Mercedes-Benz Actros motorhome é um iate sobre rodas

Feito a partir do caminhão mais inteligente do Brasil, veículo de R$ 3,5 mi oferece o luxo das embarcações de alto padrão e vai além, com comandos por voz e até lareira




Se a chance de colocar o carro ou a moto na estrada e partir para uma viagem para bem longe, com ou sem destino, já é algo que nos lança para fora rotina e recarrega nossas energias, imagine poder navegar pelo asfalto a bordo de um iate de luxo e atracar em qualquer praia ou vilarejo em que a estrada possa levar, sem necessidade de reservas em hotéis ou pousadas, check ins, vai e vem de malas… Basta encontrar um lugar seguro, desligar o motor e a mente, mergulhar na paisagem e curtir a vida.

A princípio, pode até parecer uma ideia totalmente esdrúxula ou uma das cenas surreais do “longa-metragem-cabeça” Waking life, mas, como demonstram as imagens dos ambientes a bordo, é exatamente essa a experiência de viajar no cinematográfico e luxuoso motorhome implementado sobre o novo Mercedes-Benz Actros, o caminhão mais tecnologicamente avançado e inteligente do Brasil

Mercedes-Benz Actros motorhome

A moderna carroceria desenhada e produzida pela Vegini Motorhomes, de Santa Catarina, é dividida em sala, quarto principal, área de beliches, duas cozinhas (interna e externa) e banheiro com chuveiro. Todos os espaços chamam a atenção pelo acabamento de primeiríssima qualidade – que combina madeira de lei e pedras artificiais importadas, entre outros materiais. Todos foram pensados para acomodar com o conforto de um resort e incluem equipamentos eletrônicos inteligentes, acionados com o mínimo esforço por meio de comandos de voz.

A unidade encomendada por um frotista do ramo de mineração do Rio Grande do Sul foi montada sobre o novo Actros 2553, 0 km, equipado com suspensão pneumática e chassi alongado pela própria Mercedes-Benz.

“O novo Actros tem uma grande vantagem para motorhome, que é sua cabina grande de teto alto, ou seja, você fica de pé na boleia”, afirma Ivan Vegini, diretor da empresa que desenvolveu o projeto, instalada na cidade catarinense de Massaranduba. “Além disso, esse caminhão se destaca pela potência e robustez, com um alto padrão de qualidade e acabamento que agrega valor ao nosso motorhome.”

Sistema de retrovisor digital usa câmeras nos lados da cabine (detalhe) e telas nas colunas internas

Vale lembrar que o novo Actros é o único caminhão disponível no Brasil a oferecer o sistema de retrovisores eletrônicos, que dispensa os espelhos externos e, assim, contribui para reduzir o arrasto aerodinâmico da cabine Giga Space e o consumo de combustível, além trazer mais segurança nas estradas e nas manobras.

Chamado de MirrorCam, o dispositivo oferecido como item opcional é composto por câmeras digitais instaladas logo acima das portas do caminhão, voltadas para a traseira do veículo, cujas imagens são projetadas em duas telas posicionadas do lado de dentro das colunas dianteiras, mantendo, praticamente, a perspectiva dos retrovisores comuns para o motorista.

Mercedes-Benz Actros

Além disso, o novo Actros sai de fábrica com diversos itens de tecnologia avançada como assistente ativo de frenagem (ABA 5); monitoramento de ponto cego; sensor de faixa de rolagem (Lane Warning System); piloto automático adaptativo com limitador de velocidade; controle ativo de proximidade (Proximity Control); farol inteligente; e mais os controles eletrônicos de estabilidade, de tração e de frenagem, entre outros recursos de segurança.

Na versão 2553 6×2 escolhida para o motorhome, o novo Actros é impulsionado pelo motor MB OM 471 LA, de 13 litros de cilindrada, com seis cilindros em linha, que rende a potência máxima de 530 cv a 1.600 rpm, e o torque de 265 kgf.m a 1.100 rpm.

Toldo sobre a lateral esquerda abriga a cozinha externa, completa, e área para refeições ao ar livre

Bem-vindo a bordo – Partindo, agora, para o que há de fora de série neste objeto de desejo sobre três eixos, o motorhome foi inteiramente pintado em azul metálico, com diversos elementos cromados, como os filetes horizontais e o logo com a estrela de três pontas na grade frontal, rodas de alumínio e os próprios suportes das câmeras de retrovisão.

Área de alimentação tem geladeira duplex; micro-ondas; cooktop; água filtrada; máquina de gelo e TV

As soluções práticas de habitabilidade e com elevado padrão de qualidade já podem ser vistas – e, principalmente, desfrutadas – antes mesmo de se colocar o pé no primeiro degrau do acesso ao interior do motorhome.

Isso, porque do lado direito da carroceria abre-se uma cozinha externa completa, com móveis laqueados, bancadas com Dekton (uma pedra industrializada vinda da Itália, que mistura matérias-primas usadas na fabricação de porcelana e de vidro, entre outros materiais); geladeira duplex; forno e micro-ondas; depurador; cooktop (fogão de superfície); torneira para água filtrada (gelada, quente ou com gás); máquina de gelo; TV externa e iluminação por LEDs (Diodo Emissor de Luz). Esse espaço para preparo de refeições é abrigado por um enorme toldo que percorre toda a lateral do veículo (copiado do lado esquerdo), sob o qual também sobra ampla área para a mesa de almoço e jantar.

Sofá revestido de couro tem assento retrátil elétrico. Sala é totalmente conectada à cabine

Subindo a pequena escada, tem-se acesso à ampla sala de estar, que ganha ainda mais espaço com a solução arquitetônica para motorhomes conhecida como slid out (algo como “deslizando pra fora”, em tradução livre); composta por uma plataforma corrediça junto da parede esquerda da carroceria, ela avança automaticamente em direção à parte externa do veículo, formando um terraço suspenso. O ambiente do salão é totalmente integrado com a cabine do caminhão.

A mobília, ao nível de hotéis cinco estrelas ou das embarcações mais requintadas, combina poltronas giratórias importadas; sofá com revestimento de couro e assento retrátil automatizado; teto solar; móveis em fibra natural; espelhos para amplitude; mini-cozinha (galley) com cooktop e pia; cristaleira iluminada; adegas quente e fria: expositor de facas; TV gigante; iluminação em LED; piso vinílico de alta resistência; ar-condicionado e até o capricho de uma aconchegante lareira elétrica.

Quarto principal tem ampla cama de casal, armários, frigobar e TV no teto

O quarto principal possui cama ampla de casal com cabeceira revestida de couro; frigobar acoplado; TV embutida no teto; luzes em LED e ar-condicionado.

Os móveis também produzidos com fibra natural exibem acabamento laqueado e incluem guarda-roupa com gaveteiros e criados-mudos com gavetas. O piso vinílico de alta resistência que compõe o assoalho de todos os ambientes do motorhome apresenta padrão de madeira.

Área de beliches é integrada ao slid out, possui teto solar e janelas e TVs individuais para cada cama

O dormitório secundário, também integrado ao slide out, acomoda os convidados em dois beliches, com uma janela, TV e luz de leitura para cada cama; teto solar (céu estrelado); móveis com acabamento laqueado e ar-condicionado.

Mercedes-Benz Actros motorhome

A toalete com categoria de spa possui pia com bancada em pedra luminosa de alto padrão e espelho inteligente. Para total relaxamento após um dia inteiro na estrada ou de diversão, a cabine de banho oferece mimos como sauna, hidromassagem e luzes coloridas para sessões de cromoterapia.

Sofisticação íntima: banheiro tem mimos como hidromassagem, cromoterapia e vaso inteligente

O requinte e a tecnologia a bordo são notados até mesmo nos momentos mais íntimos, graças ao vaso sanitário inteligente com ducha higiênica acoplada e sensor de presença para acionamento automático da descarga.

Além dos diversos equipamentos controlados por comandos de voz, interior oferece lareira elétrica

Todo o caminhão conta com avançados recursos de automação, a exemplo do controle de voz que pode ligar as TVs e música, no grau mais alto de comodidade, além de abrir e fechar persianas e muito mais. O modelo também conta com comandos elétricos para abertura e fechamento dos toldos e janelas envidraçadas.

Não foram divulgadas informações como as dimensões e o preço final do veículo, mas de acordo com matéria publicada pelo Estadão, o Mercedes-Benz Actros motorhome oferece a área interna total de 35 m² e custou cerca de R$ 3,5 milhões ao empresário gaúcho – incluindo o cavalo-mecânico, que representa quase um terço desse valor -, preço equivalente ao de um barco de luxo de 46 pés (14,02 m), por exemplo.

Modelo oferece 35 m² de área interna total

Mas, se algum dia o proprietário desse veículo quase perfeito (não fosse pelo preço) desejar, de fato, singrar as águas, sem problemas: o motor do novo Actros tem força de sobra para rebocar uma embarcação de padrão equivalente e estender o passeio para além da praia.

Fonte: Mercedes-Benz Caminhões e Estadão I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo