Ford Caminhões encerra atividades no Brasil

Fábrica de onde saem as linhas Cargo e Série F, além do hatch Fiesta, será desativada até o final do ano. Decisão é parte da reestruturação da marca na América do Sul




Ford Caminhões encerra atividades no Brasil [Divulgação]

Chega ao fim uma história de 100 anos. A Ford Motor Company anunciou nesta tarde que deixará de atuar no segmento de caminhões na América do Sul, como parte da ampla reestruturação de seu negócio global.

Por conta dessa decisão, a empresa encerrará as operações de manufatura na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) ao longo de 2019 e deixará de comercializar as linhas Cargo, F-4000, F-350 e Fiesta ao final dos estoques.

Ford F-4000 [Divulgação]

“A Ford está comprometida com a América do Sul por meio da construção de um negócio rentável e sustentável, fortalecendo a oferta de produtos, criando experiências positivas para nossos consumidores e atuando com um modelo de negócios mais ágil, compacto e eficiente”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.

De acordo com o comunicado da montadora, a decisão de deixar o mercado de caminhões foi tomada após vários meses de busca por alternativas, que incluíram a possibilidade de parcerias e venda da operação. A manutenção do negócio exigiria um volume expressivo de investimentos para atender às necessidades do mercado e aos crescentes custos com itens regulatórios sem, no entanto, apresentar um caminho viável para um negócio lucrativo e sustentável.

Além dessa decisão, a reestruturação em andamento na Ford América do Sul inclui outras iniciativas, entre elas a redução em mais de 20% dos custos referentes ao quadro de funcionários e à estrutura administrativa em toda a região; o fortalecimento da linha de produtos, com ênfase em SUVs e picapes e encerramento da produção do Focus na Argentina; e, por fim, a expansão das parcerias globais, como a recente aliança com a Volkswagen para desenvolver picapes de médio porte.

Ainda segundo Watters, a Ford trabalhará com todos os seus parceiros para realocar os colaboradores da fábrica a ser desativada – cerca de 2.800 funcionários -, bem como atuará em conjunto com concessionários e fornecedores para manter o apoio integral aos consumidores em relação a garantias, peças e assistência técnica.

Primeiro Ford F-600 produzido no Brasil [Divulgação]

A presença marcante dos caminhões Ford pelas ruas e estradas do Brasil remonta a 1.919, quando a marca começou a importar os componentes e montar no país o modelo TT – derivado do automóvel modelo T -, apenas dois anos após o lançamento da versão de carga nos Estados Unidos.

A produção nacional dos caminhões da Ford teve início em 26 de agosto de 1.957, na antiga fábrica localizada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com o modelo F-600, equipado com motor V8 a gasolina. A iniciativa foi incentivada pelo plano de metas do governo de Juscelino Kubitschek conhecido como Geia (Grupo Executivo da Indústria Automobilística), o qual tinha como base a implantação de um polo fabril desse setor no país.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo