Ótima notícia para os proprietários do Volkswagen Nivus ou para quem está pretendendo adquirir o modelo. De acordo com o novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança oferecido pelos automóveis vendidos na América Latina e Caribe, o utilitário esportivo (ou SUV, na sigla para Sport Utility Vehicle, em inglês) acaba de obter a nota máxima em segurança.
Os testes feitos pelo órgão independente consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Na versão ano/modelo 2022, o Nivus passou a oferecer novos equipamentos e ficou ainda mais seguro. Segundo a VW, os resultados obtidos são válidos para todas as configurações do SUV compacto produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e exportados para 15 países nas Américas Central e Sul.
A configuração Comfortline passou a vir de fábrica com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Autonomous Emergency Brake, ou Frenagem Autônoma de Emergência) e Stop-Start (que desliga e liga o motor automaticamente em paradas breves no trânsito).
A lista de equipamentos de série do SUV cupê é ampla e contempla, ainda, seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina); controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR); e faróis, luz de condução diurna (DLR) e lanternas traseiras em LED, entre outros.
O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em quatro grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor. A nota geral é definida pelo menor índice entre os aspectos analisados.
No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção ao obstáculo). Veja:
Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.
No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação se baseia na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes a bordo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.
No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo.
No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de trânsito interurbano).
Segundo a VW, o Nivus foi o primeiro projeto desenvolvido 100% de maneira digital pela marca no Brasil, sem a construção de protótipos. Em dezembro do ano passado, o outro SUV da marca, o Taos, também obteve a nota máxima (cinco estrelas) pelo Latin NCAP, em todos os requisitos avaliados pelo Instituto.
O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l’Automobile), FIA Foundation, Icrt (International Consumer Research & Testing), e o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).
O Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores dessas regiões as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.
Fonte: VW do Brasil e Latin NCAP I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação