friso horizontal vermelho, evidenciando a esportividade, combinado ao logo da VW.

 Os faróis totalmente com luzes de LED têm design diferenciado em relação às demais versões, e são conectados na parte superior por uma barra cromada na cor preta.

Volkswagen Jetta GLI [Divulgação]

Na traseira chamam a atenção o difusor de ar na parte inferior do para-choque e o aerofólio sobre a tampa do porta-malas. A saída dupla de escape cromada e as identificações do modelo em vermelho complementam o visual arrojado.

As lanternas também com luzes de LED mantêm a assinatura luminosa das demais configurações do Jetta. O compartimento para bagagens tem capacidade de 510 litros.

Volkswagen Jetta GLI [Divulgação]

Por dentro, o Jetta GLI tem acabamento escuro nas forrações do teto, colunas, laterais das portas, painel e bancos.

Além realçar a esportividade, esta solução destaca os elementos cromados do volante com base reta (o mesmo do Golf GTI), capas dos pedais e soleiras de portas, bem como evidencia os detalhes em vermelho, presentes nas costuras do banco, no volante e nos tapetes.

Volkswagen Jetta GLI [Divulgação]

O Jetta GLI é o sedã Volkswagen mais rápido do Brasil, atualmente. O responsável pela patente é o motor 350 TSI da família EA888, que conta com função Start&Stop (para redução do consumo de combustível) e equipa também Golf GTI, Tiguan R-Line e Passat disponíveis no país. Outro componente que contribui para as tocadas mais esportivas ao volante é o sistema de suspensões independentes nas quatro rodas.

 O propulsor 2.0 de quatro cilindros em linha, com 16 válvulas, comando duplo variável, turbo e injeção direta de gasolina, gera 230 cv a 4.700 rpm, potência que se mantém até 6.200 rpm. O torque máximo é de 35,7 kgfm, disponível na faixa de 1.500 a 4.600 rpm. O A transmissão é a DSG, de dupla embreagem, com seis marchas. De acordo com a fábrica, o conjunto permite ao Jetta GLI acelerar de zero a 100 km/h em 6,8 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h.

Volkswagen Jetta GLI [Divulgação]

O sedã esportivo chega ao Brasil trazendo com uma extensa lista de itens de série, entre eles direção progressiva; Active Info Display (tela com dados de bordo); controlador automático de velocidade (ACC); assistente de frenagem com funções de emergência no trânsito (City Emergency Brake) e pós-colisão; e regulagem automática do farol alto (FLA).

Os equipamentos de conforto, também de série, incluem volante multifuncional revestido de couro com aletas para mudança de marcha (shift paddles); bancos revestidos em couro, com regulagem elétrica e aquecimento nos dianteiros, além de três posições de memória para o do motorista; e iluminação ambiente ajustável em dez tonalidades.

O sistema de seleção do perfil de condução oferece quatro opções: Eco, que privilegia a economia de combustível; Normal, que mantém os ajustes de fábrica; Sport, para condução esportiva; e Individual, que permite personalizar os parâmetros de direção, transmissão e de outros assistentes de condução.

Volkswagen Jetta GLI [Divulgação]

O sistema de áudio Beats, de 300 Watts de potência, conta com amplificador digital de 8 canais, quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer com ajustes especiais.

A central multimídia Discover Media tem tela de 8”, navegação integrada e conexão a smartphones por meio dos sistema Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink.

Volkswagen Jetta GLI [Divulgação]

O Jetta atingiu a nota máxima de segurança em testes realizados pelo National Highway Traffic Safety Administration – NHTSA (órgão de segurança nos Estados Unidos), que analisa os efeitos de colisões frontal, lateral e de sobreposição, além de todos os dispositivos eletrônicos de proteção e assistência à condução oferecidos de série.

Fora isso, os ocupantes são protegidos por seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina); sistema de bloqueio eletrônico do diferencial; e Função de Frenagem de Manobra (RBF).

Por conta de sua potência e desempenho superiores, o Jetta GLI é equipado com discos de freios cerca de 10% maiores em comparação às demais versões. Na dianteira, eles são ventilados, medem 312 mm de diâmetro e incluem o recurso BSW para secagem rápida, que eleva a eficiência na chuva ou logo após trafegar por trechos alagados; os traseiros são maciços têm 300 mm.

O Jetta GLI também traz as tecnologias de distribuição eletrônica da pressão de frenagem (EBD) e de assistência hidráulica à frenagem (HBA). O freio de estacionamento eletroeletrônico é acionado por meio de botão e inclui o assistente de partida em rampa.

Volkswagen Jetta GLI [Divulgação]

O único opcional oferecido para o Jetta GLI é o teto solar panorâmico, que abrange mais da metade da área do teto do veículo. As seis opções de cores da pintura da carroceria são as sólidas Branco Puro, Cinza Puro e Vermelho Tornado; as metálicas Cinza Platinum e Prata Pyrit; e a perolizada Preto Mystic.

O Jetta GLI tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, e suas três primeiras revisões são gratuitas.

Fonte: Volkswagen Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




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