Porsche Taycan é eleito o carro mais inovador do mundo

Soluções tecnológicas incorporadas ao primeiro modelo 100% elétrico da marca de Stuttgart – boa parte delas, inéditas - foram premiadas por cientistas na Alemanha




Porsche Taycan é o carro mais inovador do mundo

O Porsche Taycan é o mais importante condutor de inovação no mercado automotivo, graças ao total de 27 novos desenvolvimentos incluídos no primeiro modelo totalmente elétrico da marca alemã. Dessas, 13, ou quase a metade, são globalmente inéditas.

Estas são as conclusões do novo relatório AutomotiveInnovations, publicado na Alemanha pelo Centro de Gerenciamento Automotivo (CAM, na sigla em inglês). A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (14), em formato digital e transmitida pela internet.

Porsche Taycan

As inovações reconhecidas pelos cientistas no Porsche 100% livre de emissões locais incluíram a arquitetura de 800 volts, bem como a transmissão de duas velocidades no eixo traseiro, a alta recuperação de energia de até 265 kW e o melhor coeficiente aerodinâmico do segmento, com cx de 0,22.

O CAM é um instituto científico independente para consultoria automotiva estratégica e empírica, bem como para a pesquisa em mobilidade, subordinado à Universidade de Ciências Aplicadas, sediada em Bergisch Gladbach, na região de Colônia, no noroeste alemão. Desde 2005, junto com a auditoria e consultoria Price Waterhouse Coopers (PWC), eles reconhecem as inovações mais significativas em sua premiação anual. Para o relatório referente a 2019/20, foram avaliados 250 veículos de produção, aproximadamente.

Porsche Taycan

O Porsche Taycan foi apresentado em abril de 2019, em duas configurações, que apesar de totalmente elétricas, mantém as nomeações Turbo e Turbo S dos modelos a combustão da marca. O fastback de quatro portas é movido por dois motores elétricos excepcionalmente eficientes, um em cada eixo, propiciando a tração nas quatro rodas. Ambos são alimentados com a energia armazenada pelas baterias de íons de lítio, que têm capacidade de fornecimento total de 93,4 kWh.

A opção de topo Turbo S pode gerar a potência de até 560 kW – equivalente a 761 cavalos -, com consumo combinado de 0,29 kWh/km e emissão de CO2 de 0 g/km, além da potência de impulsão extra, combinada ao controle de largada (Launch Control). O Taycan Turbo entrega até 500 kW (680 cv), com consumo combinado de 0,26 kWh/km, também sem qualquer emissão local.

Porsche Taycan

A transmissão de duas velocidades instalada no eixo traseiro é uma inovação desenvolvida pela Porsche. A primeira marcha garante ao Taycan ainda mais aceleração a partir da imobilidade, enquanto a segunda, com relação longa das engrenagens, assegura elevada eficiência e maiores reservas de energia, inclusive em altas velocidades.

O potencial de recuperação de energia de até 265 kW é significativamente maior do que os dos modelos concorrentes. Os testes dinâmicos mostraram que aproximadamente 90% das frenagens diárias são efetuadas apenas pelos motores elétricos, sem que fosse necessário acionar os freios hidráulicos das rodas.

Porsche Taycan

A capacidade de entrega imediata do torque total típica dos motores elétricos confere ao Taycan o poder de acelerar da imobilidade até 100 km/h em 2,8 segundos, na configuração Turbo S, e em 3s2, na Turbo – nos dois casos, marcas melhores do que as da maioria dos esportivos a combustão. A velocidade máxima das duas configurações com tração nas quatro rodas é de 260 km/h.

Em relação à autonomia, o Turbo S pode rodar até 412 quilômetros a cada carga completa da bateria de propulsão, e o Turbo até 450 km – nos dois casos, conforme o padrão Wltp (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure), procedimento padrão utilizado globalmente para aferir os níveis de emissões de poluentes e de consumo de combustível em veículos leves a combustão, totalmente elétricos ou híbridos entre ambos.

Porsche Taycan

O Taycan é o primeiro veículo de produção com sistema de tensão de 800 volts, em vez dos usuais 400 volts dos carros elétricos, atualmente. Segundo a Porsche, isso traz uma vantagem particular para os motoristas do Taycan durante as viagens: usando a estação de corrente contínua (DC) da rede de reabastecimento (equivalente às bombas de combustível), em pouco mais de cinco minutos a bateria pode ser recarregada o bastante para mais 100 km de viagem.

Em condições ideais, o tempo de recarga para 80% do estado de carga (SoC – State of Charge) é de 22min50s, com potência máxima de recarga de 270 kW. Os proprietários do Taycan também podem recarregar confortavelmente seus carros durante a noite, assim como fazem com o celular, por meio da corrente alternada (AC) de 11 kW disponível em casa.

Em tempo: o nome Taycan vem da união de dois termos de origem turca e pode ser traduzido como “a alma de um jovem cavalo espirituoso”. 

Fonte: Porsche I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




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