Stock Car 2020 terá novos carros e estreia de montadora

Categoria voltará a ter modelos de “estoque” no grid. Inédito Toyota Corolla chega para medir forças com o Chevrolet Cruze, seu concorrente direto no mercado




Stock Car 2020 terá novos carros e montadora

A temporada de 2020 do Campeonato Brasileiro de Stock Car será marcada por profundas mudanças, motivadas pela implantação de um conceito de competição mais alinhado com as expectativas dos fãs de automóveis. Entre as principais alterações estabelecidas estão o retorno da configuração de campeonato multimarcas, o novo projeto de carro – que volta a ter como base a carroceria monobloco dos veículos de série -, o reforço da presença da categoria no universo digital, e a racionalização de custos, com a realização de eventos de dois dias, ao invés do atual modelo de sexta-feira a domingo.

Dessas, a mais radical está no tipo de construção do carro de corrida, retomando o conceito original de “stock cars” – ou “carros de estoque” -, inspirado na Nascar (National Association for Stock Car Auto Racing). Ele foi adotado desde a criação da categoria nacional, em 1979, com o Chevrolet Opala, utilizado até 1994, e depois com o Chevrolet Omega, que fez sua última temporada em 1999. A partir da virada do século, a categoria seguiu o modelo implementado definitivamente pela própria Nascar em 1992, com chassi de estrutura tubular e carroceria de fibra de vidro, mantendo apenas a silhueta com aparência aproximada à dos modelos de rua.

Toyota Corolla Stock Car 2020

Outra grande novidade é a estreia da Toyota no grid da Stock, confirmando a retomada da competição multimarcas. A montadora vai trazer para as pistas do país o modelo Corolla, passando a disputar as vitórias com a Chevrolet, tradicional parceira da categoria, que continuará utilizando o sedã Cruze.

Chevrolet Cruze Stock Car 2019

A chegada da marca japonesa traz, também, uma inovação para a Stock Car, a “Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil”, que vai oferecer a kartistas de potencial reconhecido a oportunidade de receber treinamento e a visão mais ampla da carreira de piloto profissional.

Já foram escolhidos seis pilotos de 15 a 17 anos de idade para as seletivas que serão realizadas nas duas últimas etapas da Stock Car em 2019, em Goiânia (24/11) e Interlagos (15/12).

Kartistas selecionados para a Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil

Os participantes serão submetidos a um treinamento por parte de profissionais especializados, que visa desenvolver habilidades específicas e importantes para os pilotos na atualidade, como relacionamento com a imprensa, planos de carreira, conhecimento técnico, condicionamento físico e mental, e processos de trabalho com o engenheiro de pista.

“Aquele que obtiver a melhor somatória de notas nos diversos quesitos do projeto receberá apoio financeiro da Toyota e da Stock Car para correr na temporada 2020 na Stock Light”, observou Carlos Col, CEO da Vicar Promoções Desportivas, organizadora da categoria.

Fonte: Stock Car I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo