Novas BMW R 1250 GS e Adventure chegam em setembro

Bigtrails ganharam linhas de montagem também no Brasil e chegarão com design atualizado, inédito motor boxer de 136 cv e diversos recursos de auxílio à pilotagem




Novas BMW R 1250 GS e Adventure chegam em setembro [Divulgação]

A BMW Motorrad no Brasil anuncia a chegada até meados de setembro das novas BMW R 1250 GS e BMW R 1250 GS Adventure à rede de concessionárias autorizadas do país, com preços sugeridos a partir de R$ 69.950 e de R$ 91.950, respectivamente.

Desenvolvidas na Alemanha e agora produzidas também em Manaus, as bigtrails apresentam design atualizado, nova motorização e tecnologias inéditas.

BMW R 1250 GS Adventure [Divulgação]

Ideais para encarar longas jornadas pelo asfalto ou trilhas mais desafiadoras, ambas são equipadas com o novo motor de dois cilindros opostos (boxer), com 1.254 cm³ e oito válvulas, capaz de desempenhar a potência 136 cavalos a 7.750 rpm, e o torque de 14,6 kgfm a 6.250 rpm; como comparação, a unidade com arquitetura semelhante da versão anterior, porém com 1.170 cm³, gerava 125 cv a 7.750 rpm, e 12,7 kgfm a 6.500 rpm, na ordem.

O ganho de desempenho deste novo propulsor se deve também à tecnologia ShiftCam incorporada ao controle variável de válvulas, que se caracteriza pela árvore de comando com perfis (cames) de diferentes ângulos de abertura das válvulas de admissão do motor. Com isso, dependendo da rotação e da solicitação do acelerador, o came de comando alterna entre os perfis de carga parcial e total. Segundo a fabricante, isso resulta em maior capacidade de aceleração, elasticidade do motor e muito torque mesmo em baixas rotações. O conjunto de transmissão por eixo cardã tem câmbio de seis marchas, com embreagem banhada em óleo, sistema deslizante (que evita o travamento da roda traseira em reduções severas) e acionamento hidráulico.

BMW R 1250 GS [Divulgação]

Entre os itens de série, as novas aventureiras vêm com acelerador eletrônico (ride-by-wire); assistente de partida em subida; freios com sistema antibloqueio (ABS), controle automático de estabilidade (ASC); modos de pilotagem; para-brisa com ajuste de altura; sistema de conectividade com tela TFT (maior definição), suspensões paralever (no qual o eixo cardã da transmissão passa por dentro do braço oscilante do amortecimento traseiro) e telelever (garfo dianteiro telescópico com auxílio de amortecedor e mola centrais), suporte superior de bagageiro e tomada de 12 V.

BMW R 1250 GS [Divulgação]

O modelo BMW R 1250 tem dimensões são de 2.207 mm (comprimento), 1.430 mm (altura sem espelhos), 952 mm (largura com espelhos), 1.525 mm (entre-eixos) e 850/870 mm (altura do assento). O tanque de combustível tem capacidade de 20 litros, com cerca de 4 litros de reserva. 

A configuração será oferecida com duas opções de pacotes de equipamentos. O Sport, com preço de R$ 69.950, acrescenta aos itens de série farol e luzes de direção em LED; luz de rodagem diurna (DLR); protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas e com protetores de mãos; controles de pressão dos pneus (RDC) e de velocidade; e banco conforto.

BMW R 1250 GS [Divulgação]

A segunda opção, Premium, que sai por R$ 82.950, adiciona aos itens acima o controle de tração dinâmico (DTC); ajuste eletrônico dinâmico da suspensão (D-ESA); sistema de partida sem chave (keyless); assistente de troca de marchas pro; modos de pilotagem pro; preparação para GPS; kits de passageiro e de rebaixamento (com banco baixo); motor com acabamento na cor preta; ABS pro; suporte para malas laterais e rodas raiadas.

A BMW R 1250 GS estará disponível em quatro opções de cores: preto ou azul metálicos, para o pacote Sport, e Exclusive e Estilo HP, para o Premium.

BMW R 1250 GS Adventure [Divulgação]

O modelo R 1250 GS Adventure se destaca externamente pelas barras de proteção do tanque e do motor. Suas dimensões são de 2.270 mm (comprimento), 1.460 mm (altura sem espelhos), 980 mm (largura com espelhos), 890/910 mm (altura do assento) e 1.504 mm (distância entre-eixos). A capacidade do tanque de combustível é de 30 litros, com cerca de 4 litros de reserva.

BMW R 1250 GS Adventure [Divulgação]

A Adventure será disponibilizada no pacote Premium, por R$ 91.950, que traz, além dos itens de série, controle de tração dinâmico (DTC); ajuste eletrônico da suspensão (ESA); faróis principal, auxiliar e luzes direção de LED; luz de rodagem diurna (DLR); sistema de partida sem chave (keyless); assistente de troca de marchas, modos de pilotagem e ABS pro;  preparação para GPS; protetor de escapamento cromado; manoplas aquecidas; controle de pressão dos pneus (RDC); controle eletrônico de velocidade; e suporte para malas laterais em alumínio. As cores disponíveis são cinza, Exclusive e Estilo HP.  




Sobre Universo Motor 1016 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo