VW Nivus recebe nota máxima em segurança pelo Latin NCAP

SUV cupê obteve as “5 estrelas” conforme os novos protocolos do órgão que avalia a proteção para ocupantes e pedestres dos carros vendidos na América latina




VW Nivus recebe nota máxima em segurança pelo Latin NCAP

Ótima notícia para os proprietários do Volkswagen Nivus ou para quem está pretendendo adquirir o modelo. De acordo com o novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança oferecido pelos automóveis vendidos na América Latina e Caribe, o utilitário esportivo (ou SUV, na sigla para Sport Utility Vehicle, em inglês) acaba de obter a nota máxima em segurança.

Os testes feitos pelo órgão independente consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor. Na versão ano/modelo 2022, o Nivus passou a oferecer novos equipamentos e ficou ainda mais seguro. Segundo a VW, os resultados obtidos são válidos para todas as configurações do SUV compacto produzidos na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e exportados para 15 países nas Américas Central e Sul.

Volkswagen Nivus 2022

A configuração Comfortline passou a vir de fábrica com ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Autonomous Emergency Brake, ou Frenagem Autônoma de Emergência) e Stop-Start (que desliga e liga o motor automaticamente em paradas breves no trânsito).

A lista de equipamentos de série do SUV cupê é ampla e contempla, ainda, seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina); controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR); e faróis, luz de condução diurna (DLR) e lanternas traseiras em LED, entre outros.

Teste de impacto frontal é feito à velocidade de 64 km/h

O novo protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em quatro grupos de avaliação, sendo eles, Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor. A nota geral é definida pelo menor índice entre os aspectos analisados.

No grupo de Proteção aos Ocupantes Adultos, são realizados ensaios que englobam uma série de requisitos de segurança e performance biomecânica, através de impacto frontal a 64 km/h contra uma barreira deformável com 40% de sobreposição da frente do veículo, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste (o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção ao obstáculo). Veja:

Além disso, é verificada a frenagem autônoma de emergência até 50 km/h (situação de trânsito urbano), avaliação do efeito chicote na coluna cervical (whiplash), integridade do sistema de combustível e adicionalmente a folha de resgate para o corpo de bombeiros, indicando os pontos corretos de corte da estrutura.

Proteção infantil recebeu uma das maiores notas, com 92% de proteção

No grupo de Proteção aos Ocupantes Crianças, a avaliação se baseia na performance nos impactos frontal e lateral. Adicionalmente são avaliados os itens de proteção as crianças presentes a bordo, além da facilidade e segurança na instalação de cadeirinhas infantis.

No grupo de Proteção aos Pedestres, são avaliados os índices de lesão nas pernas, na região pélvica e na região da cabeça, englobando crianças e adultos durante testes de impacto na região frontal do veículo.

Somatória dos resultados dos itens avaliados rendeu cinco estrelas ao VW Nivus

No grupo de Sistemas de Assistência ao Condutor, são avaliados a performance de dispositivos, como por exemplo, alerta de utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros, controle eletrônico de estabilidade, limitador de velocidade e frenagem autônoma de emergência até 80 km/h (situação de trânsito interurbano).

Segundo a VW, o Nivus foi o primeiro projeto desenvolvido 100% de maneira digital pela marca no Brasil, sem a construção de protótipos. Em dezembro do ano passado, o outro SUV da marca, o Taos, também obteve a nota máxima (cinco estrelas) pelo Latin NCAP, em todos os requisitos avaliados pelo Instituto.

VW Taos também recebeu a nota máxima do Latin NCAP no anos passado

O Latin NCAP (New Car Assessment Program) é um programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Em parceria com organizações internacionais como Global NCAP, FIA (Federation Internationale de l’Automobile), FIA Foundation, Icrt (International Consumer Research & Testing), e o apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O Latin NCAP tem como objetivo oferecer aos consumidores dessas regiões as avaliações independentes e imparciais de segurança dos carros novos, divulgando os resultados de acordo com os protocolos vigentes durante a avaliação.

Fonte: VW do Brasil e Latin NCAP I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1018 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo