Suzuki Jimny Desert, uma edição limitada e ainda mais off-road  

Série aventureira do SUV compacto traz visual exclusivo, interior reestilizado, equipamentos funcionais e aptidões melhoradas para encarar a trilha como ela é




Suzuki Jimny Desert, uma edição limitada e ainda mais off-road [divulgação l Suzuki]

Referência em off-road, o valente jipinho Suzuki Jimny 4×4 ganha a série especial 4Sport Desert repleta de itens exclusivos que lhe conferem uma personalidade ainda mais aventureira. O Jimny Desert traz elementos especiais que vão desde a aparência, passando pela praticidade e funcionalidade, e até os que não estão à vista, mas contribuem diretamente seu ótimo desempenho em situações severas no off road. A nova configuração, que passa a ocupar o topo da gama do Jimny, é oferecida a partir de R$ 85.990.

Inspirado nas grandes expedições de aventura que usaram o modelo, o Desert apresenta a exclusiva cor Bege Jizan, tonalidade que remete às areias dos desertos. A atenção com aspecto expedicionário do Jimny Desert pode ser vista nos retrovisores pintados em grafite ou nas aplicações do mapa mundi nas laterais do veículo, mostrando onde estão as regiões desérticas mais os mais hostis do planeta.

Suzuki Jimny 4Sport Desert [divulgação l Suzuki]
O bagageiro tipo cesta no teto permite levar mais itens na viagem – compensando o diminuto volume do porta-malas do modelo, que comporta apenas 113 litros – além de deixar o aspecto do veículo mais robusto.  A grade dianteira e os faróis ganharam acabamento grafite, tornando o visual mais atraente. Nas laterais, destacam-se os novos estribos tubulares reforçados, chamados de rock slider, que oferecem proteção contra impactos em pedras e outros obstáculos encontrados nas trilhas.

A maior capacidade de vencer os trechos mais difíceis também resulta dos novos equipamentos off-road como o snorkel – que permite a travessia por trechos alagados – e o amortecedor de direção, bem como as proteções contra impactos instaladas nos braços de suspensão, amortecedores e sob a caixa de transferência (skid plate).

Suzuki Jimny 4Sport Desert [divulgação l Suzuki]
O visual brejeiro é realçado pelos pneus Pirelli Scorpion 215/75R15 MTR, de uso misto, mas com ênfase no off-road 9em função do maior espaço entre os blocos da banda de rodagem, para facilitar a autolimpeza da lama), e com paredes laterais reforçadas, mais resistentes a perfurações e danos mecânicos. A adoção dos pneus com perfil 215/75 (no lugar dos 215/70 do restante da gama) também contribuiu para a elevação de 267 mm em relação ao solo (contra 200 mm dos demais). Com isso, o Desert também tem melhoradas as suas aptidões geométricas para as trilhas, passando a dispor do ângulo de entrada com 47º, de rampa com 34º, e de saída com 53º – ante os respectivos 45º, 32º e 51º das outras configurações do Jimny.

Suzuki Jimny 4Sport Desert [divulgação l Suzuki]
A personalização interna da série especial traz bancos com revestimento premium costurado em bege, aplicação do logotipo “Desert” e texturas que remetem a marcas de pneus. Bolsos nas laterais e na parte frontal dos bancos permitem colocar acessórios e até garrafas de água. O console central traz uma plaqueta com o logo da edição. As molduras das saídas de ar e o acabamento central do painel trazem a mesma cor externa bege jizan, E o assoalho revestido em borracha facilita muito a limpeza após o dia de aventuras.

O painel de instrumentos conta com novo grafismo e elementos prateados. O cluster recebeu uma tela digital, dando mais visibilidade e fácil acesso as informações, como relógio, odômetro parcial A e B, odômetro total, temperatura do fluído de arrefecimento e volume de combustível no tanque, tudo isso num visual moderno e agradável. 

Assim como as demais configurações do Jimny (4All, 4Sport, 4Work e 4Work Off Road), o Desert é equipado com motor de quatro cilindros totalmente de alumínio, de 1,3 litro, a gasolina, com 16 válvulas e duplo comando no cabeçote (DOHC), capaz de gerar 85 cv de potência a 6.000 rpm e torque máximo de 11 kgf.m a 4.100 rpm.

A transmissão manual de cinco velocidades trabalha em conjunto com o moderno sistema de tração nas quatro rodas – 2WD (tração traseira), 4WD (4×4) e 4WD-L (4×4 com reduzida) – que permite até 15 combinações de marcha. As mudanças na tração são feitas com apenas um toque no controle do painel, por meio da tecnologia Drive Action 4×4, da Suzuki, que contempla um moderno sistema de roda livre pneumática com caixa de transferência sincronizada e gerenciamento eletrônico. Com isso, é possível realizar mudanças entre os modos 2WD e 4WD em velocidades de até 100 km/h.

Suzuki Jimny 4Sport Desert [divulgação l Suzuki]
O Jimny Desert conta com garantia de três anos e revisão com preço fixo. A Suzuki não divulgou quantas unidades serão produzidas da edição especial.




Sobre Universo Motor 1008 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário