Novo Peugeot 208 é revelado e traz versão 100% elétrica

Totalmente reformulado, hatch nasce sobre a avançada plataforma modular da PSA, oferece duas outras motorizações a combustão e estreia funções semiautônomas




Novo Peugeot 208 é revelado e traz versão 100% elétrica [Divulgação]

A Peugeot revelou hoje, na França, a segunda geração do hatchback compacto 208, seu modelo mais popular no mundo, atualmente. A apresentação acontece dez dias antes da primeira aparição do modelo para o público, que acontecerá no Salão de Genebra.

O novo Peugeot 208 será oferecido em seis configurações de acabamento: Like, Active, Allure, GT Line and GT. Desde o lançamento, vai contar com três tipos de motorização, das quais três opções a gasolina, uma a diesel e, pela primeira vez, a versão eletrificada, batizada de e-208.

Novo Peugeot 208 [Divulgação]

Além do estilo distinto e original, o interior do novo 208 também traz a última geração do Peugeot I-Cockpit e diversos recursos de auxílio à condução, normalmente reservadas para os segmentos mais elevados e caros.

Lançado em 2013 como sucessor do 207, o Peugeot 208 foi redesenhado desde a base para esta nova versão. O montado passa a ser montado sobre a mais recente plataforma do Grupo PSA – que reúne a Peugeot e Citroen, entre outras marcas -, conhecida como CMP (sigla em inglês para Plataforma Modular Comum). Dedicada aos segmentos compactos B e C, ela é 30 kg mais leve em relação à base atual do 208, além de mais aerodinâmica.

O novo Peugeot 208 é mais longo, largo e baixo do que a versão hoje em produção. A carroceria apresenta linhas mais limpas e esportivas. As configurações GT Line e GT trazem molduras na cor preta ao dos arcos das rodas, fazendo parecer que as rodas de 17” têm diâmetro ainda maior. 

Novo Peugeot 208 [Divulgação]

Seguindo o design visto nos recém-lançados Peugeot 3008, 5008 e 508, a traseira do novo 208 também traz a faixa horizontal na cor preta no centro da tampa traseira, ligando as duas lanternas em formato tridimensional, que incluem as luzes de rodagem diurna (DLR).

Exclusivamente para o e-208, a configuração GT é ainda mais exclusiva, com insertos em tecido Alcantara (tipo de camurça) e rodas de 17” com insertos especiais, entre os detalhes.

O novo 208 será oferecido nas cores amarelo Faro (metálica), azul Vertigo e vermelho Elixir, todas elas com o teto na cor preta Black Diamond.

Novo Peugeot 208 [Divulgação]

Por dentro, o modelo traz a novíssima geração da arquitetura Peugeot i-Cockpit, que inclui o head-up display 3D, para exibição de informações no para-brisa. O conceito do Peugeot i-Cockpit é baseado na estrutura em três níveis, sintetizados como Olho (ou, seja, disposição facilitada das informações dentro do campo de visão do motorista), Mãos (mínimo esforço para o acesso e toque agradável nos comandos) e Corpo (conforto para os ocupantes e facilidade de limpeza).

Novo Peugeot 208 [Divulgação]

Novo Peugeot 208 oferece, desde o lançamento, três tipos diferentes de motorização: gasolina, diesel e elétrica. Na primeira opção, o motor Puretech de três cilindros e 1,2 litro de cilindrada é disponível com três faixas diferentes de potência: com 75 cv e transmissão manual de 5 marchas; com 100 cv e câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades; ou, ainda, de 130 cv e transmissão automática de 8 marchas.

A segunda opção é o BlueHDi a diesel, de quatro cilindros e 1,5 litro, que gera 100 cv, acoplada à transmissão manual de 6 marchas.

Novo Peugeot e-208 [Divulgação]

E, finalmente, a estreante versão elétrica do compacto, como motor 100% elétrico de 100 kW (equivalente a 136 cv) e torque máximo de 26,5 kgfm, disponíveis desde zero km/h e que proporciona acelerações instantâneas.

O Peugeot e-208 disponibiliza três modos de condução: Eco, para maior autonomia; Normal, mais confortável para o uso diário; e Sport, no qual o hatch pode acelerar de zero a 100 km/h em 8,1 segundos. São disponíveis também dois modos de frenagem – Moderado e Aumentado – com diferentes níveis de conversão da energia cinética em eletricidade, que é enviada para armazenamento na bateria.

Novo Peugeot e-208 [Divulgação]

Com capacidade de fornecer 50kWh, a bateria de íon lítio, refrigerada a líquido, oferece ao veículo a autonomia de 340 km no mínimo e conta com garantia de oito anos.

Por ser 100% elétrico, o Peugeot e-208 tem sistema principal de recarga do tipo plug in (conexão com a rede elétrica). O reabastecimento pode ser efetuado em três modos, com tempo mínimo que varia entre 16 horas, para recarga total, a 30 minutos, para 80% da carga, dependendo da conexão utilizada.

Também é possível comandar a recarga remotamente pelo smartphone por meio do aplicativo MyPeugeot, o qual permite iniciar ou interromper o processo a qualquer momento, bem como checar o nível da carga.

Novo Peugeot 208 [Divulgação]

O novo Peugeot 208 também traz pela primeira vez o sistema Drive Assist, que engloba diversas funções semiautônomas de auxílio ao motorista, entre elas o piloto automático adaptativo (Adaptive Cruise Control), que mantém automaticamente a distância do carro à frente; o assistente de estacionamento (Full Park Assist); e as funções de monitoramento da atenção do motorista (Driver Attention Monitoring) e de pontos cegos (Active Blind Spot Monitoring), o qual corrige a rota autonomamente, se necessário.

Fora isso, a câmera do Drive Assist também pode ler as placas de parada, sentido obrigatório e de limite de velocidade, com recomendação ao motorista, nesse último caso.

Novo Peugeot 208 [Divulgação]

A conectividade a bordo utiliza a tecnologia Peugeot Mirror Screen para o espelhamento do smartphone, compatível com os protocolos MirrorLink, Apple CarPlay e Android Auto.

O conteúdo multimídia inclui ainda o recarregador de celular por indução, posicionado no console central, e o sistema de navegação TomTom Traffic, que indica, em três dimensões (3D), as condições do trânsito e as zonas de risco, em tempo real.

Novo Peugeot e-208 [Divulgação]

O novo Peugeot 208 chegará ao mercado europeu em meados do ano, mas a pré-venda já está disponível, por meio de um site específico disponibilizado pela marca, na França.

Os consumidores brasileiros terão de esperar um pouco mais, já que a previsão é de que o modelo desembarque aqui somente em 2020. Resta saber se e-208 também será oferecido, de imediato, no mercado nacional.

Fonte: Peugeot do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo