A Ford anunciou que vai oferecer pela primeira vez no mercado europeu o Mustang Mach 1, que teve uma nova edição especial revelada em junho, nos Estados Unidos, com desempenho ainda mais elevado. Assim como a primeira geração – que completou seu 50º aniversário de lançamento no ano passado -, a edição especial do cupê fastback faz uma ponte entre os modelos Mustang GT e Shelby.
O design externo do Mustang Mach 1 lembra os icônicos modelos dos anos 1960 e 1970, com faixa no capô, listras laterais e rodas exclusivas de 19 polegadas. Cada modelo é identificado com uma placa trazendo o seu número de produção.
Equipado com o motor V8 5.0 com calibração e refrigeração especial, com 460 cv de potência a 7.500 rpm, o novo Mach 1 será o primeiro Mustang de produção a ser oferecido na Europa com a opção de transmissão manual Tremec de seis velocidades e alto desempenho, emprestada do Shelby GT350, além da automática de dez marchas.
Combinado à aerodinâmica aprimorada para as pistas, esse trem de força confere ao novo Mustang Mach 1 o desempenho coerente com a tradição desse ícone: zero a 100 km/h em 4,3 segundos com câmbio automático, ou 4s6 com o manual, e velocidade final de 249 km/h.
Segundo a Ford, o novo Mach 1 passa a ocupar o posto de versão equipada com motor 5.0 V-8 mais preparada para as pistas de todos os tempos – como pode ser conferido nesse vídeo de apresentação, sonorizado pelo ronco intimidador do superesportivo:
A suspensão também é especial, com amortecedores MagneRide, molas, barras estabilizadoras e buchas com especificações sob medida para oferecer maior estabilidade em curvas.
O programa eletrônico de gerenciamento da assistência elétrica da direção foi calibrado para proporcionar ainda mais precisão.
O interior predominantemente na cor preta tem painel de instrumentos exclusivo com detalhes em alumínio e um emblema entalhado com o número do chassi do veículo.
Os bancos revestidos de couro preto trazem uma faixa laranja contrastante, característica herdada do Mach 1 original.
Criado em 1969, o Mustang Mach 1 elevou o nível de desempenho do Mustang GT com uma série de melhorias, incluindo motores V8 mais potentes, suspensão de competição e estilo personalizado.
A primeira geração do esportivo estabeleceu 295 recordes de velocidade e resistência em Bonneville Salt Flats e venceu o Campeonato de Rali de Construtores Scca, nos EUA, em 1969 e 1970. Novas versões foram introduzidas em 1971, 1974 e 2003, somando mais de 300.000 unidades produzidas desde o seu lançamento.
A nova versão do Mustang Mach 1 será limitada a 150 unidades em todo o mundo e voltará a ser vendida na América do Norte no segundo trimestre de 2021, após 17 anos fora de catálogo, com preço básico de US$ 51.720 (R$ 290.666). A Ford ainda não informou se o novo Mach 1 será oferecido no Brasil.
Fonte: Ford do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação