A Peugeot está de volta ao segmento dos hatches compactos 1.0 com o relançamento dessa versão do 208, retirada de linha desde que o modelo deixou de ser fabricado em Porto Real (RJ), em 2019. Agora com sua linha de montagem transferida para El Palomar, na Argentina, a opção de entrada da marca francesa no Brasil passa a oferecer uma versão ainda mais básica, trazendo sob o capô o propulsor de três cilindros Firefly, produzido pela Fiat, graças à sinergia aberta pela incorporação de ambas as marcas ao Grupo Stellantis.
A novidade chega disponível em duas configurações de acabamento, Like e Style, e se junta à família do modelo de entrada da marca, totalmente remodelada e introduzida no mercado brasileiro em 2020, com as opções Active e Allure, ambas com motor 1.6 flex de 118 cv, e a e-208 GT, 100% elétrica, com potência de 136 cv (100 kW).
Além do novo motor, o Peugeot 208 1.0 vem de série com itens bastante valorizados pelo consumidor, com destaque para a central multimídia Connect com tela tátil de 10,3” (26,1 cm), que permite a conexão sem fio com o smartphone por meio das plataformas Android Auto e Apple Car Play) e as luzes de rodagem diurna (DRL) em LED no formato de “dente de sabre”, que caracterizam o design da segunda geração do compacto.
Fora isso, o novo “felino” de base da marca ainda traz os acionamentos elétricos para vidros e retrovisores, entradas USB (para recarga de equipamentos eletrônicos) e controle de estabilidade e tração, entre outros.
Emprestado do Fiat Argo, o motor flex 1.0 Firefly de três cilindros é inteiramente construído em alumínio, tem 999 cm³ de cilindrada e alimentado por sistema de injeção de combustível multiponto. As duas válvulas por cilindro tiveram a geometria melhorada – o que resulta em melhor rendimento do motor em baixas rotações, maior economia de combustível e menores níveis de emissões e de ruído, segundo a Peugeot – e são movimentadas por meio de comando simples no cabeçote, acionado por corrente, o que garante maior durabilidade e, praticamente, dispensa manutenção.
A potência alcança os 75 cavalos com 100% de etanol, e 71 cv somente com gasolina, ambas a 6.000 rpm; já o torque máximo é de 10,7 ou 10 kgf.m, respectivamente, a 3.250 rpm também com os dois combustíveis. Tanto na configuração Like quanto na Style o câmbio é manual de cinco velocidades.
De acordo com os resultados dos testes de consumo de combustível feitos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o PBE, o Peugeot 208 1.0 Like, que tem peso de 1.047 kg, obteve, com etanol, as médias de 10,4 km/l, na cidade, e de 11,3 km/l, na rodovia. Com gasolina, os índices foram de 14,7 e 16,3 km/l, respectivamente.
Já na versão Style, que pesa 55 kg a mais (1.102 kg), por conta dos equipamentos extras, as médias com o combustível vegetal foram de 9,6 km/l, em ciclo urbano, e de 11 km/l, no rodoviário; já com o produto fóssil, o gasto foi de 13,6 km/l, na cidade, e 15,5 km/l, na rodovia. Além do conceito “A”, que classifica os veículos com melhor eficiência energética, o novo Peugeot 208 1.0 também recebeu o selo Conpet, como o mais econômico da categoria.
Como é praxe para a marca, o novo 208 tem no estilo um de seus pontos mais fortes, com design expressivo e alinhado com a atual identidade mundial da Peugeot.
Sua carroceria com linhas puras formam uma silhueta arrojada e atraente, apresentando um sutil equilíbrio entre robustez e esportividade. Nesta nova geração, o Peugeot 208 é baseado na plataforma global CMP – uma das mais modernas do Grupo PSA, formado pela Peugeot e Citroën -, que, segundo a fabricante, agrega benefícios como robustez, confiabilidade, maior conforto acústico e térmico. Com ela, o compacto ficou mais longo, largo e baixo em relação ao antecessor, com dimensões de 4.055 mm de comprimento, 1.738 mm de largura, 1.453 mm de altura e entreeixos de 2.538 mm. O porta-malas pode acomodar até 265 litros de bagagens e o tanque de combustível tem capacidade para 47 litros.
A nova assinatura visual da Peugeot é marcada pelo visual feroz na parte fronal, criado pelo pelos faróis segmentados em três barras inclinadas, que simulam as marcas das garras dos grandes felinos, alinhados à iluminação diurna 100% de LED (diodo emissor de luz) na forma de dentes de sabre, remetendo à feição intimidadora dos maiores predadores da natureza.
O design dianteiro é dominado pela peça única que compõe o parachoque e integra perfeitamente a ampla grade, que passa a ostentar ao centro o novo logotipo do leão que identifica a marca. Já o nome do modelo está posicionado imediatamente acima, próximo ao recorte do capô.
A traseira do novo Peugeot 208 é caracterizada pela faixa horizontal com acabamento em preto brilhante (black piano), que atravessa horizontalmente a tampa do porta-malas, unindo as lanternas – também dotadas de elementos luminosos na forma de três garras, em sintonia com a aparência dianteira.
Para a pintura externa, o novo 208 é oferecido nas opções branco banquise (sólida), branco nacré (perolizada), mais as metálicas cinza aluminium, preto perla nera e azul quasar.
O design primoroso do novo 208 se estende ao interior da cabine, onde se encontra outra marca afiada da Peugeot, o i-Cockpit. O posto de condução patenteado pela fabricante francesa expande as sensações e o prazer de dirigir, combinando a posição elevada para o motorista com o painel totalmente pensado para dispor os comandos com o mínimo desvio do olhar e movimento das mãos.
O volante Sport Drive, de dimensões reduzidas e base achatada, complementa a experiência exclusiva. No centro do i-Cockpit destaca-se asérie de teclas de alternância, que controlam as principais funções do veículo.
Além de todos os recursos de conectividade já mencionados no início do texto, a central multimídia Peugeot Connect incorpora a projeção do aplicativo Cart, que facilita ainda mais a jornada de mobilidade do consumidor.
Entre suas funcionalidades, ele permite o pagamento seguro e integrado para produtos e serviços de várias marcas, incluindo o sistema Conectcar para uso em pedágios e estacionamentos, com franquia de 12 meses para os clientes Peugeot.
Em relação aos equipamentos, o novo Peugeot 208 1.0 Firefly sai de fábrica já bem incrementado. Desde a configuração básica Like, ele vem com quatro airbags (dois frontais e dois laterais); volante Sport Drive; central multimídia Peugeot Connect com espelhamento sem fio para o smartphone; luzes DRL “dentes de sabre”; duas entradas USB; retrovisores externos e vidros com comandos elétricos; controles de estabilidade (ESP) e de tração (TC); e rodas de 15″, montadas com pneus 195/65.
Também de série, o alarme perimétrico é acionado se as portas ou tampa traseira forem abertas sem o destravamento por meio da chave, mas não no caso da quebra dos vidros.
Já a configuração de topo para o motor 1.0 registra a chegada da marca Style no Brasil, trazendo a mesma roupagem utilizada pela Peugeot no mercado europeu.
Assim, o conteúdo do 208 Style 1.0 Firefly traz todos os itens listados acima, com adição da grade Dark Chrome (escurecida); faróis totalmente de LED (diodo emissor de luz) com detalhes cromados; capas dos retrovisores e o exclusivo aerofólio traseiro com acabamento Black Diamond (preto brilhante); saída de escapamento com ponteira cromada; e rodas de 16” também com aparência escurecida Dark Style e pneus 195/55. O 208 1.0 Style ainda traz o teto panorâmico (único no segmento), que amplia o requinte e a sensação de liberdade a bordo.
Por dentro, a opção mais equipada traz bancos com revestimento Style; nicho para recarga sem fio de smartphone por meio de indução (wireless charger); sensores de estacionamento traseiros; e sistema Visiopark 180º, que projeta imagens da câmera de ré na tela multimídia.
A identificação Style é vista em plaquetas (badges) posicionadas na coluna C, no lado de fora, e bordada nos tapetes exclusivos, no interior da cabine.
Mas, como não poderia deixar de ser, todo esse requintado conteúdo de design e comodidade tem lá o seu preço: já disponível nas concessionárias, o novo Peugeot 208 1.0 chega no valor de R$ 72.990, para a configuração Like, e de R$ 79.990, para a Style.
Ainda assim, o compacto importado do país vizinho custa menos do que o nacional Fiat Argo 1.0 Flex 4P 2022, que usa a mesmíssima motorização, mas não sai por menos de R$ 76.917.
Fonte: Peugeot do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação
Modelo | Peugeot 208 Style |
Origem | Argentina |
Preço sugerido | R$ 79.990 |
Garantia | 3 anos |
Tipo | Hatchback compacto, 4 portas |
Construção | Chassi com estrutura de aço e carroceria de aço estampado |
Nível de segurança contra impactos* | Duas estrelas no padrão Latin Ncap |
*Graduação máxima: cinco estrelas
Comprimento | 4.055 mm |
Largura | 1.738 mm |
Altura | 1.453 mm |
Vão livre do solo | N/D |
Entreeixos | 2.538 mm |
Peso total (tanque cheio) | 1.102 kg |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,33 |
Ocupantes | 5 |
Capacidade do porta-malas | 265 litros |
Tanque de combustível | 47 litros |
Tipo | Dianteiro, transversal, três cilindros em liha, flexível em combustível, bloco e cabeçotes de alumínio, duas válvulas por cilindro |
Diâmetro x curso | 70 x 86,5 mm |
Cilindrada | 999 cm³ |
Taxa de compressão | 13,2:1 |
Potência | 75 cv (Etanol) ou 71 (Gasolina) cv / 6.000 rpm |
Potência específica | 75 cv/litro |
Peso/potência | 14,7 kg/cv |
Torque | 10 (Etanol) ou 10,7 (Gasolina) kgf.m / 3.250 rpm |
Tipo | Manual |
Marchas | 5 |
Tração | Dianteira |
Dianteira | Tipo pseudo-McPherson, independente, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra estabilizadora |
Traseira | Travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos pressurizados a gás e barra estabilizadora |
Dianteiro | Discos de aço ventilados |
Traseiro | Tambores |
Equipamentos | ABS e REF (distribuição eletrônica de frenagem) |
Assistência | Elétrica com assitência variável |
Raio de giro | N/D |
Rodas | Alumínio, aros de 16″ |
Pneus | 195/55 R16 |
Combustível | Etanol | Gasolina |
Urbano (km/l) | 9,6 | 13,6 |
Rodoviário (km/l) | 11 | 15,5 |
Conforme dados de fábrica
Classificação | A |
Selo Conpet (nível máximo no segmento) | Sim |
Conforme Inmetro
Dióxido de carbono (CO2) | 385,3 |
Óxido de nitrogênio (NOx) | 38,6 |
Classificação | B |
Conforme Inmetro
Aceleração (zero a 100 km/h) | N/D |
Velocidade máxima | N/D |
Conforme dados de fábrica