Nissan Kicks 2022 traz mais design e tecnologia pelo mesmo preço

SUV compacto nacional ganha visual revitalizado, ajustes mecânicos e recursos avançados de conforto e de segurança inéditos no segmento, sem alterar tabela

Nissan Kicks 2022 traz mais design e tecnologia pelo mesmo preço

Prestes a completar cinco anos no mercado, o utilitário esportivo urbano Nissan Kicks – lançado mundialmente no Brasil, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 – apresenta sua primeira reestilização significativa. Adiantando-se à concorrência, o SUV compacto fabricado em Resende (RJ) chega à linha 2022 trazendo novidades no estilo, mais moderno e robusto, e de equipamentos, especialmente os de auxílio à condução, além de refinamentos no chassi.

Mantendo os quatro níveis de acabamento e dois tipos de câmbio (manual de cinco marchas e automático continuamente variável), o modelo também ganha novas nomenclaturas – Sense (manual e CVT), Advance e Exclusive – as mesmas lançadas com o novo sedã Nissan Versa. Fora isso, o consumidor tem nove opções de cores externas a escolher (três delas de dois tons e disponíveis apenas para a versão Exclusive), com destaque para a inédita azul elétrico.


Nissan Kicks 2022: Sense manual e CVT, Advance e o Exclusive, com a inédita cor azul elétrico

No entanto, apesar de todas as novidades, a nova linha Nissan Kicks mantém os valores de tabela do modelo anterior em todas as configurações, começando em R$ 90.390. A lista dos principais equipamentos de cada opção e seus preços pode ser conferida no final do texto.

Segundo a marca japonesa, a chegada do novo Kicks às concessionárias está prevista para a segunda quinzena de março, mas o consumidor pode usufruir de vantagens exclusivas (também descritas abaixo) se optar por antecipar a compra, por meio da pré-venda já disponível na Loja Virtual Nissan.

Dianteira traz nova grade, parachoque mais robusto e o Double-V” com detalhes cromados

A reestilização do Kicks seguiu o conceito denominado Nissan Emotional Geometry, com mudanças no exterior e na cabine que resultaram em uma aparência moderna e mais encorpada. As dimensões externas são praticamente as mesmas, com exceção do comprimento total, que aumentou em 15 mm, passando para 4.310 mm, enquanto a largura de 1.760 mm e a altura de 1.590 mm foram mantidas.

Os ajustes na suspensão reduziram em 10 mm a distância entreeixos, mas sem alterar o espaço tanto para os ocupantes quanto no porta-malas, que segue com volume de 432 litros.

Nissan Kicks Advance 2022

O parachoque ganhou visual mais robusto com amplas entradas de ar laterais, e se integra à ampla grade com desenho de duplo V (Double V-motion), realçada pelos frisos cromados e detalhes em preto brilhante (black piano).

Os faróis totalmente de LED (diodo emissor de luz) com função DLR (luz de rodagem diurna), são de série em todas as configurações com câmbio CVT, e faróis de neblina também de LED garantem maior alcance e qualidade da projeção, com baixo consumo de energia. As luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos também contam com luzes de LED.

Lanternas de LED são conectadas por elemento horizontal que enfatiza a largura do carro

Na traseira, toda a iluminação das lanternas (inclusive de freio) também são de LED e possuem um recurso de estilo no qual elas se estendem de um lado ao outro da tampa do porta-malas (logo abaixo do vidro), separadas somente pelo logotipo da Nissan no centro, adicionando uma linha horizontal que enfatiza as formas encorpadas. Da mesma forma que na dianteira, o novo parachoque traseiro dá a sensação de maior volume ao modelo compacto.

Além de manter o “teto flutuante”, SUV ganha antena barbatana e novas rodas

O novo Nissan Kicks mantém uma das características mais marcantes do estilo da linha, o chamado “teto flutuante”, que faz com que a coluna C (traseira) pareça não existir por conta do acabamento em preto que se confunde com os vidros das portas traseiras.

Outras novidades que complementam a nova personalidade do Nissan Kicks são a antena estilo “barbatana de tubarão” (de série para toda a linha) e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advance e Exclusive.

Kicks Advance oferece pacote opcional Pack Plus, com bancos de revestimento sintético

O interior conta com três opções de acabamento: totalmente preto, Macchiato e cinza com preto, disponíveis conforme a escolha da pintura externa.

O Novo Nissan Kicks conta também com um novo sistema multimídia Nissan Connect. Com tela sensível ao toque de 8″ (20,32 cm) e com comandos extremamente intuitivos.

Tela tátil de 8″ da central multimídia concentra os controles do sistema de áudio

O equipamento permite a conexão com smartphones por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay, além de contar com assistente de voz para leitura mensagens e aplicativos para reprodução de áudio. Também é possível conectar simultaneamente dois equipamentos via Bluetooth – um para fazer ou receber chamadas e o outro para conectar o aplicativo de navegação ou de música, por exemplo.

Há, ainda, duas entradas USB (para conectar equipamentos no multimídia ou mesmo recarregá-los), sendo uma delas tipo USB-C, compatível a conectores com cabos mais resistentes e que propiciam maior velocidade de transmissão de dados e de carregamento.

Painel de instrumentos 100% digital tem tela de 7 polegadas configurável

Agora disponível a partir da versão Advance, o quadro de instrumentos totalmente digital à frente do motorista é projetado em uma tela multifuncional de 7” (17,78 cm), com tecnologia TFT (Thin Film Transitor, ou transístor de película fina), que propicia imagens com maior resolução. Os mostradores são configuráveis e dão espaço ao menu de 12 funcionalidades com informações dinâmicas do veículo.

E, elevando o nível de praticidade, o modelo conta com chave inteligente presencial (I-Key) e sistema eletrônico de ignição sem o uso da chave, por meio do botão Push Start no painel.

“Tapa na orelha”: Bose instalou alto-falantes no encosto de cabeça do motorista

O sistema de áudio Bose Personal Plus, composto por oito alto-falantes de alta performance (sendo dois tweeters) e um amplificador digital, tem controles na tela do sistema multimídia e proporciona uma experiência de som imersivo em 360° (surround), seja apenas para os ocupantes dianteiros ou forma ampla por todo o interior da cabine.

Para o motorista, essa experiência é ainda mais envolvente, graças aos dois alto-falantes Bose UltraNearfiel de 2,5” (6,35 cm) embutidos no encosto de cabeça.

Porta-malas oferece capacidade de 432 litros com encosto traseiro na posição normal

O novo Kicks chega ao mercado com uma linha de acessórios originais contendo mais de 30 opções, sendo que seis delas são inéditas e incluem carregador de celular por indução (sem fio); sensor de estacionamento dianteiro; soleira de portas; acabamento cromado da régua do porta-malas; retrovisores Tilt Down (que direcionam o ângulo do espelho para baixo quando a ré é engatada, para facilitar a visualização da guia da calçada); e os apetes bandeja (protegem todo o assoalho, inclusive o túnel de vento).

Fora isso, o Novo Nissan Kicks sai de fábrica com a etiqueta do sistema Sem Parar, que permite o pagamento automático de estacionamentos e pedágios, entre outros serviços; mas a ativação do equipamento é opcional.

Configuração Exclusive traz “escudo de proteção” que inclui monitoramento de ponto cego

O novo Kicks também passa a incluir um avançado conjunto de recursos de segurança chamado de Nissan Safety Shield. Esse “escudo de proteção” inclui o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), o Monitoramento de Ponto Cego (BSW), o Alerta Inteligente de Mudanças de Faixa (LDW) e o Acendimento Inteligente dos Faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA) – os dois últimos inéditos no segmento, destaca a marca.

Eles se somam aos equipamentos já disponíveis no modelo antecessor, como o Controle Dinâmico de Chassi (Chassi Control); o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB); o Auxílio de Partida em Rampa (HSA); e a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD).

Nissan Kicks Advance 2022

O Chassi Control – também uma exclusividade do novo Kicks entre os SUVs compactos do mercado nacional, reúne funcionalidades que reforçam a segurança ativa do veículo, as quais contribuem para evitar acidentes ou reduzir seus danos em situações de perda de controle pelo motorista, atuando automaticamente na suspensão, freios e na estabilidade. São elas o Controle Ativo em Curvas (Active Trace Control), o Estabilizador Ativo de Carroceria (Active Ride Control) e o Controle Atico de Freio Motor (Active Engine Brake).

Imagens do sistema de Visão 360º e da câmera de ré são projetadas na tela central

Já o sistema de Visão 360° – também única no segmento, segundo a Nissan, e disponível apenas para a configuração de topo Exclusive – é composto por câmeras externas instaladas na frente, na traseira e em ambos os retrovisores, que têm as imagens projetadas na tela da central multimídia, propiciando a visão periférica do veículo.

Dessa forma, o motorista ganha maior facilidade e segurança nas manobras de estacionamento e a ré, inclusive por conta dos alertas visuais e sonoros ao serem detectados movimentos ao redor do veículo, como crianças e animais de estimação.

Toda a linha Kicks conta com cintos de três pontos para os cinco ocupantes

E com relação à segurança ativa, seja qual for a configuração, o novo Kicks também sai de fábrica com controles de estabilidade e de tração, além de freios ABS com distribuição de força (EBD). Com relação à proteção passiva (que reduz ou evita lesões aos ocupantes e a terceiros), o SUV compacto também oferece desde a opção de entrada os seis airbags (com pares frontais, laterais e de cortina) e o sistema Isofix para ancoragem de cadeiras infantis.

Bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravidade são de série desde a opção básica

O conforto foi refinado por meio do tratamento acústico dedicado ao parabrisa, resultando em menor nível de ruído dentro da cabine, mesmo nas acelerações mais fortes.

Os ocupantes dianteiros contam, ainda, com a comodidade e ergonomia aprimorada dos bancos com tecnologia Gravidade Zero (também de série desde a configuração de entrada), que utilizam um novo formato articulado, com o apoio contínuo da pélvis ao tórax, combinada à distribuição da deformação. Segundo a Nissan, esses assentos ajudam a reduzir as tensões nos músculos e na coluna vertebral, melhorando o fluxo de sangue, resultando em menor nível de fadiga durante longos períodos de viagem ou de congestionamento.

Todas as configurações adotam novos pneus Bridgestone com maior coeficiente de atrito

Paralelamente, o novo Kicks também recebeu alguns aperfeiçoamentos na parte mecânica. Entre eles, estão os novos pontos de fixação do eixo traseiro (elevando a firmeza das suspensões) e da caixa de direção, o que resulta em respostas mais diretas do volante tanto em manobras quanto em velocidades elevadas.

Para melhorar a frenagem, foram adotados novos pneus com maior coeficiente de atrito, que embora continuem sendo fornecidos pela Bridgestone e mantenham as dimensões tanto nas opções de aro 16 ou de 17 polegadas, oferecem maior aderência mesmo em pista molhada.

Motor 1.6 flex rende a potência de 114 cv e torque máximo de 15,5 kgf.m

O motor HR16DE, de quatro cilindros em linha e 1,6 litro de cilindrada, flexível em combustível, com 16 válvulas e controle de abertura continuamente variável, produz 114 cavalos de potência a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm a 4.000 rpm.

O câmbio manual de cinco marchas é oferecido apenas na configuração de entrada, a Sense. Nas demais, a transmissão é a já conhecida Xtronic CVT, aperfeiçoada com a tecnologia D-Step, que simula a sequência de marchas, e que oferece o modo Sport, para acelerações mais ágeis mesmo a partir de rotações mais baixas, além proporcionar menor consumo de combustível e, consequentemente, menores emissões, afirma a marca.

Conheça as novas configurações, principais equipamentos e preços da linha Nissan Kicks 2022:  

Configuração básica Sense tem revestimento dos bancos em tecido

Com preço a partir de R$ 90.390, a configuração Sense Manual é a opçãomais básica do novo Kicks, por ser a única a oferecer o câmbio convencional de cinco marchas, com alavanca e trocas em “H”.  À parte a isto,a extensa lista de equipamentos da opção de entrada inclui, entre outros itens, abertura e fechamento das portas através de controle remoto; acabamento dos bancos em tecido; acendimento inteligente dos faróis; comandos de áudio e telefone no volante; controle de Tração e de Estabilidade (VDC – Vehicle Dynamic Control); sistema Inteligente de Partida em Rampa (HSA); direção elétrica; grade frontal com acabamento cromado; rRack de teto longitudinal na cor prata; retrovisores externos com regulagem elétrica e na cor da carroceria; rodas de aço 16″ e pneus 205/60 R16; sistema de áudio com display sensível ao toque, colorido de 7”, com rádio AM/FM, Bluetooth, Apple CarPlay e Android Auto e quatro alto-falantes; travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento; e os vidros dianteiros e traseiros elétricos com sistema um toque para baixo somente para o motorista.

Nissan Kicks Exclusive 2022

Por R$ 8 mil a mais, a Sense CVT substitui o câmbio manual pela transmissão continuamente variável Xtronic CVT (com função Overdrive) e vem com todos os itens descritos acima, mais câmera e sensor de estacionamento traseiros; controle automático de velocidade no volante; luzes de condução diurna (DRL); e rodas de liga leve 16” e pneus 205/60 R16.

Nissan Kicks Advance 2022

A configuração intermediária Advance CVT, com preço de R$ 106.390, traz todos os itens do Kicks Sense CVT, mais sistema eletrônico de ignição (botão Push Start); chave inteligente presencial (I-Key); fechamento dos vidros por meio de controle remoto; volante com acabamento revestimento sintético e controle do computador de bordo; central multimídia Nissan Connect, com tela tátil colorida de 8”; quadro de instrumentos digital com tela de 7”; retrovisores externos com regulagem elétrica e indicador de direção; e rodas de liga leve de 17″ e pneus 205/55 R17. Como opcional, o pacote Pack Plus (R$ 2.000) adiciona os bancos com revestimento sintético.

Nissan Kicks Exclusive 2022

No topo da gama, o Kicks Exclusive CVT, que sai por R$ 116.390, inclui na lista acima ar-condicionado automático digital; apoio de braço frontal; Faróis dianteiros e de neblina em Full LED; maçanetas externas cromadas; retrovisores externos rebatíveis automaticamente; sistema premium de som Bose Personal Plus com dez alto-falantes, incluindo dois no apoio de cabeça do motorista; visão 360° Inteligente; e o pacote de segurança ativa Chassi Control (descrito no texto).

Opcionalmente, o consumidor pode incluir o Pack Tech (R$ 3.500), que adiciona os recursos do Nissan Safety Shield, também detalhados anteriormente.

Nissan Kicks Advane 2022

Os veículos da linha Nissan contam com três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e assistência 24 horas em todo o país, por dois anos. Além disso, o custo para as revisões periódicas até 60 mil km é o menor entre os modelos do segmento, assegura a marca. O cliente pode contratar o Nissan Protect, programa que oferece pacotes de serviços que ampliam o período da garantia e do atendimento da assistência 24h (Nissan Way Assistance).

Menu de configurações tem controles no volante multifuncional

A pré-venda do Nissan Kicks 2022 oferece aos primeiros 300 compradores o direito ao Nissan Protect Plus, programa que amplia o período da garantia contratual e do atendimento da assistência 24h – serão as três primeiras revisões e 1 ano extra do Nissan Way – e pacote Todo Lugar sem custos por 12 meses do sistema Sem Parar.

Adicionalmente, terá direito a um ano sem custos do serviço de streaming de músicas Deezer no pacote “Família”, que permite a inclusão de até 6 usuários, e 120 dias de carência para pagar a primeira parcela do financiamento pelo Itaú. E quem for cliente deste banco poderá contratar ainda o seguro com até 20% de desconto pela Porto Seguro ou Azul.

Equipado com câmbio automático CVT, modelo chega aos 175 km/h de máxima

Atualmente, o Nissan Kicks é vendido em diversos países, entre eles os três maiores mercados automotivos do mundo: China, Estados Unidos e Japão. E é fabricado na China, Índia, Tailândia, México, além do Brasil.

ModeloNissan Kicks Exclusive 2022
Origem Brasil
Preço 
básico
R$ 116.390
Carroceria Utilitário esportivo compacto do tipo camioneta, monobloco de aço estampado, 4 portas, 5 ocupantes
C/L/A/Ee4.310 mm I 1.760 mm I 1.590 mm I 2.610 mm
Peso1.139 kg
MotorDianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 cilindros em linha, 1.598 cm³, flexivel (etanol/gasolina), 4 válvulas por cilindro com comando variável (Cvvtcs), injeção de combustível digital sequencial, refrigerado a líquido
CâmbioAutomático continuamente variável Xtronic CVT, com overdrive e função “Sport”
Potência114 cv a 5.600 rpm (com ambos os combustíveis)
Torque15,5 kgf.m a 4.000 rpm (com ambos os combustíveis)
Peso-potência9,99 kg/cv
0 a 100 km/h11,8 seg
Vel. máxima175 km/h

Fonte: Nissan do Brasil I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação