Há 101 anos, Ford apresentava seu primeiro caminhão

Derivado do Modelo T, o utilitário podia carregar uma tonelada e passar por terrenos difíceis, o que lhe valeu a convocação para a Primeira Guerra Mundial




Há 101 anos, Ford apresentava seu primeiro caminhão [Ford]

Era o dia 27 de julho de 1917 quando a Ford apresentou seu primeiro caminhão, o Modelo TT. Naquela época, os caminhões eram carros modificados. Henry Ford concluiu que poderia ter lucro com os caminhões e, assim, pegou o seu modelo T e alongou o chassi, endureceu a suspensão e alterou as relações de marchas, mantendo a cabine e o mesmo confiável motor de 2,9 litros e 20 cv de potência.

Ford Modelo TT 1917 [arquivo l Texas Transportation Museum]
Visando os fazendeiros, o Modelo TT podia carregar uma tonelada e vinha equipado com uma engrenagem reduzida Ruckstell, a qual permitia ao caminhão transportar cargas sobre terrenos acidentados e em subida. Logo no ano de estreia, o Modelo TT vendeu 209 unidades, com preço de fábrica de 600 dólares. No entanto, as características do veículo chamaram a atenção das Forças Aliadas durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e mais de 39 mil Ford Model TT foram enviados para os campos de batalha, a maioria como ambulâncias. Até o fim de sua produção, o Modelo TT teve mais de 1,3 milhão de veículos vendidos, sendo substituído em 1928 pelo Modelo AA, que podia carregar até 1.500 Kg.

Ford F-150 XL 2018 [divulgação l Ford]
Um século depois, a Ford vende perto de um milhão de picapes por ano, fazendo da F-150 – que mantém viva a linhagem do Modelo TT para o transporte de uma tonelada – permaneça sucessivamente como o veículo mais vendido dos Estados Unidos há 40 anos.




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário