Renault cede frota 100% elétrica para Fernando de Noronha

Os seis veículos serão usados pela administração da ilha. Ação integra o programa local de redução de emissões de CO2, que eliminará motores a combustão até 2030




Renault cede frota 100% elétrica para Fernando de Noronha [Divulgação]

A Renault entregou no último sábado (8) os primeiros carros 100% elétricos para a Administração Distrital de Fernando de Noronha. Os seis veículos – três Zoe, dois Twizy e um Kangoo Z.E. – e os quatro carregadores foram cedidos para uso oficial, em regime de comodato.

A marca também abriu a venda desses modelos para os moradores locais, com condições especiais de pagamento.

Renault cede frota 100% elétrica para Fernando de Noronha [Divulgação]

A parceria da Renault com a Administração da ilha faz parte do Projeto Noronha Carbono Zero, para a circulação dos carros 100% elétricos em Fernando de Noronha, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Na semana passada, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou um Decreto-lei que veta a entrada de carros, motos, ônibus e caminhões que emitam dióxido de carbono a partir de 10 de agosto de 2022, permitindo apenas a circulação de unidades já presentes na ilha.

Renault Twizy [Divulgação]

O documento também limita o número de autorizações ecológicas que serão concedidas para quem quiser obter um veículo em acordo com as especificações ambientalmente corretas.

A nova legislação ainda prevê que, a partir de 2030, sejam retirados da ilha todos os veículos movidos a gasolina, álcool e óleo diesel. 

Renault Zoe [Divulgação]

“O nosso objetivo é zerar a emissão do carbono na ilha até 2030, conforme as premissas do Noronha +20, que são regidas pela sustentabilidade em diversas áreas da gestão pública. Noronha Carbono Zero, através dos carros elétricos, é apenas o início de novas opções sustentáveis para a mobilidade e a matriz energética da ilha”, diz Guilherme Rocha, Administrador da ilha.

Renault cede frota 100% elétrica para Fernando de Noronha [Divulgação]

No Brasil, desde 2013 a Renault comercializa veículos elétricos para empresas e projetos de mobilidade sustentável com os modelos: Zoe, Twizy, Kangoo Z.E. e Fluence Z.E..

Ao todo já são mais de 200 veículos elétricos Renault em circulação no país, número que coloca a marca como líder de veículos 100% elétricos também no Brasil. 

Renault Kangoo Z.E. [Divulgação]

Desde 2015, um Kangoo Z.E. já roda em Fernando de Noronha, abastecido exclusivamente por energia solar fotovoltaica, para estudos feitos pela companhia de fornecimento de eletricidade de Pernambuco (Celpe) sobre o desempenho operacional desta mobilidade em área de preservação ambiental.




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo