Equipe Haas F1 larga na frente com o VF-22

Última colocada na temporada passada, escuderia estado-unidense agora é a primeira a mostrar o carro para 2022, revelando o design do novo regulamento da Fórmula 1




Equipe Haas F1 larga na frente com o VF-22

Os últimos serão os primeiros. A equipe Haas F1 seguiu à risca o preceito bíblico e apresentou neste final de semana o carro com o qual os pilotos Nikita Mazepin e Mick Schumacher competirão na temporada de 2022 da Fórmula 1 – ou tentarão, pelo menos. Vale lembrar que, em busca de aumentar a competitividade na pista, o campeonato deste ano – com início previsto para o dia 20 de março, no Bahrein -, estreará um regulamento técnico que muda drasticamente a aerodinâmica e, consequentemente, o visual dos monopostos.

Depois do desempenho pífio ao longo de toda a temporada do ano passado, que resultou na décima (e derradeira) colocação na classificação final do Mundial de Construtores, o time sediado na Carolina do Norte, nos Estados Unidos – único fora da Europa no atual grid da categoria – saiu na frente, ao menos uma vez, e revelou antes das demais o seu novíssimo desafiante VF-22. O calendário completo de lançamentos pode ser visto no final do texto.

Haas Ferrari VF-22

Embora o design do VF-22 seja visivelmente diferente, a pintura do novo carro é uma evolução do design do ano passado, com predomínio do branco, vermelho e azul, cores da bandeira da Rússia, país de origem de Mazepin, que é mais um daqueles pilotos que “contribuem” substancialmente com as despesas das equipes que os empregam.

Não por acaso, a partir deste ano a Uralkali – uma dos maiores e fabricantes e exportadoras de fertilizantes à base de potássio da ex-república soviética -, começa a divulgar sua marca mundialmente por meio da F1, patrocinando, veja só, uma equipe estado-unidense, que passa a atender pelo nome de Uralkali Haas F1 Team.

Haas Ferrari VF-22

Ironias do destino à parte, o VF-22 revelado pelas redes sociais da Haas é o primeiro projeto a sair do novo centro de design da equipe em Maranello, Itália – onde também fica a sede da parceira e fornecedora de motores, a Ferrari – liderado pela diretora técnica Simone Resta.

A aerodinâmica do VF-22 é surpreendentemente distinta de qualquer projeto anterior da equipe, em suas seis temporadas completas na Fórmula 1.

Novos itens foram incorporados para alcançar o objetivo do regulamento, como um assoalho de efeito-solo (que faz com que o ar que passa sob o carro “sugue-o” contra o chão), asa dianteira simplificada e um aerofólio traseiro completamente inovador, com desenho mais envolvente e orgânico.

Evolução da espécie: atual pneu com aro de 13″ sai de cena para dar lugar à nova geração de 18″

Fator crucial, também, na atualização dos novos bólidos da F1 será a estreia dos pneus com aro de 18 polegadas (os atuais são de 13”) e de perfil mais baixo, fornecidos pela Pirelli, projetados para reduzir o superaquecimento e permitir que os pilotos disponham de maior quilometragem entre um pit stop e outro.

“Schumaquinho” e Mazepin esperam por dias mais competitivos na pista

Nikita e Mick, o filho do heptacampeão Michael Schumacher, novamente serão empurrados pelas unidades de potência da Ferrari, que combinarão o sistema de propulsão auxiliar elétrico ao motor 066/7, V-6 de 1,6 litro, turbo, alimentado com o também inédito combustível E10, que passa a ser adotado pela F1 este ano, contendo uma proporção de 10% de biocombustível na gasolina.

Por fim, outra novidade sobre a Haas – e, particularmente interessante para nós, brasileiros – é a permanência de Pietro Fittipaldi, 25, como piloto reserva da equipe para 2022, que segue para sua quarta temporada na função.

“Estou naturalmente muito feliz e animado novamente pela oportunidade de continuar minha associação com a Equipe Uralkali Haas de F1. Estou na equipe há algumas temporadas e sinto-me como se estivesse em família. Aprendi muito nesse período e espero poder continuar contribuindo com o desenvolvimento da nova geração de carros de Fórmula 1 em 2022”, disse o neto de Emerson Fittipaldi. “Vai ser emocionante ver o que está por vir com o novo pacote e estou tão ansioso quanto o resto da equipe para ver o que o VF-22 será capaz na pista.”

Haascontinuará contando com as unidades de potência da Ferrari (foto) para 2022

Todas as dez equipes da F1 se reunirão de 23 a 25 de fevereiro, no circuito de Barcelona, na Espanha, para os testes de pneus. Depois, seguem para o circuito do Bahrein, onde de 10 a 12 de março realizam as últimas sessões de testes livres antes do início da temporada, que acontecerá na semana seguinte, na mesma pista.

Confira o calendário de lançamentos dos carros para a temporada de 2022:

DATA EQUIPE MODELO
04/02HassVF-22
09/02Red Bull RacingRB18
10/02Aston MartinAMR22
11/02McLarenMCL36
14/02AlphaTauri AT03
17/02FerrariF1-75
18/02MercedesW13
21/02AlpineA522
27/02Alfa RomeoC42
A confirmarWilliamsFW44(?)

Fonte: Urakali Hass Ferrari e GE I Edição: Fábio Ometto I Imagens: Divulgação




Sobre Universo Motor 1017 Artigos
Jornalista e editor de conteúdo