Mopar lança engate integrado para Jeep Renegade

Acessório original não muda visual do veículo, além de trazer vantagens funcionais e reduzir riscos de danos a terceiros. Novidade é encontrada nas concessionárias




Mopar lança engate integrado para Jeep Renegade

Um dos itens mais procurados do mercado de acessórios, o engate acaba de ganhar uma versão inovadora para o Jeep Renegade, de qualquer ano e configuração de acabamento. Oferecida pela Mopar, a divisão de equipamentos e acessórios originais do grupo Fiat Chrysler Automobiles (dono também da icônica fabricante de utilitários esportivos), o reboque se diferencia por ser removível e ter o suporte embutido no parachoque.

Assim, além de trazer o visual mais harmonioso ao Renegade, segundo a Jeep o novo equipamento traz vários benefícios funcionais, como não afetar a distância livre do solo nem o ângulo de saída do veículo, diferentemente dos similares convencionais. E mais o aval da equipe de engenharia de fábrica. Entretanto, ainda pode-se acrescentar que, ao ser removida a ponteira (quando o acessório não estiver em uso, obviamente), retirando-se facilmente a trava de pressão e o pino de fixação, eliminam-se também os riscos de “caneladas” para os pedestres e de danos ao veículo de trás, nas manobras de estacionamento, por exemplo.

Ponteira pode ser removida facilmente quando o engate não estiver em uso

Fabricado com aço especial de alta resistência, o novo engate tem peso de 13 kg e capacidade de reboque de 400 kg (seguindo a especificação do veículo). Compatível como todas as configurações de acabamento e anos de fabricação do Renegade, o engate integrado pode ser adquirido nas concessionárias autorizadas da marca e tem preço sugerido de R$ 1.650, com a instalação de toda a estrutura metálica inclusa.

A adaptação do sistema elétrico (chicote e módulo) é cobrada à parte e os valores variam de uma concessionária para outra. Veja como é feita a instalação:

A marca antecipa que, em breve, o acessório também poderá ser encomendado pelo cliente no pedido do veículo zero quilômetro, para que ele seja instalado ainda na fábrica, como já acontece com vários outros acessórios disponíveis para os modelos da FCA.

Alma e aço e a ponteira, fixada por meio de pino transversal e trava de pressão

Para a instalação, o parachoque do veículo é recortado e a alma de aço por trás dele (também conhecida como crash box, ou caixa de impacto) é substituída por uma feita com as mesmas especificações e que já inclui o suporte do engate.

Moldura do parachoque

Dessa forma, o acabamento fica perfeito, graças à moldura que cobre o recorte do parachoque, dando a impressão de que o Renegade já saiu da linha de montagem com o item.

Fonte: Jeep do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1023 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo