A Volkswagen precisou de pouco menos de 8 minutos para fazer história neste domingo e colocar seu nome no ponto mais alto da Pikes Peak International Hill Climb, a icônica prova de subida de montanha realizada anualmente em Colorado Springs, nos Estados Unidos.
Pilotando o protótipo 100% elétrico I.D. R Pikes Peak, com potência de 500 kW – equivalente a 680 cavalos – o francês Romain Dumas levou apenas 7min57s148 para percorrer os 19,99 km do trecho cronometrado da estrada que serpenteia as Montanhas Rochosas, válido para a prova também conhecida como a “Corrida para as Nuvens”.
Com essa marca, Dumas e o I.D. R Pikes Peak baixaram em quase um minuto o recorde anterior para veículos movidos 100% elétricos, que era de 8min57s118, registrado em 2016 pelo neozelandês Rhys Millen, ao volante de um protótipo Hyundai.
Ao mesmo tempo, a nova marcar também baixou em 16 segundos o recorde geral da prova do também francês Sebastien Loeb, que em 2013 registrou 8min13s878, com o Peugeot 208 T16 Pikes Peak.
Pesando menos de 1.100 kg e com 66,2 Kgf.m de torque (650 Nm), o superesportivo I.D. R Pikes Peak acelera de zero a 100 km/h em 2,25 segundos, mais rápido que os atuais carros de Fórmula 1 (com motorização híbrida a combustão e elétrica) e de Fórmula E (100% elétricos).
“O I.D. R Pikes Peak é o precursor esportivo da família I.D. totalmente elétrica da VW. Hoje, nós vimos do que esta tecnologia é capaz”, disse Frank Welsch, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico para Carros de Passageiros da marca. “Cada funcionário da VW pode ficar orgulhoso pelo resultado de hoje”, comemorou.
Disputada pela primeira vez em 1916, a Corrida para as Nuvens tem início a 2.800 metros de altitude e atinge 4.300 m no seu topo, exigindo o máximo desempenho do carro e altíssimo preparo físico e mental do piloto.
A VW já havia participado de Pikes Peak em 1987 com um espetacular Golf de dois motores, que entregava potência de 652 cv.
UNIVERSO MOTOR I Redação
Edição: Fábio Ometto I Fonte: VW Global I Imagens: Divulgação
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