Decolagem autorizada: Audi e Airbus vão testar táxis aéreos na Alemanha

Acordo entre governo e empresas prevê o transporte experimental na região de Ingolstadt. Objetivo é desbloquear o trânsito local e o setor de tecnologia do país




Conceito Pop.Up [Divulgação l Airbus]

A Alemanha está acelerando o próximo nível de transporte: os carros voadores. Conforme matéria veiculada pelo portal de notícias Bloomberg, o governo da chanceler Angela Merkel assinou uma carta de intenção com os executivos do Grupo Volkswagen Audi e da fabricante de aviões Airbus SE para testar táxis aéreos dentro e ao redor da cidade bávara de Ingolstadt.

Os voos experimentais na região onde está localizada a matriz da Audi visam conter as congestionadas vias urbanas e desbloquear o novo potencial de crescimento para a indústria alemã de alta tecnologia, segundo o comunicado oficial do governo. “Táxis voadores não são uma visão muito distante e podem nos elevar a uma nova dimensão de mobilidade”, afirmou Andreas Scheuer, ministro dos transportes da Alemanha. “Eles são uma grande oportunidade para empresas e jovens startups que estão prontas para desenvolver esta tecnologia de forma concreta e bem-sucedida.”

Conceito Pop.Up [Divulgação l Airbus]
Ainda segundo a publicação, a tecnologia de carro voador está mais perto do que se pensa. No Salão de Genebra, em março, a Audi e a Airbus demonstraram o Pop.Up Next, um conceito de mobilidade baseado em uma cabine ultraleve para dois passageiros que pode ser acoplada tanto em um carro como em um drone – o mesmo que agora deve ser colocado em prática na Alemanha. O projeto é uma evolução do Pop.up, solução de transporte pessoal futurista originalmente idealizada pela parceria entre a gigante francesa de aviação e o estúdio italiano Italdesign, que já havia sido revelada na exposição suíça do ano anterior.

Conceito Volocopter VC200 [Divulgação l Volocopter]
Ao mesmo tempo, a Volocopter GmbH – uma startup alemã apoiada pela Intel Corp. e Daimler AG, que projetou e construiu o Volocopter VC200 -, completou os testes de voo e planeja oferecer as primeiras viagens comerciais dentro dos próximos três a cinco anos.

Tecnicamente classificados na categoria dos eVtol, (Veículo Elétrico de Decolagem e Aterrissagem Verticais), conceitos como o Pop.Up e o VC200 vão operar como drones autônomos para o transporte de passageiros através dos céus das cidades. Enfim, estamos cada vez mais perto do mundo dos Jetsons.




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário