Fiat Strada 2021: enfim, uma nova geração para a veterana campeã

Líder de vendas nos últimos 20 anos, picape pequena é recriada à imagem e semelhança da "irmã" Toro, ganhando design mais moderno, maior espaço e tecnologias inéditas

Fiat lança a segunda geração da Strada

A Fiat realizou uma transmissão ao vivo, por meio de seu canal de vídeos na internet, na manhã de hoje, para lançar a segunda geração da picape compacta Strada, veículo mais vendido do segmento nas últimas duas décadas. E, logo de cara, fica claro que a renovação foi radical e inspirada no sucesso da “irmã” maiorzinha, transformando a Strada em uma espécie de “mini Toro”.

Para substituir o modelo lançado originalmente em 1998, e reestilizado por cinco vezes, a Fiat Strada 2021 foi criada a partir de um projeto saído do zero, que vai muito além do visual mais moderno, compartilhado da caminhonete média da Fiat (também renovada há poucos dias). A versão de cabine dupla da nova Strada, além de ampliar o espaço interno, especialmente para os três ocupantes de trás, passa a oferecer a comodidade das quatro portas, algo inédito no segmento. Já a opção de cabine estendida, com duas portas, agora chamada de Plus, ganha mais espaço atrás dos bancos e teve o volume útil da caçamba aumentado.

Fiat Strada Freedom Plus 2021

A estrutura inteiramente nova da segunda geração da Strada também demandou que toda a parte mecânica (suspensão, freios, direção etc.) fosse redesenhada. Como alternativa ao motor 1.4 – única herança admitida no novo modelo, além do nome consagrado, obviamente – destaca-se a volta da opção 1.3, enquanto a 1.8 deixa de ser oferecida. E, claro, como não poderia deixar de ser, o conteúdo de tecnologias também ganha uma considerável atualização, incorporando equipamentos de última geração como o controle de tração avançado E-Locker (TC+) e anova central multimídia Uconnect 7”, com espelhamento das funcionalidades e aplicativos do smartphone na tela do painel do veículo, incluindo o acesso à internet, por meio de conexão sem fio (wireless).

O catálogo de configurações da nova linha Fiat Strada também foi adequado à linguagem da Toro, além de reduzido. Na base da tabela, deixa de ser oferecida a versão de cabine simples. A partir de agora, as configurações básicas recebem o nome de Endurance (no lugar da Working e Hard Working), com opções de cabine dupla ou estendida e motor 1.4 Fire. A opção intermediária foi mantida como Freedom, mas passa a vir equipada com o motor 1.3 Firefly (no lugar do 1.4), e estreia a versão estendida, como opção à cabine dupla.

A mudança vai até o topo da gama, agora representada pela Volcano 1.3, no lugar da Adventure 1.8, que sai de cena, ao menos por enquanto. Em todas as configurações, a nova Strada é equipada com a transmissão manual de cinco marchas. A tabela com as cinco opções e preços da nova Strada está no final do texto.

Fiat Strada Volcano 2021

A renovação radical trazida pela nova Strada 2021 começa com a plataforma modular MPP, a mesma utilizada nos compactos Argo (hatch) e no Cronos (sedã), porém dimensionada sob medida para a picape. Um dos méritos do novo modelo, segundo a Fiat, é preservar as características pelas quais o modelo, sempre foi reconhecido, como versatilidade, qualidade, confiança, robustez e custo-benefício no uso de trabalho.

A utilização de aços nobres de alta e ultra alta resistências na estrutura do veículo – parte deles resultante do processo de estampagem a quente (hot stamping) dos componentes -, foi aumentada em 90% em sua base (under body), elevando em 10% a rigidez torcional da carroceria, além de oferecer maior resistência contra impactos. Ao mesmo tempo, por ser mais leve, também contribui para reduzir o consumo de combustível e o rastro de poluentes.

Fiat Strada Volcano 2021

Ainda de acordo com a fabricante, a nova estrutura reforçada foi testada sistematicamente no Safety Center recém-instalado em sua fábrica de Betim, MG. Além dos testes de impacto convencionais (crash tests), frontais e laterais, o veículo passou também pelo inédito ensaio de colisão lateral contra poste. O desenho da área frontal prevê, ainda, uma proteção especial ao pedestre, pelo fato de amortecer seu corpo sobre o capô, em caso de atropelamento, reduzindo os riscos de lesões nas pernas e na cabeça.

O conteúdo de segurança das configurações com cabine dupla é complementado, de série, pela adição dos airbags laterais, totalizando quatro bolsas, e o sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis, com ancoragem superior (top tether).

Fiat Strada Freedom Plus 2021

Mesmo inspirado nos elementos da picape Toro, o design da nova Strada, desenvolvido pelo FCA Design Center Latam, também em Betim, tem identidade própria. Sua aparência robusta é marcada pela frente elevada, que combina traços do subcompacto Mobi e da família Argo/Cronos, bem como pelas nervuras no capô.

Outro destaque é o grupo óptico de LED (diodo emissor de luz), com desenho mais afilado e que incorporam os faróis auxiliares de longa distância e as luzes de rodagem diurna (DRL – Daytime Running Light) – diferentemente da Toro, que tem a iluminação permanente disposta logo acima dos faróis principais.

As configurações Freedom e Volcano incluem os faróis de neblina, posicionados na base do parachoque. Segundo a Fiat, todo esse conjunto produz 1.700 lúmens, cerca de 20% a mais de capacidade do que seu principal concorrente – leia-se Volkswagen Saveiro.

Ainda sobre a aparência frontal, a grade imponente passa a ostentar no centro da peça o novo logotipo da marca e, no canto inferior esquerdo, traz a discreta e elegante “Fiat flag”, uma bandeirinha estilizada com as cores oficiais da Itália, que vai compor a identidade visual dos carros da marca, daqui por diante.

Fiat Strada Freedom Plus 2021

Apesar do design inspirado na Toro, vista de lado, a configuração de cabine estendida da nova Strada lembra mais a Chevrolet Montana, outra de suas concorrentes diretas. Já na opção para cinco ocupantes, aí sim, as duas picapes da Fiat se confundem pelo visual, até pela característica das quatro portas.

Em ambas as versões da Strada, estendida ou dupla, o perfil é marcado pela linha de cintura ascendente, caixas de rodas com recorte quadrado e superfícies que sugerem robustez.

Fiat Strada Volcano 2021

Na traseira, as lanternas com desenho também emprestado da Toro compõem a assinatura luminosa do modelo.

Outra novidade inédita é o sistema de mola que alivia o esforço para manuseio da tampa da caçamba em 60%, sem comprometer sua capacidade de suportar peso, que admite até 400 kg.

Fiat Strada Endurance Plus 2021

A adoção da plataforma MPP também tornou possível desenvolver novas suspensões dianteira e traseira, em busca da melhoria do conforto e da dirigibilidade do veículo. Assim, foram implementadas novas molas, amortecedores e geometria do conjunto, além de componentes totalmente redesenhados, como a travessa e a barra estabilizadora, na frente, e o eixo de trás.

O novo conjunto de amortecimento também elevou a distância livre do solo do modelo, que pode chegar a 214 mm, dependendo da configuração. Com isso, os ângulos de entrada (de até 24º) e de saída (até 28º) estão entre os melhores da categoria, sublinha a marca.

Fiat Strada Endurance Plus 2021

O novo arranjo das suspensões também proporcionou melhorias na funcionalidade da picape, como o maior vão de carga na caçamba entre todas concorrentes, com 1.059 mm entre as torres que sustentam e encobrem os amortecedores.

Isso proporciona o espaço útil de 844 litros, na cabine dupla, e de 1.354 litros, na cabine Plus, ideal para a acomodação de volumes maiores. As capacidades de carga são de 650 kg e 720 kg, na mesma ordem.

Fiat Strada Freedom Plus 2021

O vão de carga modular recebeu trilhos de suporte para acessórios originais da Mopar (pertencente ao grupo Fiat Chrysler Automoiles), como divisórias e cargo box, além de quatro ganchos inferiores e superiores para amarração dos volumes transportados. A tampa traseira com travamento reduz o risco de furto do estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba, para otimizar o espaço de serviço.

Na dianteira, a nova plataforma oferece o diâmetro de giro de 10,7 m (o melhor da categoria, segundo a marca), e permite a adoção da moderna arquitetura eletrônica, garantindo equipamentos de conforto, segurança e de entretenimento com tecnologias vistas somente em veículos de categorias superiores.

As configurações de entrada Endurance – mais utilizadas para o trabalho – vêm equipadas com o motor 1.4 Fire, de oito válvulas, que gera potência de 88 cv (etanol) e 85 cv (gasolina), ambos a 5.750 rpm, e picos de torque de 12,5 e 12,4 kgfm, respectivamente, a 3.500 rpm.

Fiat Strada Freedom 2021

Nas opções de acabamento mais sofisticadas, Freedom e Volcano, a nova Strada é impulsionada pelo moderno quatro cilindros 1.3 Firefly, também com oito válvulas, que entrega 109 cv a 6.250 rpm e 14,2 kgfm, abastecido com etanol, ou 101 cv a 6.000 rpm, e 13,7 kgfm a 3.500 rpm, com gasolina. De acordo com os testes no Inmetro, trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento, certificado com a nota máxima (A) em consumo.

Entre 2003 e 2005, a Fiat Strada já havia contado com uma opção de motor 1.3, o Fire 8V, movido apenas a gasolina, de 67 cv.

Fiat Strada Volcano 2021

Como itens de série inéditos em todas as configurações, a nova Strada vem, entre outros recursos, com o controle de estabilidade com assistente de partida em rampa, e o controle de tração avançado E-Locker (TC+). Esse último é voltado para situações de off-road que envolvem pisos escorregadios ou situações em que uma das rodas de tração fica suspensa. Ao acionar a tecla TC+, o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que veículo passe pelo trecho; a função é desativada automaticamente, a partir de 65 km/h.

O mesmo sistema TC+ ativa o ABS Off-Road, uma calibração que melhora o comportamento de frenagem quando é necessário o acionamento do ABS, sobretudo em superfícies soltas como areia, terra, brita e neve.

Fiat Strada Volcano 2021

O desenvolvimento da nova picape levou em consideração, de sobremaneira, a praticidade e o conforto a bordo. Isso resultou no acesso facilitado pelas inéditas portas traseiras e no espaço do banco de trás suficiente para acomodar três adultos, com o assento central dotado de cinto de três pontos e encosto de cabeça.

Fiat Strada Volcano 2021

As portas dianteiras têm ângulo de abertura de 70º, enquanto para as traseiras é de 80º, facilitando a movimentação dos ocupantes. Internamente, a cabine aumentou em 30% o número de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para acomodar celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais.

O conforto é ampliado pelo baixo índice de ruídos, graças, em parte, também à plataforma MPP, que permitiu a instalação estratégica de material fono-absorvente. O bem-estar a bordo é favorecido, ainda, pelo sistema de ar-condicionado concebido para climatizar a cabine de maneira uniforme.

Fiat Strada Volcano 2021

No entanto, o maior destaque no interior da Strada 2021 é a nova central multimídia Uconnect 7”. O sistema de infoentretenimento de última geração inclui tela sensível ao toque de sete polegadas, conexão sem fio (wireless) com até dois celulares, e acesso à internet pelas plataformas Apple CarPlay e Android Auto.

Fiat Strada Volcano 2021

O sistema desenvolvido pela FCA no Brasil é mais intuitivo, funcional e amigável, oferecendo funções como navegação conectada ao Waze e Google Maps; música (por meio de streaming ou MP3); reconhecimento de voz (disponível pelas tecnologias Siri e Google Voice); leitura e resposta de mensagens com as mãos livres (handsfree); e integração com calendário.

A tela personalizável, com baixo reflexo e ajuste de brilho, exibe os controles de todas as funções do veículo, incluindo o computador de bordo. Há ainda uma segunda porta USB à disposição dos passageiros.

Fiat Strada Freedom Plus 2021

A partir da configuração Freedom, a nova Strada vem equipada, de série, com volante multifuncional; direção com assistência elétrica; quadro de instrumentos com tela tátil de 3,5” e alta definição (TFT); retrovisores com ajuste elétrico; sensor de pressão dos pneus; capota marítima e rodas de liga leve, entre outros itens.  

A topo de linha Volcano adiciona vidros traseiros elétricos; bancos revestidos com mescla de couro e tecido; volante forrado de couro; faróis de LED; câmera de ré; e sensor de estacionamento. Sua personalidade fica ainda mais evidente pelas presenças da capota marítima, barras longitudinais no teto; santantônio; e pneus 205/60 R15 ATR.

Fiat Strada Endurance Plus 2021

A estreia da linha Strada 2021 vem acompanhada por pacotes de opcionais formatados para cada configuração. Para a Endurance, são oferecidos o Pack Worker, que adiciona alarme; travas e vidros com acionamentos elétricos; terceira luz de freio (break light); comandos elétricos na fechadura da caçamba e no bocal do combustível; e banco do motorista com ajuste de altura.

Fiat Strada Freedom 2021

O Pack Audio inclui rádio e autofalantes; porta USB frontal; e volante multifuncional. E o Pack Teck, que traz a central multimídia Uconnect 7”; quadro de instrumentos digital de 3,5”; alto-falantes; duas portas USB; volante parcialmente revestido de couro, com controles de áudio; câmera de ré; e sensor de estacionamento.

Para a intermediária Freedom, o pacote opcional Pack Teck acrescenta central Uconnect 7”; alto-falantes; câmera de ré e sensor de estacionamento. Por fim, a topo de linha Volcano, que já vem completa, tem como opcional apenas as rodas de liga leve de 16” com desenho exclusivo e pneus 205/55.

Fiat Strada Volcano 2021

A lista de acessórios da Mopar para personalizar a nova Fiat Strada oferece mais de 50 itens originais, metade deles inéditos para o modelo. Entre eles, destacam-se os estribos laterais; santantonio; extensor de caçamba; divisor e bolsas para o compartimento de carga; engate; e suportes para bicicleta e escada.

Fiat Strada Endurance Cabine Dupla 2021

Pela primeira vez, a picape Strada conta com três anos de garantia de fábrica, com pacotes opcionais que podem chegar a cinco anos de cobertura.

O plano Amplo, também adquirido em separado, oferece para as configurações com motor 1.3 o valor de R$ 1.284 para as três primeiras revisões, redução de 27,3% comparado à principal concorrente, segundo a Fiat. Para a motorização 1.4, o custo total é de R$ 1.336, economia de 22% em relação à configuração equivalente da mesma concorrente.

Fiat 147 Pick-Up 1978

Em 1978, com o lançamento da pequenina e simpática Fiat 147 Pick-Up, a montadora italiana inaugurou o segmento das caminhonetes compactas, uma variante dos carros de passeio que só existe no Brasil e se estendeu para as outras marcas. Em 1980, a picape da Fiat recebeu caçamba com maior capacidade e o nome de City; pouco mais adiante, ganhou também a frente do hatch Spazio. Depois, a partir da estreia do Uno, em 1983, com sua nova plataforma, a Fiat lançou a picape Fiorino, mantida até hoje na versão furgão.

Fiat Strada LX 1998

Até que, em meados da década seguinte, com a chegada do Palio, também com uma base estrutural ainda mais evoluída, a marca teve a oportunidade de reinvestir no segmento, então dominado então pela VW Saveiro, e desenvolveu a Strada, apresentada ao mercado em 1998.

Fiat Strada Adventure 2019

Desde então, foram vendidas mais de 1,5 milhão de unidades do modelo, segundo a marca italiana, com o recorde de 58,2% de participação no segmento das picapes compactas registrado no ano passado.

No mesmo período, junto com a Toro, os modelos corresponderam a 41,4% das vendas de picapes no país – segmento que, por sua vez, representou 12,9% do total de veículos comercializados no mercado nacional em 2019.

Fiat Strada Volcano 2021

Veja como ficou a tabela da linha Fiat Strada 2020:

Configuração Cabine Motor Preço básico
Endurance Plus 1.4 Fire
R$ 63.590
Endurance Dupla 1.4 Fire R$ 74.990
Freedom Plus 1.3 Firefly R$ 69.490
Freedom Dupla 1.3 Firefly R$ 77.990
Volcano Dupla 1.3 Firefly R$ 79.990

Fonte: Fiat do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação