Linha 2020 do Suzuki Jimny fica só no modelo atual, por enquanto

Prestes a conviver com a nova geração, que desembarca em breve, jipinho nacional chega às lojas com pequenas mudanças de acabamento, por dentro e por fora




Suzuki Jimny 2020 mantém modelo antigo no Brasil [Divulgação]

A Suzuki Veículos está lançando no Brasil o tão aguardado Jimny 2020. No entanto, para quem estava contando os dias para ver aqui o modelo que chegou ao mercado japonês no segundo semestre do ano passado – com aparência externa mais “quadrada” e robusta, formada por superfícies planas e ângulos retos, parecendo até uma miniatura do novo Mercedes-Benz Classe G -, as imagens da linha que começa a chegar às concessionárias do país foram um balde de água fria.

A expectativa está criada desde que a marca exibiu com destaque a segunda geração do Jimny no último Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro. Na ocasião, a empresa anunciou a previsão de chegada do modelo no mercado brasileiro para o segundo semestre deste ano, importado do Japão, como opção à versão atual, que terá suas vendas mantidas.

Fabricado em Catalão, GO, desde 2012, o Jimny é o modelo 4×4 mais barato do Brasil. Disponível nas mesmas quatro configurações – todas com motor 1.3 a gasolina, de 85 cv, câmbio manual de 5 marchas e tração integral com acionamento automático – a linha 2020 chega com preço básico de R$ 71.490, para a opção de entrada Jimny 4Work. A seguir vêm a intermediária Jimny 4All, que sai por R$ 74.990, e a topo de linha Jimny 4Sport, por R$ 82.990. A série especial Jimny 4Sport Desert completa a gama, no valor de R$ 89.990

Suzuki Jimny 4Sport 2020 [Divulgação]

Entre os itens de acabamento que diferenciam a nova linha nacional, por fora e por dentro, o Jimny 4Sport traz duas cores inéditas: Azul Baikal e Prata Lítio. Para ambas, os detalhes externos como retrovisores, snorkel (tomada de ar elevada do motor) e grade dianteira são pintados na cor grafite – assim como o para-choque, que também foi redesenhado para causar a sensação visual de maior robustez do veículo.

A revitalização do modelo reforça a imagem aventureira com a adição dos grafismos 4×4 nas laterais, máscara do farol redesenhada, novos protetores internos das caixas de rodas (splash shield) e molduras dos arcos das rodas (flares) com design reformulado para realçar a robustez. As rodas de liga leve mantêm o aro de 15 polegadas, os desenhos e a combinação com os pneus Pirelli Scorpion 215/70 ATR, de uso misto (asfalto e terra).

Suzuki Jimny 4Sport 2020 [Divulgação]

Internamente, as novidades são vistas nas molduras do ar-condicionado e nos frisos verticais do painel, agora pintados na mesma cor da carroceria. As capas dos bancos vêm com revestimento premium e bolsos laterais e frontais. E para facilitar a limpeza, os tapetes passam a ser feitos de borracha.

Suzuki Jimny 4Sport 2020 [Divulgação]

As versões 4Sport são equipadas com sistema multimídia com tela de 7 polegadas que permite o espelhamento de smartphones com sistemas Android e IOS, além de possibilitar a instalação de acessórios como câmera de ré e tv digital.

O quadro de instrumentos adiciona novo grafismo e elementos prateados aos dois mostradores analógicos do velocímetro e do contagiros; entre eles, a tela digital também em formato redondo exibe os dados de temperatura do motor, nível de combustível, relógio e odômetros total e parcial, entre outros.

Suzuki Jimny 4Sport Desert 2020 [Divulgação]

Lançado em agosto passado, exclusivamente no mercado nacional, como edição limitada – sem a divulgação do número de unidades –, o Jimny 4Sport Desert continua firme na linha 2020.  Inspirada nas grandes expedições que usaram o Jimny pelos desertos ao redor do mundo, a série adiciona à lista de equipamentos da configuração 4Sport diversos elementos de personalização.

Começando pela cor Bege Jizan, exclusiva, que remete à areia dos desertos. Os outros itens que destacam o Jimny Desert são o bagageiro tipo cesta no teto e os estribos tubulares (rock sliders), ambos com acabamento em preto fosco, mais os desenhos do mapa mundi nas laterais da carroceria.

Suzuki Jimny 4Sport Desert 2020 [Divulgação]

Também exclusivos, os pneus Pirelli Scorpion 215/75R15 MTR, com perfil maior e mais adequado para asa trilhas, tornam o Desert ligeiramente elevado em relação às outras configurações. Fora isso, a lista de itens voltados ao off road inclui chapa de proteção para a caixa de transferência (skid plate), e protetores para os braços de suspensão e amortecedores.  

Fora isso, os bancos contam com revestimento de alto padrão e costuras em bege, logotipos Desert bordados nos encostos dianteiros e texturas que copiam as marcas de pneus. As molduras das saídas de ar e o acabamento central do painel são pintados na mesma cor da carroceria e o assoalho é revestido em borracha, para facilitar a limpeza.

Suzuki Jimny 4Sport 2020 [Divulgação]

O Suzuki Jimny é equipado com o motor de quatro cilindros em linha, em alumínio, de 1,3 litro de cilindrada, a gasolina, com 16 válvulas e dublo comando no cabeçote (DOHC), que gera a potência máxima de 85 cv a 6.000 rpm, e torque de 11.2 kgfm a 4.100 rpm.

A tecnologia do comando variável de válvulas (VVT), em conjunto com a injeção eletrônica multpoint sequencial, otimiza o consumo de combustível e a baixa emissão de poluentes, conferindo ao Jimny a nota A nas avaliações do Inmetro. A corrente metálica de comando, as velas de longa duração e o escape de aço inox elevam a durabilidade do conjunto.

Suzuki Jimny 4Sport Desert 2020 [Divulgação]

A transmissão manual de cinco marchas é combinada ao sistema 4×4 com gerenciamento eletrônico. Com isso, é possível optar pela tração em duas ou quatro rodas por meio de simples toques nos botões localizados no painel, e em velocidades de até 100 km/h. No total, são 15 combinações de marcha: 2WD para uso urbano com tração traseira; 4WD com tração nas quatro rodas; e 4WD-L, com reduzida, que dobra o torque e permite enfrentar obstáculos off-road mais difíceis.

Suzuki Jimny 4Sport 2020 [Divulgação]

A versatilidade do Jimny para todos os tipos de terreno também é assegurada pela altura livre do solo de 200 mm e ângulos de entrada de 35º e de saída 45º. As suspensões dianteira e traseira com molas helicoidais contribuem para o conforto. A direção hidráulica progressiva tem raio de giro de apenas 4,9 metros, o que facilita muito as manobras em lugares estreitos, seja em vagas do supermercado ou nas aventuras fora da estrada.

Os freios a disco na dianteira possuem as pinças elevadas para evitar retenção de terra ou lama; na traseira, o conjunto a tambor conta com válvula sensível a carga (LSVB) para oferecer maior controle de frenagem e direção mais eficiente.  Com tudo isso, o Jimny básico tem peso total de apenas 1.060 kg.

Suzuki Jimny 2020 [Divulgação]

Além da tração 4×4 com acionamento eletrônico, o Suzuki Jiminy traz, de série, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos, rádio AM/FM, CD player com MP3, WMA, USB e Bluetooth, cintos são de três pontos e encostos de cabeça ajustáveis para todos os ocupantes. Exceto a configuração de entrada 4Work, as demais contam ainda com engate traseiro e snorkel, de série.

A linha Suzuki Jimny 2020 conta ainda com três anos de garantia e plano de revisões programadas com preço fixo.

Suzuki Jimny segunda geração [Divulgação]

Além do design mais atraente, a segunda geração do Jimny, que chega por aqui nos próximos meses, é equipada com motor 1.5, a gasolina, de 108 cavalos, transmissão manual ou automática, ar-condicionado digital e central multimídia compatível com sistemas Android Auto e Apple Carplay, para conexão com smartphones.




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo