Nissan Kicks 2023: mais conforto e economia, com potência reduzida

Nacional adota configuração Active como básica, traz maior comodidade, mas perde câmbio manual e uns “cavalinhos” no motor 1.6 flex, agora mais eficiente e limpo




Nissan Kicks 2023 muda opção básica, ganha conforto e reduz potência

A Nissan apresenta a linha 2023 do Nissan Kicks, modelo mais vendido da marca no mercado brasileiro e fabricado em Resende (RJ). De forma geral, o novo Kicks é o mesmo carro lançado no início do ano passado que estreou a profunda reestilização do modelo. Segundo a marca, as novidades, agora, estão nas configurações de acabamento, conteúdo de equipamentos e cores externas.

No entanto, é preciso destacar outras duas mudanças relacionadas ao trem de força, não mencionadas na apresentação do novo modelo. A primeira é que o Nissan Kicks deixa de oferecer a opção de câmbio manual, antes disponível na configuração Sense. A partir de agora, o crossover compacto sai de fábrica exclusivamente com a transmissão automática continuamente variável Xtronic CVT.

Linha Nissan Kicks 2023 é oferecida em quatro níveis de acabamento, com seis configurações

Ao mesmo tempo, o motor 1.6 16V flex traz uma nova calibragem, que o deixou levemente mais econômico e baixou o nível de emissões. Mas, para isso, teve sua potência reduzida em um cavalo, quando abastecido somente com etanol, ou quatro cv, com 100% de gasolina, conforme os detalhes adiante. Contudo, nada que comprometa sensivelmente o desempenho do modelo ou suas aptidões para cumprir o papel de veículo familiar.

A novidade na lista de opções de acabamento para o Kicks 2023 é que a configuração Active não é mais uma exclusividade para o segmento de pessoas com deficiência (PcD) e passa a ser a porta de entrada para a linha, com preço inicial de R$ 110.990.

Com isso, o crossover compacto da Nissan amplia seu espectro de mercado oferecendo quatro níveis de finalização e de equipamentos – Active, Sense, Advance e Exclusive -, disponíveis em seis configurações. A tabela completa de preços está disponível no final do texto.

Nissan NEXT: novo logotipo da marca faz sua estreia no mercado brasileiro

Externamente, a única “mudança” introduzida em todas as configurações do Kicks 2023 é o novo logotipo da marca japonesa, chamado de Nissan NEXT, visto na grade dianteira, tampa do porta-malas, centro do volante e cubo das rodas.

Comodidade aumentada: console central oferece porta-objetos 25% maior e duas entradas USB

A maioria das novidades do Kicks 2023 se concentra no interior da cabine e visa aumentar a integração dos ocupantes com o veículo. Começando pela opção intermediária Advance, o console central e o apoio de braço trazem novo desenho, oferecendo 25% a mais de capacidade no porta-objetos e duas entradas USB tipo A (uma dentro e outra voltada para o banco traseiro).

Na Advance Pack Plus, os bancos trazem revestimento sintético e o retrovisor interno tem função eletrocrômica, que se ajusta automaticamente para evitar ofuscamentos ao motorista.

Redesenhado, descansa-braço central traz mais conforto e é oferecido a partir da opção Advance

A configuração Exclusive, topo de linha, além de contar com o mesmo novo apoio de braço da Advance, volta a oferecer a opção cinza grafite para a pintura externa, combinada ao teto em preto brilhante e maçanetas na cor do carro.

Ao mesmo tempo, o sistema de monitoramento da pressão de pneus passa ser integrado como item de série.

Configuração Exclusive traz “escudo de proteção”, que inclui monitoramento de ponto cego

No ponto mais alto do catálogo, o Kicks Exclusive Pack Tech 2023 traz o carregador para celular por indução e o pacote Nissan Safety Shield, que reúne avançados dispositivos de segurança, tanto com funções ativas -aquelas que ajudam a prevenir os acidentes – quanto passivas, capazes de reduzir os danos após a colisão.

Incorporado à linha Kicks desde o modelo lançado no ano passado, esse “escudo de segurança” (safety shield) engloba o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (Rcta); Monitoramento de Ponto Cego (BSW); Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW); e o Acendimento Inteligente dos Faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA). Essas tecnologias se juntaram aos recursos pré-existentes, como o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control); Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB); Auxílio de Partida em Rampa (HSA); e Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD).

Tela tátil de 8″ da central multimídia concentra os controles do sistema de áudio

Quando o assunto é conforto e praticidade, outros dois itens se destacam a bordo do Kicks 2023. O primeiro é o sistema multimídia Nissan Connect, com tela sensível ao toque de 8″ (20,32 cm) e comandos extremamente intuitivos.

O equipamento permite a conexão com smartphones por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay, além de contar com assistente de voz para leitura mensagens e aplicativos para reprodução de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth – um para fazer ou receber chamadas e o outro para conectar o aplicativo de navegação ou de música, por exemplo.

“Tapa na orelha”: sistema de áudio Bose inclui alto-falantes no encosto de cabeça do motorista

O outro é o sistema de áudio premium Bose Personal Plus, composto por oito alto-falantes de alta performance (sendo dois tweeters) e um amplificador digital, tem controles na tela do sistema multimídia e proporciona uma experiência de som imersivo em 360° (surround), seja apenas para os ocupantes dianteiros ou forma ampla por todo o interior da cabine.

Para o motorista, essa experiência é ainda mais envolvente, graças aos dois alto-falantes Bose UltraNearfiel de 2,5” (6,35 cm) embutidos no encosto de cabeça.

Mais limpo e econômico, motor 1.6 16V flex reduz potência para 113 cv, a etanol, ou 110 cv, a gasolina

O Kicks 2023 mantém o motor HR16DE, também fabricado em Resende (RJ), de quatro cilindros em linha e 1.598 cm³ de cilindrada, flexível em combustível, com 16 válvulas e controle de abertura continuamente variável. Porém, sua potência declarada, a partir de agora, é de 113 cv, com torque máximo de 15,3 kgf.m, quando abastecido com etanol, e 110 cv e 15,2 kgf.m com gasolina. No modelo anterior, este mesmo engenho rendia 114 cavalos e o torque de 15,5 kgfm, com ambos os combustíveis.

Menu de configurações tem controles no volante multifuncional

Em que pese a marca não ter justificado essa pequena perda de potência, o motivo pode estar nas leves melhorias no índice de emissões de C02 na eficiência energética – leia-se consumo de combustível. De acordo com a tabela do Programa de Etiquetagem Veicular, mantido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o Kicks Advance modelo 2022 emitia 0,279 g/km, caindo para 0,209 g/km agora, na versão 2023.

Em relação ao consumo, o crossover rodava, com etanol, 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada; com gasolina, as médias eram de 11,3 e 13,6 km/l, respectivamente. Já no modelo que está chegando às concessionárias, as médias com etanol melhoraram para 7,8 km/l, na cidade, e 9,6, na estrada; com gasolina, os números são de 11,4 e 13,9 km/l, na ordem. Em ambos os aspectos analisados – emissões e eficiência energética – o Nissan Kicks mantém a classificação B, em uma escala que vai de A (excelente) até E (péssimo).

Todas as configurações do Kicks 2023 vêm com câmbio Xtronic CVT, que simula trocas de marcha

A já conhecida transmissão Xtronic CVT é aperfeiçoada com a tecnologia D-Step, que simula a sequência de marchas, e com o modo Sport, para acelerações mais ágeis mesmo a partir de baixas rotações, o que contribui para baixar o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões, afirma a marca.

Confira a tabela completa da linha Nissan Kicks 2023:

CONFIGURAÇÃOPREÇO
Active CVT R$ 110.990
Active CVT com central multimídia R$ 112.990
Sense CVT R$ 120.990
Advance CVT R$ 129.990
Advance CVT Pack Plus R$ 131.990
Exclusive CVT R$ 143.490
Exclusive CVT Pack Tech R$ 145.490

Fonte: Nissan do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo