Novo Mercedes-Benz Actros é o primeiro caminhão de série sem retrovisores

Quinta geração do extrapesado estreia tecnologias inovadoras como a “Mirrorcam”, que troca os espelhos por câmeras e telas digitais, com vantagens até no consumo

Novo Mercedes-Benz Actros é o primeiro caminhão de série sem retrovisores [Divulgação]

A caminho das concessionárias alemãs, a quinta geração do Mercedes-Benz Actros – revelada em setembro, no 76º IAA Commercial Vehicles, em Hannover -, faz a estreia de diversas tecnologias inovadoras no segmento, entre elas a MirrorCam, um sistema de retrovisão totalmente computadorizado, desenvolvido em parceria com a Bosch.

Além da considerável melhoria do campo visual ao redor do veículo, elevando o nível de segurança acima das exigências legais, segundo a Mercedes, o tamanho compacto e o formato das câmeras externas também diminuem o arrasto aerodinâmico do veículo – o que se traduz nas reduções do nível de ruídos e, principalmente, do consumo de combustível.

Mercedes-Benz Actros 2019 [Divulgação]

Ao invés dos grandes retrovisores, a tecnologia MirrorCam adiciona ao novo Actros dois discretos suportes externos, em formato de L, instalados logo acima das portas e voltados para a traseira do caminhão, onde são embutidas as câmeras.

Com isso, antes mesmo de que a MirrorCam entre em ação, o campo visual do motorista e dos demais ocupantes já são beneficiados pelas ausências dos espelhos e de suas estruturas.

Mercedes-Benz Actros 2019 [Divulgação]

No interior da cabine, as duas telas retangulares de 15” – semelhantes aos tablets – exibem as imagens capturadas pelas câmeras. Posicionadas junto às colunas dianteiras, elas permitem que o motorista mantenha a prática de “olhar para os espelhos” normalmente, sem lhe exigir qualquer adaptação ergonômica ou nos hábitos de direção.

Mas, muito além de apenas refletir o que se passa junto às laterais do caminhão, as telas inserem digitalmente na imagem linhas-guia e indicações, fornecendo parâmetros ao motorista de forma que o retrovisor comum jamais poderia fazer.

Mercedes-Benz Actros 2019 [Divulgação]

Por exemplo, ao ser acionada a luz indicadora de direção (pisca), a tela exibe a melhor trajetória a ser seguida; e enquanto o veículo estiver contornando a curva, a imagem da tela do lado de dentro da tangência muda o ângulo conforme o movimento do veículo. O alerta do assistente de esterçamento (Turning Assistent) é mostrado repetitivamente nas telas.

Fora isso, as linhas de distância mostram a posição do tráfego atrás do veículo, e uma indicação manual pode ser usada para marcar a extremidade do reboque. Também são facilitadas as manobras à ré e em pátios, com o auxílio de uma tela especial, no painel, com amplo campo de visão.

Mercedes-Benz Actros 2019 [Divulgação]

E as vantagens trazidas pela MirrorCam vão além da segurança e da dirigibilidade. Por causa da eliminação dos grandes retrovisores externos, a tecnologia também traz uma real melhoria em termos de aerodinâmica, o que beneficia diretamente o consumo de combustível.

De acordo com os testes pré-lançamento, o novo Actros é 3% mais econômico em rotas de longa distância do que o seu antecessor, e até 5% trajetos interurbanos.

Mercedes-Benz Actros 2019 [Divulgação]

Além de ser o primeiro caminhão de série com câmeras no lugar dos retrovisores, o novo Actros também traz uma série de tecnologias inovadoras para o auxílio ao motorista.

O veículo conta agora com duas telas coloridas e táteis no painel; uma delas substitui o quadro de instrumentos convencional atrás do volante, e a outra no centro do painel, que pode ser conectada à internet por meio dos sistemas Android Auto e Apple Carplay.

Mercedes-Benz Actros 2019 [Divulgação]

A segurança também é elevada a outro nível por meio da condução parcialmente autônoma oferecida pelo novo Active Drive Assist (Assistente de Direção Ativo), o qual pode frear, acelerar e esterçar o volante, em qualquer velocidade.

Simultaneamente, o Active Brake Assist 5 (quinta geração do Assistente de Frenagem Ativo) proporciona auxílio no caso de uma inevitável colisão frontal ou outras batidas – inclusive, se necessário, o acionamento totalmente automático dos freios.

Mercedes-Benz OM 471, geração 3 [Divulgação]

A Actros 2019 estreia, ainda, a segunda geração do motor OM 471, de seis cilindros em linha e 12,8 litros de cilindrada. Composta por cinco configurações, com e potências que variam de 421 a 530 cv, a série de motores apresenta novo sistema de injeção de combustível X-Pulse (common rail); turbocompressor produzido “em casa” e ainda mais eficiente; além da nova patente do sistema de recirculação de gases do escapamento para redução das emissões.

A transmissão usa a caixa G211, com sistema automatizado PowerShift 3, de 12 velocidades, com o inédito mecanismo da alavanca do tipo “cão”, o qual dispensa os sincronizadores.

Por fim, vale ressaltar que, entre os automóveis, o primeiro modelo a sair de fábrica com câmeras no lugar retrovisores é o sedã Lexus ES, equipado com a tecnologia Digital Side-View Monitors, lançado em outubro passado, mas, por enquanto, restrito ao mercado japonês.

Veja algumas tecnologias do novo Mercedes-Benz Actros em ação: