GM apresenta a Hummer EV, sua primeira picape 100% elétrica

Modelo com três motores tem potência de 1000 cv e baterias com autonomia acima de 560 km. Sistema de tração e-4WD inova no off-road ao esterçar as quatro rodas

GM apresenta a Hummer EV, sua primeira picape 100% elétrica

A General Motors – grupo automotivo que reúne as montadoras Chevrolet, Buick, Cadillac e GMC, além de diversas empresas de autopeças e tecnologia – revelou nos Estados Unidos a sua primeira picape totalmente movida a eletricidade, a Hummer EV. Prevista para chegar ao mercado a partir de setembro de 2021, o modelo ostentará a marca GMC, marcando a estreia da fabricante de picapes e de caminhões (e da própria GM) na categoria dos super utilitários com zero emissão.

A Hummer EV utiliza uma tecnologia de propulsão específica para veículos elétricos de última geração, chamada Ultium, combinada a tecnologias inovadoras, pensadas para permitir a superação das mais desafiadoras trilhas, como o sistema de tração eletrônico e-4WD com esterçamento das quatro rodas e o monitoramento por câmeras embaixo da carroceria.

GMC Hummer EV Edition 1

O design marcante e futurista da picape Hummer EV apresenta detalhes minuciosos, como a letra “H” estampada em várias peças. A robustez e o apelo tecnológico do veículo também são transmitidos por meio dos efeitos do sistema de iluminação externo e interno. E tudo isso aliado a uma envolvente experiência de bordo para os ocupantes, segundo a fabricante.

A picape elétrica da GMC será oferecida em quatro versões, com diferentes níveis de potência e de autonomia, e começa a chegar ao mercado em setembro de 2021. A configuração de estreia será a Hummer EV Edition 1 – equipada com três motores, totalizando 1.000 cv de potência, a maior prevista para toda a gama, e autonomia acima de 560 km -, com preço básico de US$ 112.595 (ou R$ 628.280, pelo câmbio de hoje). Confira mais detalhes técnicos e preços de todas as configurações na tabela ao final do texto.

GMC Hummer EV

A Hummer EV é o terceiro modelo apresentado neste ano que utiliza a nova plataforma modular global da GM para veículos elétricos combinada ao sistema Ultium de propulsão e baterias. Os outros dois foram o utilitário esportivo Cadillac Lyriq e a van autônoma Origin, projetada pela empresa de tecnologia Cruise, que acaba de receber permissão para rodar com carros sem motorista na cidade de São Francisco, na Califórnia.

GMC Hummer EV Edition 1

A Hummer EV tem dimensões de 5.507 mm de comprimento, 2.201 mm de largura sem os espelhos (e 2.380 com eles) e distância entreeixos de 3.445 mm. Com vão livre do solo de 275 mm, o modelo dispõe do ângulo de ataque de 41,5º, obstáculo de 22,3º e de saída com 31,6º.

Embaixo da carroceria, a nova picape conta com uma blindagem composta de chapas de aço reforçado, que aumentam a proteção aos componentes posicionados nesta região, especialmente as baterias, distribuídas na forma de placas pelo assoalho do veículo.

GMC Hummer EV Edition 1

Ao mesmo tempo, graças à rigidez estrutural dessa arquitetura, o Hummer EV oferece a opção de viajar a céu aberto, com teto infinito e painéis removíveis e transparentes (Sky Panels), que podem ser armazenados no compartimento frontal do veículo.

Para maior comodidade, o vidro traseiro e o capô contam com acionamentos elétricos, e a tampa traseira MultiPro oferece seis posições funcionais, que podem servir de escada para facilitar o acesso ao interior da caçamba.

GMC Hummer EV Edition 1

O sistema de propulsão Ultium foi criado a partir um novo conceito de baterias e motores específicos para veículos elétricos, ambos de propriedade da GM. Seu conjunto de tração e-4WD, composto por três motores independentes, no caso da Hummer EV Edition 1, distribuídos entre as duas unidades de propulsão do utilitário, é capaz de gerar cerca de 1.000 cavalos de potência e 1.500 kgf.m de torque, de acordo com as estimativas da empresa, o que assegura o alto desempenho ao veículo tanto em pisos asfaltados como no off-road.

GMC Hummer EV

O conjunto de baterias do sistema Ultium da Hummer EV Edition 1 é composto por 24 módulos e pode fornecer, com carga total, energia suficiente para alimentar os três motores por até 560 km, conforme os testes preliminares.

A tecnologia que muda mecanicamente a conexão das baterias do modo paralelo para o em série torna o Hummer EV compatível com os carregadores DC de 350 kW, que em apenas dez minutos de recarga permite rodar mais 160 km, aproximadamente.

GMC Hummer EV

Uma das inovações mais impressionantes da nova Hummer EV é o sistema de tração nas quatro rodas com o exclusivo recurso do CrabWalk (passo do caranguejo).

Ele permite que as rodas traseiras e dianteiras sejam esterçadas num mesmo ângulo, a baixas velocidades, proporcionando o movimento diagonal do veículo, ideal para transpor trechos de trilhas sinuosos e estreitos, sem espaço para manobras.

GMC Hummer EV

A suspensão adaptativa a ar, com a função Extract Mode, possibilita ao motorista elevar a altura da picape em até 150 mm, facilitando a transposição de terrenos rochosos ou alagados.

Os pneus Goodyear Wrangler All Territory MT, com aro de 35 polegadas, de série, e opções de até 37”, são próprios para uso em lama. Com eles, afirma a GM, a super picape elétrica é capaz de realizar escaladas verticais com quase meio metro de altura e travessias de áreas molhadas de até 610 mm de profundidade.

GMC Hummer EV

O interior da Hummer EV reúne materiais de primeira linha e design de linhas retas.  No centro do painel destaca-se a tela flutuante do sistema multimídia, com 13,4 polegadas, enquanto o motorista dispõe de outro visor bem à sua frente, com 12,3”, onde são exibidas as informações de desempenho do veículo e do sistema de navegação.

Elas também mostram os dados dos principais equipamentos off-road do veículo, assim como as condições do terreno. Entre as informações estão torque instantâneo, ativação do bloqueio do diferencial, ângulos de inclinação e balanço da carroceria, ciclo de fricção e o funcionamento do sistema de vetorização de torque.

GMC Hummer EV

A tela central também é conectada ao sistema UltraVision, composto por 18 câmeras espalhadas debaixo da carroceria, para que se possa ter uma visão realmente panorâmica do veículo, e em diversos ângulos, para o reconhecimento virtual do terreno.

Além de protegidas, elas contam, também, com sistema para lavagem das lentes. Isso auxilia o condutor inclusive a posicionar corretamente os pneus diante de determinados obstáculos.

GMC Hummer EV

A Hummer EV virá equipada com a versão mais recente do assistente de direção autônoma Super Cruise. O recurso permite dirigir sem utilizar as mãos por mais de 320 mil km em estradas onde o uso dessa função já é permitido.

A tecnologia também traz a função que pode determinar qual momento ideal para mudança de faixa nas rodovias e iniciar a manobra, respeitando as normas de sinalização.

GMC Hummer EV

Segundo a GM, a ideia é transformar o motorista em protagonista durante sua experiência ao volante do Hummer EV, a todo o momento. Para isso, a configuração Edition 1 contará com um pacote exclusivo de equipamentos de ponta.

Um deles é o Watts to Freedom (ou “watts para liberdade”), função acionada pelo motorista que libera totalmente os recursos de aceleração da propulsão elétrica, permitindo que a picape dispare de zero a 100 km/h em 3 segundos, aproximadamente, de acordo com a estimativa da fabricante.

GMC Hummer EV

Outro desses recursos é o controle do modo de direção, que permite ao motorista ajustar parâmetros dinâmicos do veículo conforme as diferentes condições de terreno, tais como a divisão de torque entre as rodas dianteiras e traseiras, assim como as configurações de direção nas quatro rodas. Fora isso, há ainda o modo Terrain, que aumenta a altura do veículo em 5 cm, aproximadamente.

O trabalho ao volante é facilitado, ainda, pelo controle de direção adaptável, que oferece o amortecimento contínuo tanto no asfalto quanto fora dele. Confira todas as novidades e aptidões da nova Hummer EV no vídeo (em inglês):

A Hummer EV será produzida na planta da GM de Detroit-Hamtramck, fundada há cerca de 40 anos, que recebeu o investimento de US$ 2,2 bi para estar apta a produzir a picape mais a impressionante da história centenária da marca.

Veja mais detalhes sobre as configurações da picape 100% elétrica da GMC:

ConfiguraçãoNº de motoresPotênciaAutonomiaVendasPreço básico (US$
Hummer EV Edition 1 31000 cv350 milhasset 2021112,595
Hummer EV 3x 3800 cv300 milhasset 202299.995
Hummer EV 2x 2625 cv300 milhasmar 202389.995
Hummer EV 2625 cv250 milhasmar 202479.995

Fonte: GM do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação