Invasão britânica! Aston Martin confirma oito modelos para o Brasil

Concessionária UK Motors, que abrirá as portas no segundo semestre, oferecerá toda a gama da marca. Destaque é o DBS Superleggera, cupê ou conversível, de 725 cv




Invasão britânica! Aston Martin confirma oito modelos para o Brasil

A UK Motors, representante oficial da Aston Martin no Brasil, confirma a venda de toda a atual linha da marca britânica. O portfólio terá os modelos DBX, Vantage, DB11 e DBS Superleggera, com as respectivas versões, num total de oito opções.

Os modelos estarão disponíveis a partir do segundo semestre deste ano na concessionária que ficará no bairro do Itaim, zona sul de São Paulo – nova casa, também, da conterrânea McLaren. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike, que une diversas lojas autorizadas de marcas premium, e da Stuttgart, maior rede de concessionários Porsche do país, a UK Motors prevê uma venda anual de 20 carros da Aston Martin.

Aston Martin Vantage Roadster

Dos oito modelos da linha, três virão ao Brasil mediante encomenda do cliente: DB11 Volante, DBS Volante e Vantage Roadster. Unidades equipadas com câmbio manual também serão trazidas somente por demanda. A empresa não divulgou, por enquanto, os preços a serem praticados no mercado nacional.

“Os carros da Aston Martin possuem um público fiel no Brasil e a marca tem potencial para atrair muitos novos clientes. Todo Aston Martin carrega uma aura de tradição, desempenho e muita classe. Esses atributos ficarão ainda mais claros quando a concessionária da marca iniciar suas operações”, afirma Henry Visconde, sócio-diretor da UK Motors.

Aston Martin DBX

O primeiro SUV da Aston Martin foi apresentado em novembro de 2019 e preserva a alma dos modelos esportivos da marca. O DBX traz sob o capô o motor V-8 biturbo de 3.982 cm³ de cilindrada, que entrega 550 cv de potência a 6.500 rpm e o torque máximo de 71,3 kgf.m entre 2.200 e 5.000 rpm.

O câmbio automático tem nove marchas. O desempenho é digno dos esportivos da marca: aceleração de zero a 100 km/h em 4,5 segundos e velocidade máxima de 291 km/h.

Aston Martin DBX

Além do desempenho, o Aston Martin DBX entrega aos ocupantes uma experiência suntuosa, com acabamento interno luxuoso e uma sensação de amplitude proporcionada pelo teto solar panorâmico.

E a aptidão para transpor diversos tipos de terreno, graças a sistemas eletrônicos como o eARC (Electric Anti Roll Control, ou “controle eletrônico anti-capotagem”) e amortecedores eletrônicos adaptativos, que se ajustam automaticamente às condições do pavimento.

Aston Martin Vantage

O cupê de dois lugares Vantage, lançado em 2017, incorpora todos os princípios de pureza, beleza e proporcionalidade da Aston Martin. Esse nome é usado pela fábrica desde a década de 1950 e é sinônimo de desempenho, sendo um dos modelos de referência da marca.

Tudo nele foi finamente ajustado para que sua função seja executada da melhor maneira, oferecendo agilidade e desempenho. É o mesmo que estreou este ano como novo carro de segurança da Fórmula 1.

Aston Martin Vantage

O atual Aston Martin Vantage é equipado com motor V-8 biturbo de 4 litros, com potência de 510 cv a 6.000 rpm e torque de 69,8 kgf.m de 2.000 a 5.000 rpm, acoplado ao câmbio automático de oito marchas. O desempenho fica à altura: 314 km/h de velocidade máxima e aceleração de zero a 100 km/h em 3,5 segundos.

Aston Martin Vantage Roadster

A versão conversível do Aston Martin Vantage oferece os mesmos atributos de estilo e comportamento dinâmico do cupê, combinados ao charme e à sensação de liberdade proporcionadas pela carroceria a céu aberto.

A capota de tecido possui mecanismo de operação que permite abertura ou fechamento em tempo abaixo de 7 segundos − o mais rápido para qualquer teto conversível automotivo totalmente automático. Empregando o mesmo conjunto mecânico da versão de teto rígido, o Vantage Roadster acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e chega aos 305 km/h de final.

Aston Martin DB11

Apresentado em 2016, o Aston Martin DB11 é o substituto do bem-sucedido DB9, lançado em 2003. Integra a linhagem DB iniciada em 1948, sendo considerado um Aston Martin clássico por excelência e famoso por ter sido um dos carros de James Bond, o Agente 007, no cinema.

Aston Martin DB11 AMR

Os compradores do DB11 têm duas opções de motor: V-8 biturbo, de 4 litros, com 510 cv de potência e 68,8 kgf.m de torque máximo, ou a versão AMR, com motor V-12 biturbo, de 5,2 litros, com 630 cv e 71,3 kgf.m.

Para ambos, o câmbio é automático de oito marchas, mas, cada uma das versões tem o próprio caráter e, seja qual for o escolhido, o DB11 entrega desempenho excepcional e acabamento de primeiríssima linha. Visualmente, a diferença entre os dois é de detalhes, em especial os ligados às aberturas para entrada de ar.

Aston Martin DB11 AMR

Completo e sofisticado, o DB11 é um cupê “2+2” (dois ocupantes na frente e dois atrás) com todos os atributos que consagraram a Aston Martin desde sua fundação: acabamento luxuoso e muito conforto.

Equipado com motor de oito cilindros, ele pode acelerar de zero a 100 km/h em 4 segundos e chegar a 300 km/h. Por sua vez, o DB11 AMR dispara da imobilidade aos 100 km/h em 3,6 segundos e atinge 335 km/h.

Aston Martin Volante

Volante (ou “voador”, em italiano) é o termo escolhido para complementar o nome do Aston Martin DB11 com carroceria conversível. A cobertura operada eletronicamente pode ser aberta ou fechada com o carro em movimento, a até 50 km/h.

Disponível somente com motor V-8, tem desempenho muito semelhante ao das versões cupês, acelerando de zero a 100 km/h em 4,1 segundos, podendo chegar a 300 km/h.

Aston Martin Superleggera

Atual joia da coroa da Aston Martin, o DBS Superleggera é um Super GT (Grã Turismo), de quatro lugares (2+2), com motor V-12 biturbo de 5,2 litros, configurado para oferecer a potência excepcional de 725 cv a 6.500 rpm, e torque de grudar as costas no banco, come 91,7 kgf.m já desde os 1.800 rpm até 5.000. O desempenho não poderia ser mais extremo: dispara de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e chega aos 340 km/h de máxima.

A sigla DBS foi usada pela primeira vez pela Aston Martin em 1967. A Superleggera, encarroçadora italiana, tem um longo histórico de parceria com a Aston Martin, assinando em conjunto modelos como os DB4, DB5, DB6 e Mark 1. Lançado em 2018, o DBS Superleggera substituiu o icônico Vanquish S.

Aston Martin Superleggera Volante

A versão com carroceria aberta do DBS Superleggera faz história como o mais rápido conversível da história da Aston Martin: chega aos mesmos 340 km/h do cupê e precisa de apenas dois décimos de segundo a mais (3s6) para ir da imobilidade aos 100 km/h.

Acionada eletricamente, a capota é aberta em 14 segundos e fechada em 16 segundos. Se desejar, o motorista pode comandar a operação e fora do carro, a até dois metros de distância.

Fonte: LetraNova Comunicação I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo