McLaren 540C Coupé está chegando ao país por R$ 1,55 milhão

Pensado para uma nova (e endinheirada) faixa de compradores, esportivo combina maior praticidade para o uso diário com o desempenho próprio de um modelo de pista




McLaren 540C Coupé [divulgação l McLaren Automotive]

A McLaren São Paulo introduz no mercado brasileiro mais um integrante da linha Sports Series: o 540C Coupé. Lançado em 2015, o esportivo de dois lugares compartilha o DNA dos modelos das linhas Super Series e Ultimate Series da marca britânica,  incluindo o chassi de fibra de carbono e as tecnologias trazidas das pistas. A origem do nome vem do seu poderoso motor V8 de 3,8 litros, que rende (no padrão britânico) 540 hp de potência. O interior do modelo foi criado com foco no espaço e na ergonomia para seus ocupantes, reproduzindo as curvas orgânicas do design exterior. Concebido para um novo público, segundo a marca, o McLaren 540C chega ao Brasil por preço a partir de R$ 1.550.000.

McLaren 540C Coupé [divulgação l McLaren Automotive]
No coração do 540C, assim como no 570S, está o exclusivo chassi MonoCell II, que combina estrutura de fibra de carbono e painéis em alumínio da carroceria, resultando em peso total de apenas 1.311 quilos – o que o coloca em vantagem frente a seus rivais mais diretos como Audi R8, Porsche 911 e Ferrari 488 GTB. Outra característica da genética oriunda das pistas é a ótima distribuição do peso em 42%/58% (frente/traseira). Projetado com um foco maior na utilização diária, seu desenho possibilita acesso e saída aprimorados da cabine, juntamente com os mais altos níveis de proteção e segurança aos ocupantes.

McLaren 540C Coupé [divulgação l McLaren Automotive]
O motor de 8 cilindros em V, de 3.799 cm³, biturbo, montado em posição central, entrega os 540 hp (ou 547 cv, no sistema internacional mais utilizado) a 7.500 rpm, enquanto o torque máximo de 55 Kgf.m é disponível em uma larga faixa de rotações, entre 3.500 e 6.500 rpm. Com tecnologia stop-start, oferece níveis otimizados de eficiência e maior autonomia. A transmissão SSG (Sequential Shift Gearbox), de 7 velocidades, com dupla embreagem, oferece trocas automáticas ou manuais sequenciais, com tração no eixo traseiro.

Privilegiado por uma relação de peso/potência de 2,39 Kg/cv, o 540C acelera de zero a 100 Km/h em apenas 3,5 segundos, e até 200 Km/h em somente 10s5. A velocidade máxima é de 320 Km/h. Considerando esse nível de desempenho, impressionam também os números de consumo de combustível (de 9 a 10 Km/l no ciclo combinado) e de emissões (258 g/Km).

McLaren 540C Coupé [divulgação l McLaren Automotive]
Um pacote aerodinâmico sutilmente revisto marca o 540C Coupé em relação ao mais potente 570S Coupé. Os defletores aerodinâmicos exclusivos abaixo da tomada de ar do para-choque dianteiro direcionam o ar limpo pela parte inferior da carroçaria. Na traseira, o difusor de ar abaixo do assoalho fica entre as duas saídas de escapamento. O estilo aerodinâmico do Sports Series Coupé inclui capô dianteiro esculpido e portas estilo tesoura de design sofisticado, que incluem uma estrutura flutuante, que canaliza o ar que passa pelas laterais da carroceria para as duas entradas de ar integradas ao painel traseiro, ajudando no resfriamento do motor. Com caminho livre para fluir e o mínimo de arrasto, o fluxo de ar é direcionado para a parte traseira da cabine, onde um spoiler integrado na borda final da carroceria proporciona a carga aerodinâmica ideal ao esportivo.

McLaren 540C Coupé [divulgação l McLaren Automotive]
Os grandes faróis do 540C têm iluminação totalmente de LED e lentes de superfície complexa, e incluem sensor crepuscular e ajuste de altura de acordo com o peso a bordo. As lanternas traseiras também em LED expressam a assinatura luminosa que distingue os carros da McLaren. O Coupé está equipado com rodas de liga leve, de 19 polegadas na frente e 20 atrás, disponíveis com acabamento prateado ou fosco. São calçadas com pneus Pirelli P Zero 225/35 ZR19 na dianteira e 285/35 ZR20 na traseira, desenvolvidos especificamente para a série Sports, com níveis progressivos de aderência e foco no conforto. O 540C mantém o sistema de Direcionamento de Freio (Brake Steer) derivado da Fórmula 1, projetado para auxiliar nas curvas por meio da aplicação da força de frenagem na roda traseira interna. Segundo a McLaren, isso permite frear mais “dentro” das curvas e acelerar mais cedo nas saídas delas.

McLaren 540C Coupé [divulgação l McLaren Automotive]
O sistema de suspensão do 540C possui níveis aprimorados de refinamento, demonstrados tanto nas estradas quanto nas pistas. O conjunto semelhante ao da Fórmula 1 utiliza duplo triângulo nas rodas dianteiras e traseiras, barras estabilizadoras nos dois eixos e amortecedores adaptáveis e independentes. O ajuste do amortecedor foi revisado em relação ao 570S, privilegiando a condução diária em estradas. Para oferecer total controle sobre irregularidades e solavancos, o sistema adaptativo dispõe de configurações exclusivas: McLaren “Normal”, “Sport” e “Track”. No modo “Normal”, o sistema proporciona um passeio refinado, mais macio e envolvente, enquanto as configurações “Sport” e “Track”, que progressivamente tornam menos dóceis as ações dos amortecedores, permitem um maior nível de equilíbrio da carroceria e aderência nas curvas. O sistema de direção conta com assistência eletrohidráulica de ação progressiva conforme a velocidade.

Para a segurança ativa, além dos freios a disco ventilados nas quatro rodas com sistemas antibloqueio (ABS), de assistência à frenagem (BAS) e de recuperação de energia, o 540C é equipado com controles eletrônicos de tração (ETC) e de estabilidade (ESC), bem como o assistente de partida em rampa (hill holder).

McLaren 540C Coupé [divulgação l McLaren Automotive]
O habitáculo do McLaren 540C Coupé é luxuosamente equipado com estofamento de couro nos assentos, painel e parte inferior das portas como padrão. O console central “flutuante” inclui uma tela sensível ao toque IRIS, de sete polegadas, que controla todos os elementos do sistema de infoentretenimento. Os controles de ar condicionado digital de duas zonas também são incorporados, como visto pela primeira vez no McLaren P1, minimizando a presença de botões de comando na cabine. O display tátil também controla o rádio digital DAB padrão, bem como a navegação por satélite, a telefonia e o streaming de mídia via Bluetooth, o comando por voz e o reprodutor de mídia de áudio. O sistema IRIS também inclui o manual do proprietário eletrônico.

McLaren 540C Coupé [divulgação l McLaren Automotive]
O 540C dispõe ainda de airbags frontais e laterais com proteção para a cabeça, travamento central das portas operado por chave do tipo cartão, controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores externos aquecidos, vidros com acionamento “um toque” em ambas as portas e volante de alumínio revestido de couro, com ajustes de altura e de distância telescópico.




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Jornalista e editor de conteúdo

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