Jaguar SE SV Project 8 Touring: limitado a 300 km/h

Edição disfarçada do sedã mais rápido do mundo reduz a enorme asa traseira a um discreto aerofólio, mas mantém a velocidade final restrita. E quem se importa?




Jaguar SE SV Project 8 Touring: limitado a 300 km/h [Divulgação]

O Jaguar XE SV Project 8 é o sedã de rua mais rápido da história. Lançado há um ano, o modelo tem produção restrita a 300 unidades. Sob o capô dianteiro, ele traz o todo-poderoso V-8 de 5 litros, capaz de responder brutalmente às provocações no acelerador com 592 cavalos de potência e 71 kgfm de torque. É o suficiente para fazer o esportivo disparar até os 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 300 km/h, limitada eletronicamente. Ainda bem! Já pensou se não fosse?

Com isso, gaba-se a fabricante, o Project 8 já coleciona recordes em três dos mais emblemáticos circuitos de corrida do mundo: Nurburgring Nordschleife, na Alemanha; Laguna Seca, nos Estados Unidos; e Dubai, nos Emirados Árabes.

Jaguar XE SV Project 8 [Divulgação]

Mas, sabe como é. O Project 8 tem aquela asa enorme sobre a tampa traseira – para garantir que ele não saia do chão ao alcançar a velocidade final quase de decolagem, ainda que controlada -, e não é todo mundo que gosta de sair por aí ostentando.

Pensando nesses consumidores com perfil mais conservador, a SVO (Jaguar Special Vehicle Operations), divisão de veículos especiais da marca britânica, acaba de apresentar a versão disfarçada do modelo, reduzida a 15 unidades em todo o mundo, chamada de Jaguar XE SV Project 8 Touring. Segundo a Jaguar, o clássico futurista renasce o espírito dos seus modelos touring esportivos como o Mk I, o Mk II (que completa 60 anos em 2019) e o XJC.

Jaguar XE SV Project 8 Touring [Divulgação]-resize-1024×803

No lugar do aerofólio ajustável em fibra de carbono que equipa originalmente o Project 8, a configuração Touring traz uma discreta asa fixa na traseira, combinada ao difusor sob o para-choque dianteiro, de forma a manter o equilíbrio aerodinâmico do veículo.

No entanto, destaca a Jaguar, apesar da revisão significativa na aerodinâmica, o motor V8 Supercharged de 5.0 litros foi mantido nesta versão Touring e mantém um nível altíssimo de desempenho e dirigibilidade para um sedã esportivo.

Jaguar XE SV Project 8 Touring [Divulgação]

“O Project 8 recebeu uma crítica muito positiva desde seu lançamento, demonstrando a capacidade do time de Special Vehicle Operations de criar um sedan compacto da Jaguar com desempenho de um supercarro”, afirma Jamal Hameedi, diretor da Jaguar Special Vehicle Operations. “A versão Touring estende o apelo do Project 8 para entusiastas de carros de desempenho e colecionadores que preferem uma aparência mais discreta, sem comprometer a experiência dinâmica focada no motorista.”

A SVO vai construir artesanalmente as 15 unidades da versão Touring no Centro Técnico de Warwickshire. E, diferentemente do Project 8 original (que pode ser adquirido na opção para dois ocupantes), a configuração Touring será oferecida apenas com quatro lugares.

As cores disponíveis são a Laranja Valencia, Azul Velocity, Cinza Fosco Corris e Verde British Racing, todas sem os adesivos na carroceria, oferecidos como opcional.

Veja como foi a volta voadora do Jaguar Project 8 em Nurburgring, que rendeu ao modelo o título de sedã mais rápido do mundo, com o tempo de 7min21s23:




Sobre Universo Motor 1005 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo