Novo modelo de Operação Comboio da Ecovias libera veículos pela Imigrantes

Procedimento será implantado quando a neblina estiver concentrada apenas na Interligação Planalto. Usuários serão orientados por meio dos painéis eletrônicos




Rodovia dos Imigrantes [Divulgação l Ecovias]

O Sistema Anchieta-Imigrantes passa a contar a partir de hoje com um novo modelo de Operação Comboio para situações em que a neblina é densa apenas na Interligação Planalto (com visibilidade abaixo de 100 metros), mas com condições seguras na Imigrantes. Nesse cenário, passará a ser implantado o Comboio Interligação, no qual os veículos com destino à Anchieta serão represados no início do trecho da Interligação (km 08), logo após a alça de acesso da Imigrantes, na altura do km 40, e seguirão em velocidade controlada até um ponto de melhor visibilidade. Já os usuários que pretendem seguir ao Litoral pela Imigrantes, não serão mais represados e poderão continuar a viagem livremente.

Já nos casos em que a visibilidade estiver prejudicada na rodovia dos Imigrantes, a Operação Comboio acontecerá da forma tradicional, com os veículos sendo represados a partir das praças de pedágio. As orientações aos usuários serão feitas por meio de painéis eletrônicos e de sinalizações específicas, que indicarão por quais faixas cada grupo de veículos deve seguir.

Rodovia dos Imigrantes [Divulgação l Ecovias]
Rodovia dos Imigrantes [Divulgação l Ecovias]
O novo modelo foi testado e aprimorado ao longo dos últimos dois anos e trará benefícios tanto para usuários de veículos de passeio, que poderão seguir livremente se a visibilidade estiver boa na Imigrantes, quanto para caminhões e ônibus, que farão o deslocamento em velocidade controlada por um percurso mais curto, reduzindo também o tempo de viagem.

Desenvolvida pela Ecovias e Policiamento Rodoviário, a nova operação entra em vigor antes do início da temporada em que a incidência de neblina é mais comum. No Sistema Anchieta-Imigrantes a formação de neblina ocorre o ano todo, mas historicamente essa condição é mais comum nos meses de setembro, outubro e novembro, segundo a concessionária.

Na subida da serra, onde não há pontos seguros para retenção dos veículos e montagem da Operação Comboio, os usuários são orientados a reduzir a velocidade por meio de placas piscantes, que são acionadas sempre que a visibilidade estiver prejudicada. Nestas situações, os motoristas de caminhão também são obrigados a manter a faixa da direita, sem realizar ultrapassagens. Essa sinalização de alerta é reforçada por placas educativas, tachas refletivas, balizadores com material refletivo e painéis eletrônicos de mensagem.

 




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário