Pikes Peak: Volkswagen elétrico bate recordes da Corrida para as Nuvens

Pilotado por Romain Dumas, protótipo 100% a bateria da família I.D. estabeleceu novas marcas para a categoria de eletrificados e na classificação geral da prova




A Volkswagen precisou de pouco menos de 8 minutos para fazer história neste domingo e colocar seu nome no ponto mais alto da Pikes Peak International Hill Climb, a icônica prova de subida de montanha realizada anualmente em Colorado Springs, nos Estados Unidos.

Pilotando o protótipo 100% elétrico I.D. R Pikes Peak, com potência de 500 kW – equivalente a 680 cavalos – o francês Romain Dumas levou apenas 7min57s148 para percorrer os 19,99 km do trecho cronometrado da estrada que serpenteia as Montanhas Rochosas, válido para a prova também conhecida como a “Corrida para as Nuvens”.

Volkswagen I.D. R Pikes Peak 2018

Com essa marca, Dumas e o I.D. R Pikes Peak baixaram em quase um minuto o recorde anterior para veículos movidos 100% elétricos, que era de 8min57s118, registrado em 2016 pelo neozelandês Rhys Millen, ao volante de um protótipo Hyundai.

Ao mesmo tempo, a nova marcar também baixou em 16 segundos o recorde geral da prova do também francês Sebastien Loeb, que em 2013 registrou 8min13s878, com o Peugeot 208 T16 Pikes Peak.

 

Pesando menos de 1.100 kg e com 66,2 Kgf.m de torque (650 Nm), o superesportivo I.D. R Pikes Peak acelera de zero a 100 km/h em 2,25 segundos, mais rápido que os atuais carros de Fórmula 1 (com motorização híbrida a combustão e elétrica) e de Fórmula E (100% elétricos).

Romain Dumas, o novo recordista da “Corrida para as nuvens”

“O I.D. R Pikes Peak é o precursor esportivo da família I.D. totalmente elétrica da VW. Hoje, nós vimos do que esta tecnologia é capaz”, disse Frank Welsch, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico para Carros de Passageiros da marca. “Cada funcionário da VW pode ficar orgulhoso pelo resultado de hoje”, comemorou.

Volkswagen I.D. R Pikes Peak 2018 [Divulgação l VW Motorsport]
Volkswagen I.D. R Pikes Peak 2018 [Divulgação l VW Motorsport]
Disputada pela primeira vez em 1916, a Corrida para as Nuvens tem início a 2.800 metros de altitude e atinge 4.300 m no seu topo, exigindo o máximo desempenho do carro e altíssimo preparo físico e mental do piloto.

A VW já havia participado de Pikes Peak em 1987 com um espetacular Golf de dois motores, que entregava potência de 652 cv.

UNIVERSO MOTOR I Redação

Edição: Fábio Ometto I Fonte: VW Global I Imagens: Divulgação




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