Embraer muda nome de seu cargueiro multimissão para C-390 Millennium

Na avaliação da fabricante, nova designação eleva os conceitos de flexibilidade e de valor operacional da aeronave dentro do mercado

Embraer muda o nome de seu cargueiro multimissão para C-390 Millennium

A Embraer anunciou esta semana, durante a feira de aviação Dubai Air Show, nos Emirados Árabes, o nome e a designação de sua aeronave de transporte multimissão, o C-390 Millennium. Segundo a empresa, a nova denominação reflete maior flexibilidade e valor para os operadores, que procuram por uma aeronave com características para realizar missões de mobilidade e de transporte aéreos, entre outras. A antiga nomenclatura KC-390 será mantida para os clientes que optaram pela capacidade de reabastecimento aéreo.

Em 2009, a Força Aérea Brasileira (FAB) contratou a Embraer para projetar, desenvolver e fabricar a aeronave em substituição à sua frota de C-130. As entregas começaram em setembro passado.

Embraer C-390 Millennium

O Embraer C-390 Millennium é um jato de transporte tático projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria, apresentando o menor custo de ciclo de vida no mercado. Algumas das principais características da aeronave são: maior mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia de ponta comprovada e fácil manutenção.

Além disso, o C-390 Millennium pode executar uma variedade de missões, como transporte de carga e tropas, lançamento de cargas e paraquedistas, busca e salvamento, combate a incêndios, evacuação médica, missões humanitárias e reabastecimento de aeronaves em voo.

Embraer C-390 Millennium

Voando mais rápido e agregando mais valor, o Millennium é a plataforma ideal para os principais cenários de utilização de uma aeronave de transporte aéreo, afirma a Embraer. Um número minimizado de inspeções e uma filosofia de manutenção sob demanda, combinados com sistemas e componentes altamente confiáveis, reduzem o tempo da aeronave no solo e os custos totais da operação, contribuindo para níveis de disponibilidade excelentes e baixo custo do ciclo de vida, detalha a empresa, que este ano completou 50 anos de fundação.

Embraer KC-390

Após a aprovação, no último mês de janeiro, da parceria estratégica firmada entre a Embraer e a norte-americana Boeing para a produção de jatos comerciais de médio porte, as empresas também chegaram a um acordo sobre os termos de uma segunda joint venture para promover e desenvolver novos mercados para o avião multimissão, agora chamado de C-390 Millenium. De acordo com a parceria proposta, a Embraer deterá 51% de participação na joint venture e a Boeing, os 49% restantes.

Confira o novo vídeo de apresentação do Embraer C-390 Millenium:

Fonte: Embraer I Imagens: Divulgação