O movimento de eletrificação da frota brasileira se tornou a nova rota da seda para as fabricantes de automóveis de todo o mundo. Apenas do início do ano para cá, gigantes do setor como GWM, BYD, General Motors e Volkswagen, entre outras, anunciaram aportes maciços no País voltados prioritariamente para este fim.
A mais nova integrante deste clube é a Toyota – a maior fabricante de automóveis do mundo em volume de produção, com 11,2 milhões de unidades no ano passado. Nesta quarta-feira (6), a empresa revelou o plano de investimentos de R$ 11 bilhões em suas instalações no Brasil até 2030, o que representa sua aposta mais ousada no País em 66 anos de história aqui.
Segundo o comunicado à imprensa distribuído pela montadora japonesa, os recursos visam ampliar a capacidade de produção de veículos e motores, com a introdução de novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex da marca.
Desse montante, R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026 e incluem a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, com início de produção previsto para 2025, além do lançamento de outro modelo de mesma tecnologia, desenvolvido especialmente para o Brasil.
“Estamos muito satisfeitos por ampliar nossa produção, exportar para toda a região e, assim, gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, afirma Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe.
Os novos investimentos também viabilizarão a expansão do parque fabril da empresa em Sorocaba (SP), que hoje funciona a plena capacidade – consequência direta da elevada procura, no mercado nacional e internacional, por veículos eletrificados produzidos no país.
Para fazer acontecer esse incremento da capacidade produtiva, afirma a Toyota, será necessário construir novas instalações no local, para as quais serão transferidas as operações produtivas de Indaiatuba (SP). De acordo com o plano da empresa, isto ocorrerá de forma gradual, a partir de meados de 2025, com conclusão prevista para o final seguinte.
Ainda segundo a Toyota, o movimento visa a manutenção de 100% dos empregos e a criação de 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba.
As contratações terão início em meados de 2026 e, até 2030, deverão alcançar dois mil novos empregos diretos. Somando-se aos postos de trabalho indiretos, essa iniciativa pode representar aproximadamente a abertura de dez mil novas vagas na cadeia produtiva.
O aumento da capacidade de produção e a introdução de modelos eletrificados possibilitarão a localização adicional de peças, componentes e sistemas de alta tecnologia, afirma a montadora. Neste caso, o processo de aumento da localização será iniciado com a montagem do motor do sistema híbrido em 2025, na planta de Porto Feliz (SP).
Como próximo passo, a montagem de baterias será realizada na fábrica de Sorocaba a partir de 2026, para equipar os veículos híbridos já produzidos localmente.
Recentemente, a Toyota do Brasil, em cooperação com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), promoveu o etanol brasileiro globalmente durante as primeiras reuniões do G20 – o principal fórum de cooperação econômica do mundo – realizadas no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de fevereiro.
Na ocasião a montadora forneceu a frota de 30 veículos Corolla e Corolla Cross, sendo 22 híbridos flex, para o transporte de delegações internacionais.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: Toyota Brasil I Imagens: Divulgação
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