Novo Volkswagen Nivus está na pista!

Crossover cupê inova no segmento de compactos pelo design distinto e tecnologias autônomas. Plano de pré-venda oferece um ano de carência e benefícios gratuitos




Novo Volkswagen Nivus está na pista

Após longa expectativa, a Volkswagen do Brasil anunciou, por meio de transmissão ao vivo pela internet, o seu mais importante lançamento do ano: o crossover cupê Nivus. O modelo compacto chega às concessionárias de todo o Brasil no início de agosto, oferecido em duas configurações – a básica Confortline e a topo de linha Highline -, ambas com motor flex  200 TSi 200, de 128 cv e câmbio automático de seis marchas, com preços básicos de R$ 85.890 e R$ 98.290, respectivamente.

Durante a campanha de pré-venda – já iniciada, e que oferece diversas vantagens para o cliente (veja os detalhes no final do texto) -, o Nivus também está disponível com uma série especial chamada Launching edition, criada a partir da opção de topo, que acrescenta acabamentos escurecidos no teto, retrovisores externos e rodas, pelo valor de R$ 1.700 a mais.

Volkswagen Nivus Launching Edition

Totalmente desenvolvido pelos departamentos de design e de engenharia da marca na América Latina, de forma 100% digital, o modelo traz para o segmento dos compactos o conceito de design que harmoniza a altura elevada e sensação de robustez dos utilitários esportivos com o perfil mais dinâmico da carroceria em estilo cupê, com suas colunas traseiras bem inclinadas – combinação já bem sucedida entre modelos maiores de classe premium, como BMW X6, Mercedes-Benz GLC e Jaguar I-Pace, por exemplo.

Mas não só. A proposta inovadora do VW Nivus também se apoia em um sofisticado e abrangente conteúdo de tecnologias recém-lançadas, algumas inéditas no segmento e que envolvem recursos autônomos de auxílio à condução, como o piloto automático adaptativo (ACC) e o freio de emergência em manobras. Fora isso, o modelo é apresentado como o primeiro “smart car” (ou “carro esperto”) da América Latina, em função de suas duas telas de 10 polegadas com Active Info Display e o estreante sistema multimídia VW Play, inteiramente projetado no Brasil.

Volkswagen Nivus Launching Edition

A produção do Nivus foi iniciada no dia 8 de junho, na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, de onde será exportado para todo o mercado latino-americano. O modelo também será o primeiro produto desenvolvido aqui no continente a ser vendido na Europa, a partir do segundo semestre de 2021, com a inauguração da segunda linha de montagem na Espanha.   

O Nivus foi concebido sobre a Estratégia Modular MQB, presente nos modelos Polo, Virtus, T-Cross, Jetta, Passat e Tiguan Allspace. Dentro do catálogo da marca, ele ficará posicionado entre o hatchback Polo e o SUV urbano T-Cross, oferecendo uma nova alternativa no segmento de compactos para cinco ocupantes.

Volkswagen Nivus Launching Edition

Exceto pelo comprimento total de 4.266 mm (que supera o do T-Cross em 67 mm), todas as outras dimensões do novo crossover cupê ficam em posição intermediária em relação aos outros dois modelos; são 1.757 mm de largura, 1.493 mm de altura e distância entreeixos de 2.566 mm. O porta-malas, com capacidade para 415 litros, oferece espaço suficiente para as bagagens de uma família, enquanto a ampla abertura da tampa permite o transporte de objetos de tamanho maior.

A linha VW Nivus conta com seis opções de cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone – as duas últimas exclusivas para o modelo.

Volkswagen Nivus Launching Edition

Criada especialmente para a estreia mundial do Nivus, a série Launching edition é oferecida nas cores Vermelho Sunset ou Cinza Moonstone, com teto e espelhos retrovisores em Preto Ninja, logotipos externos em preto brilhante e rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas com acabamento diamantado (Cassino Dark).

Na opção Vermelho Sunset, o rack de teto e os apliques laterais e do para-choque traseiro têm acabamento com efeito cromado e prata, respectivamente, e na versão Cinza Moonstone, as cores são Preto Ninja e preto, na mesma ordem.

Volkswagen Nivus Launching Edition

A suspensão com sistema McPherson, na dianteira, e eixo de torção, na traseira, também foi totalmente calibrada para atender às necessidades dinâmicas do Nivus. Com isso, ele ficou 27,5 mm mais alto do que o Polo, oferecendo ao motorista a tão desejada posição elevada ao volante, que fica ainda mais confortável com as regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção.

A distância acentuada em relação ao solo também permite ao Nivus superar lombadas com maior facilidade. O sistema de freios a disco nas quatro rodas é de série para todas as configurações do modelo.

Volkswagen Nivus

O compacto e eficiente motor tricilíndrico 200 TSI Total Flex, de 999 cm³ de cilindrada, equipado com turbo e injeção direta de combustível, desenvolve a potência máxima de 128 cv com etanol, e de 116 cv, a gasolina, ambas a 5.500 rpm, e o pico de torque de 20,4 kgfm (200 Nm) desde as 2.000 rpm, com ambos os combustíveis.

A transmissão automática de seis marchas (AQ250) oferece a opção de trocas manuais por meio da alavanca no console ou das aletas atrás do volante (paddle shifters).

Volkswagen Nivus Launching Edition

De acordo os dados de fábrica, o Nivus acelera de zero a 100 km/h em 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol. Em relação ao consumo de combustível, os testes feitos pelo Inmetro apontaram as médias de 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l e 9,4 km/l, na ordem.

Ainda segundo a fabricante, quando abastecido apenas com gasolina, o Nivus pode rodar até 556 km na cidade, ou 686 km na estrada, a cada tanque completo.

Volkswagen Nivus Launching Edition

O amplo conteúdo de série do Nivus traz, em todas as configurações, o conjunto óptico totalmente de LED (diodo emissor de luz), incluindo os faróis com função de cortesia (Coming & Leaving home) e luzes de rodagem diurnas (DRL) integradas, e a lanternas traseiras.

Além do volante multifuncional e da direção com assistência elétrica, o motorista conta com os controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR); auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control); câmera de ré; sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot); retrovisores externos com regulagem elétrica e ajuste automático à ré (função tilt down), no lado direito.

Volkswagen Nivus Launching Edition

Todas as unidades do Nivus também deixam a linha de montagem equipados com seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil com ancoragem superior (top tether), saídas do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre muitos outros equipamentos. Segundo a montadora, o Nivus ainda não foi analisado pelo programa de avaliação de segurança automotiva do Latin Ncap, subordinado à Federação Internacional do Automóvel (FIA), mas está à disposição do órgão de certificação para fazê-lo.

Nas configurações Highline e Launching, o único opcional oferecido é a cor da carroceria.

Adaptive Cruise Control (ACC)

Entre as tecnologias autônomas incluídas no conteúdo de série, a grande novidade é o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista determinar a velocidade que deseja trafegar e a distância que quer manter em relação ao veículo à frente. A partir desses parâmetros, o Nivus acelera e freia automaticamente em função do tráfego.

Atrelado ao ACC está o monitoramento frontal de veículos (Front Assist) e o sistema de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), que evita uma colisão frontal a até 50 km/h, freando automaticamente o veículo ao identificar um risco iminente de acidente, sem qualquer interferência do motorista. Em velocidades superiores, o sistema também contribui para reduzir o impacto.

Volkswagen Nivus Launching Edition

A montadora ressalta, porém, que tanto no caso do ACC quanto do AEB, a responsabilidade pela segurança do veículo permanece com o motorista. Por isso, o Nivus também é equipado com Detector de Fadiga, que dispara alertas visuais e sonoros no painel de instrumentos, caso perceba sinais de cansaço do condutor, sugerindo uma pausa para descanso ou um café.

Outro recurso de proteção incorporado ao Nivus é o Post Collision Brake, que reconhece o primeiro impacto (frontal) e aciona automaticamente o sistema de freios, evitando ou mesmo reduzindo as consequências de colisões sequenciais.

Volkswagen Nivus Launching Edition

O conteúdo de segurança ainda inclui faróis de neblina em LED com função adaptativa para curvas (Cornering Light); sensores de chuva e crepuscular; e assistentes de estacionamento traseiro e dianteiro (Park Pilot).

Para ampliar os níveis de conforto e de acabamento, as duas configurações mais equipadas ainda trazem ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura Climatronic; revestimento dos bancos com material sintético Native; destravamento das portas sem chave e partida do motor por meio de botão no painel (sistema Kessy); entrada USB no console central dianteiro; volante multifuncional revestido em couro igual ao do Novo Golf, na Alemanha; e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Volkswagen Nivus Launching Edition

As opções Highline e Launching também saem da linha de montagem equipadas com a combinação do painel de instrumentos configurável Active Info Display, de 10,25 polegadas, e da nova central de infotainment VW Play, totalmente desenvolvida no Brasil.

O VW Play tem como base uma tela de vidro temperado anti-risco de altíssima resolução, de 10,1″, sensível ao toque, com funcionamento semelhante ao de tablets e smartphones.

VW Play Apps

Entre as funcionalidades oferecidas pelo equipamento, destacam-se a conexão de internet por meio do celular; manual do proprietário cognitivo; app ‘Meu VW‘ pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas, por exemplo), e a loja virtual VW Play Apps, de onde podem ser baixados aplicativos como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros, e armazenados na memória interna de 10 GB do VW Play.

Volkswagen Nivus

A configuração básica Comfortline, que vem de série com o sistema de multimídia Composition Touch, com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, também pode receber o VW Play como opcional no pacote VW Play & Tech, que sai por  R$ 3.520.

Além da moderna central de infointament, ele agrega o piloto automático adaptativo (ACC), o sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), o monitoramento frontal (Front Assist) e o volante multifuncional revestido em couro, com shift paddles.

A campanha de pré-venda do Nivus, a VW é vinculada a um processo totalmente digital e que traz uma série de benefícios bastante interessantes para o cliente.

Os interessados em adquirir a série Launching edition devem preencher o cadastro online e efetuar o depósito de R$ 5 mil para garantir a reserva. Feito isso, basta aguardar o contato da marca para concluir a negociação.

Na rede de concessionárias Volkswagen, os clientes poderão fazer a aquisição das versões Highline e Comfortline do VW Nivus por meio das plataformas DDX (Digital Dealer eXperience) ou Experiência de Concessionária Digital, que, por meio de tecnologia de realidade aumentada, permitem ao consumidor  a visualização de acessórios e a experiência ainda mais completa com os detalhes do modelo.

Para os primeiros clientes da pré-venda para o Nivus, a VW está oferecendo um pacote de benefícios bastante ousado e atraente, que inclui a inédita carência de 12 meses para início dos pagamentos, com 35 parcelas regulares e um depósito final de 30%, com taxa de 1,09%. Fora isso, o cliente também é franqueado com um ano de cobertura gratuita pela Porto Seguro (seja qual for o perfil do titular); um ano de mensalidade do tag Sem Parar; e, ainda, uma assinatura anual do Audio Book 12 Minutos.

Volkswagen Nivus

A montadora anunciou, ainda, que não haverá uma configuração específica para o público PcD (Pessoa com Deficiência); em vez disso, vai oferecer o Nivus Comfortline com desconto de 10% sobre o preço final, que somado à isenção concedidos pela legislação para esta faixa de consumidores, reduz o valor para R$ 72.346.

Por fim, independentemente da campanha de lançamento, o VW Nivus conta com as três primeiras revisões inteiramente gratuitas para todas as configurações, resultando em uma economia de R$ 1.600 reais para o cliente, segundo a marca.

Fonte: Volkswagen do BrasilI Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1014 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo